Quase 900 perfumes falsificados foram apreendidos pela Polícia Civil, na manhã de quarta-feira (4), em uma loja localizada na Rua Voluntários da Pátria, no bairro Sobradinho, em Feira de Santana. Os produtos imitavam diversas marcas nacionais e internacionais e estavam expostos para venda no estabelecimento.
A apreensão ocorreu após denúncia sobre a comercialização de perfumes falsificados. Segundo a Polícia Civil, a investigação teve início depois que representantes de algumas marcas identificaram, por meio de publicações em redes sociais, a venda dos produtos em uma loja do ramo de perfumes e semijoias.
Durante a ação, os agentes foram até o local indicado e constataram a presença de 870 frascos com aparência e rotulagem semelhantes às de perfumes originais de diversas marcas conhecidas.
Entre os produtos apreendidos estavam imitações de fragrâncias como Malbec, 212 nas versões Sexy, VIP Black e VIP Rosé, Kouros, Bleu de Chanel, Silver Scent, Gabriela Sabatini, Fantasy, Bad Boy, Good Girl, Million, Invictus, Animale, CK, Lacoste, La Vie Est Belle, Scandal e Angel.
De acordo com informações obtidas no estabelecimento, os perfumes eram vendidos por valores que variavam entre R$ 50 e R$ 80. O proprietário da loja não estava presente no momento da ação. Uma funcionária foi ouvida pelos policiais e indicou quem seria o responsável pelo estabelecimento.
Amostras dos produtos apreendidos foram encaminhadas ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Feira de Santana, onde passarão por perícia para confirmar a falsificação e identificar a origem dos materiais.
A Polícia Civil informou que os responsáveis poderão responder por crimes como violação qualificada de direito autoral, falsificação de produtos, estelionato e crimes contra as relações de consumo. As investigações continuam para identificar todos os envolvidos no caso.
O espetáculo Seu Bomfim, do grupo Território Sirius Teatro, chega a Feira de Santana neste mês de março como parte da turnê comemorativa de 25 anos da obra. As apresentações acontecem no Sesc Centro nos dias 12, às 15h, em sessão voltada para estudantes de escolas públicas, e 13, às 19h, para o público em geral.
Os ingressos custam R$20 (inteira), R$10 (meia-entrada) e R$16 para comerciários, e podem ser adquiridos pela plataforma Sympla.
Inspirado no conto “A Terceira Margem do Rio”, de Guimarães Rosa — um dos maiores nomes da literatura brasileira — o espetáculo tem atuação, criação e direção de Fábio Vidal, e conta com a direção conjunta de Meran Vargens. A peça aborda temas como tempo, vida e loucura. Com texto original, a montagem conta com cenário e figurino de Moacyr Gramacho, iluminação de Fernanda Paquelet e maquiagem de Marie Thauront. A classificação indicativa é de 14 anos.
Ao todo, serão realizadas sete apresentações em diferentes municípios da Bahia. Em cada cidade, incluindo Feira de Santana, uma das sessões será destinada a ações de mediação cultural com entrada gratuita, voltadas especialmente para escolas e grupos da terceira idade, reforçando o compromisso do projeto com a formação de plateia e a democratização do acesso à arte.
A acessibilidade é um dos pilares centrais do projeto. Todas as apresentações contam com interpretação simultânea em Libras, garantindo o acesso de pessoas com deficiência auditiva. As atividades serão realizadas no Sesc Centro, que dispõe de acessibilidade arquitetônica para pessoas com deficiência, pessoas idosas ou com mobilidade reduzida.
Como parte da circulação comemorativa, o Território Sirius Teatro realiza ainda a oficina “Teatro Físico”, no dia 11 de março, às 18h, no Sesc Centro, voltada para artistas locais, promovendo intercâmbio e formação artística.
A atividade oferece suporte técnico e prático para o aprimoramento das qualidades expressivas dos participantes e está dividida em duas etapas: Pré-expressividade, com foco na dramaturgia do corpo; e Dramaturgia da cena, com exercícios de improvisação e construção de performances.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas presencialmente no dia da atividade, a partir das 17h30, ou antecipadamente pela internet: https://linktr.ee/seubomfim25. No dia 12 de março, às 18h, será realizado também um encontro com artistas e realizadores culturais no Café Teatro do Sesc Centro, com acesso livre ao público. O projeto “Seu Bomfim – 25 anos” foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. O projeto também conta com apoio cultural do SESC Bahia.
A Prefeitura de Feira de Santana iniciou o processo de regularização fundiária de cerca de 800 imóveis residenciais no bairro Campo do Gado Novo, um dos mais distantes do centro comercial da cidade. A ordem de serviço foi anunciada pelo prefeito José Ronaldo, na noite de quarta-feira (4), durante reunião com moradores da comunidade.
A documentação, segundo a administração municipal, será emitida gratuitamente para os proprietários. A ação faz parte de um programa de regularização fundiária desenvolvido pelo governo desde gestões anteriores, com o objetivo de garantir a emissão do registro legal de imóveis para moradores de bairros periféricos. Além de assegurar segurança jurídica aos proprietários, a medida também contribui para a valorização dos imóveis e o fortalecimento da cidadania.
Durante o encontro com os moradores, José Ronaldo destacou que o trabalho terá continuidade em outras comunidades do município. Na terça-feira (3), a iniciativa contemplou a comunidade da Agrovila, no bairro Mangabeira. Já na quarta-feira (4) foi a vez do Campo do Gado Novo, enquanto nesta quinta-feira (5) a ação será realizada no conjunto José Ronaldo, localizado no bairro Campo Limpo.
Ao explicar o funcionamento do processo, o gestor detalhou as etapas que serão executadas até a emissão definitiva dos registros pelos cartórios de imóveis. Segundo ele, o primeiro passo começa nesta quinta-feira (5), com o levantamento do georreferenciamento dos terrenos.
As medições dos imóveis serão feitas com o auxílio de drones, que permitirão identificar com precisão as dimensões de cada área. Em seguida, será realizada a filmagem e o registro fotográfico das ruas e das fachadas das residências. Na etapa seguinte, equipes da prefeitura irão coletar a documentação dos proprietários das casas. Após a conclusão desse levantamento, todo o material será encaminhado aos cartórios para a emissão dos registros oficiais dos imóveis.
A Galeria de Arte Carlo Barbosa do Cuca/Uefs recebe, a partir do dia 12 de março, às 19h, a exposição “Passagem corpos em ritual”, do artista Vinicius Moreira. O fotógrafo reúne obras que integram uma documentação poética sobre a Lavagem do Senhor dos Passos de Lençóis, na Chapada Diamantina, articulando tradição, território e contemporaneidade por meio de imagens que exploram o ritual como expressão coletiva de memória e pertencimento. A exposição permanece aberta à visitação até o dia 23 de abril de 2025 e tem entrada gratuita.
Vinicius Moreira é fotógrafo e artista visual brasileiro, bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal de Goiás. Em 2025, apresentou parte de sua pesquisa na coletiva da FOMO, em Londres, com obras dedicadas à documentação poética da Lavagem do Senhor dos Passos, tradicional ritual realizado em Lençóis, na Chapada Diamantina.
Desde o início dos anos 2000, desenvolve uma produção que transita entre fotografia, pintura e experimentações visuais, investigando o corpo e a paisagem como territórios de memória e identidade. Sua trajetória inclui exposições em museus e galerias no Brasil, como o Museu de Arte de Goiânia e o Museu de Arte Contemporânea de Goiás, além de espaços expositivos em Salvador.
Premiado em edições do Prêmio SESI, também atuou como professor de fotografia em projetos públicos de formação no estado de Goiás.
Praticantes do off-road estarão reunidos em Feira de Santana entre os dias 15 e 17 de maio, durante a realização da 18ª edição da Trilha dos Sertões, evento tradicional que reúne atletas e entusiastas do esporte de diversas cidades.
A realização do evento foi apresentada à Prefeitura de Feira na tarde de quarta-feira (4), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria, pela equipe organizadora da trilha. Promovida pela Associação Clube do Sertão Off-Road de Feira de Santana, a iniciativa busca fortalecer a prática esportiva e estimular a integração entre os participantes.
Segundo o presidente da associação, Klayton Menezes Ribeiro, a trilha tem como proposta incentivar o esporte e valorizar o potencial turístico do município. “O objetivo principal é promover a integração entre os praticantes do off-road, incentivar o esporte e o turismo local, além de estimular o convívio social de forma organizada, responsável e sem finalidade lucrativa”, afirmou.
Ao destacar a relevância do evento para a cidade, o prefeito José Ronaldo reafirmou o compromisso do Governo Municipal em oferecer apoio institucional para a realização da 18ª edição da Trilha dos Sertões. A programação deverá incluir pista de obstáculos, palco para apresentações musicais e espaço destinado à instalação de food trucks e outros pontos de alimentação.
A Prefeitura de Feira de Santana vai publicar, na próxima semana, o edital de licitação para contratação de uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada à construção, equipagem, operação e manutenção do Hospital Municipal. Os detalhes do projeto serão apresentados em coletiva de imprensa marcada para segunda-feira (9), às 10h, no Paço Municipal Maria Quitéria.
O empreendimento será implantado por meio de PPP, na modalidade de concessão administrativa, com prazo de 22 anos. A unidade terá capacidade para 110 leitos, sendo 100 especializados e 10 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto, e será voltada à oferta de serviços de média e alta complexidade. O atendimento será totalmente destinado aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, o hospital terá estrutura moderna e deve ampliar a capacidade de atendimento da rede pública municipal. “Será um equipamento de grande impacto para o sistema de saúde de Feira de Santana, com estrutura moderna, mais de 100 leitos, unidades de terapia intensiva, centro cirúrgico e ambulatórios. Um hospital completo, pensado para atender às necessidades da população”, afirmou.
O projeto prevê ainda a realização de cirurgias eletivas e a criação de leitos de retaguarda para pacientes que necessitam de internação clínica. A unidade também contará com um parque tecnológico de bioimagem, com exames como tomografia, ressonância magnética, ultrassonografia e ecocardiografia.
Para Rodrigo Matos, a implantação do Hospital Municipal representa um avanço na estrutura da rede pública de saúde do município. “Esse hospital é um sonho coletivo da gestão, dos profissionais de saúde e da comunidade. Ele vai fortalecer nossa rede, oferecer serviços de alta qualidade e enfrentar parte importante dos desafios assistenciais do município”, destacou.
Política /
04 de março de 2026 - 19H 25m
As articulações políticas para as eleições de 2026 seguem ganhando forma na Câmara Municipal de Feira de Santana, com vereadores já começando a tornar públicos os nomes que pretendem apoiar para deputado estadual e federal. As primeiras definições revelam diferentes estratégias na construção das bases eleitorais e na formação de alianças para o próximo pleito.
Em levantamento realizado pelo Blog do Velame, parlamentares da Casa confirmaram seus posicionamentos e indicaram os caminhos políticos que pretendem seguir. O vereador Professor Ivamberg (PT), por exemplo, afirmou que continuará alinhado ao deputado federal Zé Neto (PT) e ao deputado estadual Robinson Almeida (PT). De acordo com ele, o apoio leva em consideração a atuação dos dois parlamentares em favor do município.
“Neste ano, por vários motivos, por apoiar Feira de Santana, por estar aqui todos os dias, embora não seja feirense, é cidadão, recebeu aqui na Câmara o título de Cidadão Feirense, então, para deputado estadual, quem eu vou apoiar é Robinson Almeida. E para federal, acho que é público e notório que a gente apoia o deputado federal José Neto, por tudo que ele faz por Feira de Santana”, declarou.
Já o vereador Pastor Valdemir (PP) informou que, após diálogo com aliados, lideranças e integrantes do seu grupo político, decidiu apoiar o pré-candidato a deputado estadual Thiago Gileno. Para deputado federal, o edil permanecerá ao lado de Gabriel Nunes (PSD).
“Depois de uma longa conversa com amigos, lideranças e parceiros, decidimos nos posicionar ao lado de Tiago Gileno para deputado estadual. Um jovem promissor, que foi prefeito de Ponto Novo e fez um trabalho que virou referência na Bahia. Para deputado federal, seguimos com Gabriel Nunes, com quem temos uma parceria de cerca de seis anos”, disse.
O vereador Ismael Bastos (PL) também já definiu o seu apoio. Nas eleições de outubro, marchará ao lado do ex-deputado Tom para estadual. A expectativa, explicou o parlamentar, é que Feira de Santana volte a conquistar uma cadeira na Assembleia Legislativa da Bahia. “Para deputado estadual, a gente já está definido com o nosso amigo, irmão e parceiro Tom. Ele já foi vereador aqui três vezes, já foi deputado e nas últimas eleições faltaram apenas 800 votos. Feira de Santana vai ganhar mais uma cadeira na Assembleia com Tom”, anunciou.
Sobre a disputa para deputado federal, Ismael afirmou que a definição ainda está em fase de diálogo. “Para deputado federal, a gente ainda está aguardando. Acredito que nos próximos dias vamos indicar quem terá o nosso apoio”.
Com as primeiras posições sendo tornadas públicas, a tendência é que novas declarações de apoio ocorram nas próximas semanas, à medida que os grupos políticos intensificam as articulações para a disputa eleitoral de 2026.
Os preparativos para a 47ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, a tradicional Expofeira, já começaram. Para dar início à organização do evento, o prefeito José Ronaldo (União Brasil) publicou decreto instituindo a Comissão Organizadora responsável pela realização da mostra agropecuária, considerada uma das mais importantes do Nordeste.
Ao definir a composição da comissão, o prefeito destacou o papel estratégico da Expofeira para o município, recordando que o evento oficial contribui para o fortalecimento do agronegócio, além de impulsionar o turismo e valorizar as tradições rurais e culturais da região.
A Expofeira é tradicionalmente realizada no mês de setembro e, em 2026, terá a comissão coordenada pelo secretário municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Desenvolvimento Rural, Silvaney Araújo. A Comissão Organizadora reúne representantes de diversas secretarias municipais, entre elas Planejamento, Fazenda, Cultura, Esporte e Lazer, Saúde, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, Mobilidade Urbana, Administração, Políticas para as Mulheres, Educação, Habitação e Regularização Fundiária, Prevenção à Violência e o Gabinete do Prefeito.
Também integram o grupo órgãos e autarquias municipais, como a Fundação Municipal de Ciência e Tecnologia Egberto Tavares Costa (Funtitec), a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS), o Instituto de Previdência de Feira de Santana (IPFS), a Superintendência Municipal de Esportes (SME), a Superintendência Municipal de Operação e Manutenção (SOMA), além das secretarias de Meio Ambiente e Recursos Naturais, Governo, Comunicação Social, Serviços Públicos e da Superintendência Municipal de Trânsito (SMT).
A comissão conta ainda com a participação de instituições e entidades ligadas ao setor produtivo e educacional, como universidades públicas e privadas, a Associação União Agro Bahia (Unagro), o Sindicato dos Produtores Rurais, associações e núcleos de criadores, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a Cooperativa Pecuária de Feira de Santana (Cooperfeira), o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), a Câmara Municipal de Feira de Santana, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea) e o Clube de Diretores Lojistas (CDL).
Entre as atribuições da comissão está a organização e administração das atividades da Expofeira, garantindo estrutura adequada para expositores, visitantes e turistas, com foco na segurança, no entretenimento e no fortalecimento das atividades econômicas.
O grupo também será responsável pela realização de provas equestres na pista esportiva Wilson Pereira, como Team Penning, Ranch Sorting e a Prova de Três Tambores, além da adequação das pistas de julgamento e dos espaços destinados à acomodação de animais das espécies bovina, equina, caprina e ovina.
A estrutura do evento também contemplará a Casa do Criador Coriolano Carvalho de Pacheco, conhecida como Cori Neto, e o espaço Caminho da Roça, que integra as atrações voltadas à valorização das tradições rurais durante a Expofeira.
Os sentimentos, percepções e formas de ver o mundo de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) serão apresentados ao público em uma exposição inédita na Bahia. Intitulada “Aspectos do Espectro”, a mostra será inaugurada no dia 2 de abril, às 19h, no Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira (MAC Feira), em Feira de Santana. A visitação seguirá aberta até 3 de maio de 2026.
A exposição tem como objetivo estimular a inclusão, a aceitação e o conhecimento sobre o autismo, por meio de obras produzidas por artistas que estão dentro do espectro autista. A iniciativa é organizada pelo produtor cultural Marcos Franco, que também é autista, com curadoria das museólogas Rosana Xavier e Márcia Lopes.
A proposta da mostra é oferecer ao público uma experiência sensorial e lúdica, que ajude a quebrar estigmas e ampliar a visibilidade das habilidades artísticas de pessoas neurodivergentes. Entre os participantes está o artista feirense Yago Conceição, além de criadores de diversos estados do Brasil. As obras reunidas na exposição utilizam diferentes técnicas e estilos, refletindo a diversidade de experiências e visões de mundo presentes dentro do espectro autista.
A noite de inauguração contará com atividades culturais e educativas, ampliando o diálogo sobre o autismo:
-
Performance musical com alunos do Centro de Apoio Pedagógico (CAP), orientados pelo professor Sandro Silva.
-
Mesa literária com autores que irão relançar livros, revistas e quadrinhos que abordam o autismo e vivências neurodivergentes.
Outro destaque do evento é a integração entre arte e saúde mental. Profissionais da área participarão da programação com palestras e oficinas, reforçando o caráter educativo da iniciativa e ampliando o debate sobre inclusão e neurodiversidade. A exposição busca não apenas apresentar obras de arte, mas também promover reflexão, conhecimento e valorização das pessoas autistas, convidando o público a conhecer diferentes formas de expressão e sensibilidade. A entrada é aberta ao público.
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja de chuvas intensas para Feira de Santana e diversos municípios do Centro Norte Baiano. O aviso meteorológico começou a valer à 0h desta quarta-feira (4) e segue até a 0h de sexta-feira (6), indicando risco de transtornos provocados pelo mau tempo.
De acordo com o instituto, a previsão é de chuvas entre 30 e 60 milímetros por hora, acompanhadas de ventos que podem chegar a 100 km/h. As condições aumentam o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e danos em plantações.
Além de Feira de Santana, o alerta também inclui cidades da região como Conceição da Feira, Conceição do Jacuípe, Coração de Maria, Irará, Ipirá, Itaberaba, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Serra Preta e Tanquinho, entre outros municípios do Centro Norte da Bahia.
O INMET classifica os avisos meteorológicos em três níveis de severidade: perigo potencial (amarelo), perigo (laranja) e grande perigo (vermelho). O alerta laranja indica situação de perigo, com possibilidade de ocorrências que podem causar transtornos à população.
Em caso de emergência, a orientação é acionar a Defesa Civil pelo telefone 199 ou o Corpo de Bombeiros pelo número 193. Problemas relacionados ao fornecimento de energia devem ser comunicados à concessionária responsável pelo serviço.
Dois suspeitos de envolvimento no furto de cabos de energia na Estação do BRT da Concórdia, em Feira de Santana, foram identificados por meio do sistema de videomonitoramento do Centro de Controle de Operações (CCO) do município. A ação criminosa foi registrada pelas câmeras instaladas no local.
A estação fica localizada na Avenida João Durval Carneiro, nas proximidades da Igreja Nossa Senhora de Lourdes. As imagens captadas pelo sistema mostram a movimentação dos suspeitos durante o furto da fiação elétrica do equipamento público.
De acordo com a Secretaria Municipal de Prevenção à Violência (Seprev), o município utiliza câmeras de videomonitoramento e tecnologia de reconhecimento facial para auxiliar na identificação de pessoas envolvidas em atos de vandalismo e crimes contra o patrimônio público, incluindo danos às estações do BRT.
Segundo o secretário da Seprev, Luziel Andrade de Oliveira, a ocorrência foi registrada na delegacia e o material obtido pelo sistema de monitoramento foi encaminhado às autoridades policiais. “A queixa foi formalizada na delegacia, e os vídeos com as imagens dos suspeitos foram anexados ao registro policial. A partir das imagens captadas pelo sistema, estamos colaborando com as autoridades policiais para que os suspeitos sejam localizados e respondam criminalmente pelos atos praticados”, afirmou.
A Prefeitura de Feira de Santana informou que mantém o monitoramento contínuo em diversos pontos da cidade, com o objetivo de prevenir crimes, preservar o patrimônio público e ampliar a segurança da população.
Um homem de 29 anos foi preso em flagrante, na última terça-feira (3), suspeito de vender canetas emagrecedoras de forma ilegal no centro de Feira de Santana. A prisão ocorreu por volta das 15h, na Avenida Presidente Dutra, no cruzamento com a Avenida Maria Quitéria, após denúncia de que o produto estava sendo comercializado nas proximidades de uma farmácia.
De acordo com a Polícia Civil, equipes da 2ª Delegacia Territorial (DT) foram acionadas após receberem a informação de que um homem realizava a venda de substâncias utilizadas como medicamento para emagrecimento sem registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Durante a abordagem, os policiais encontraram duas caixas de isopor utilizadas para armazenamento térmico contendo oito ampolas identificadas como T.G IS – Tirzepatida 15mg/0,5ml, de fabricação estrangeira. Segundo a polícia, cada caixa com quatro ampolas era comercializada por cerca de R$ 1,4 mil.
O suspeito foi conduzido à delegacia e autuado em flagrante pelo crime de falsificação, corrupção, adulteração ou alteração de produto destinado a fins terapêuticos ou medicinais sem registro sanitário.
Após os procedimentos legais, ele foi submetido a exames de praxe e permanece custodiado à disposição do Poder Judiciário. O material apreendido foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) para realização de perícia. A Polícia Civil informou que as investigações continuam para identificar a origem do produto e possíveis outros envolvidos na distribuição das substâncias.
Política /
04 de março de 2026 - 14H 46m
O crescimento urbano no bairro Papagaio, em Feira de Santana, foi tema de discurso na Câmara Municipal durante a sessão desta quarta-feira (4). Na tribuna, o vereador Galeguinho (União Brasil) cobrou mais planejamento do poder público diante da expansão de condomínios e dos problemas de infraestrutura enfrentados por moradores da região, sobretudo neste período de fortes chuvas.
Ao abordar a pauta, o edil argumentou que acompanha a situação do bairro há cerca de cinco anos, criticando a falta de organização no processo de urbanização da área. “Estou há praticamente cinco anos questionando e falando da falta de organização naquela região. O bairro segue praticamente o mesmo caminho da Avenida Artêmia Pires: muitos condomínios, mas sem planejamento adequado. Fica aqui um clamor ao poder público, ao prefeito José Ronaldo e aos secretários responsáveis pela liberação de habite-se e de obras, para que aquilo ali não se transforme na segunda Artêmia Pires”, afirmou.
O vereador relatou, ainda, que esteve recentemente no local após ser procurado por moradores e disse ter constatado diversos transtornos enfrentados pela população. “Estive lá mais uma vez a pedido da população para mostrar a realidade que os moradores estão vivendo. Não existe tranquilidade. Além do estresse diário, há também prejuízo financeiro para quem precisa transitar pela região”, declarou.
Durante o pronunciamento, Galeguinho também criticou a forma como novos empreendimentos vêm sendo implantados na região, apontando falta de planejamento urbano diante do crescimento do número de condomínios.
“São mais de 15 condomínios naquela região. O que está acontecendo é que construtoras compram terrenos e constroem sem estrutura e sem planejamento. Pensam no lucro, mas acabam deixando problemas para a população”, concluiu.
Os transtornos citados pelo vereador incluem problemas registrados na Rua Rubens Francisco Dias, uma das vias de acesso à região. Após a realização de uma obra de drenagem para resolver antigos pontos de alagamento, a recomposição do asfalto não foi concluída em toda a extensão da rua, o que deixou buracos e trechos de terra ao longo da via.
Com as chuvas recentes, a situação tem se agravado, com formação de lama e buracos mais profundos, dificultando a circulação de veículos e aumentando o tempo de deslocamento de quem utiliza a via, especialmente nos horários de maior movimento. A área do Papagaio tem registrado crescimento acelerado nos últimos anos, com a implantação de diversos condomínios residenciais e o aumento do fluxo de veículos em ruas que ainda carecem de infraestrutura adequada.
Diante do cenário, o vereador defendeu maior fiscalização e planejamento por parte do poder público para evitar que o crescimento do bairro amplie ainda mais os problemas de mobilidade e infraestrutura na região.
A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realiza, no domingo (9), a aula magna que marca a abertura do semestre letivo 2026.1, com o tema “Estado: para que e para quem? Universidades, Reforma Administrativa e as contradições atuais”.
A programação está prevista para ocorrer às 9h, no Teatro da Uefs, e às 19h, no Anfiteatro do Módulo 2, com as atividades sendo conduzidas pela professora Virgínia Fontes, docente da pós-graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). A palestra propõe uma reflexão sobre o papel do Estado diante das transformações recentes na educação pública e os impactos das discussões em torno da reforma administrativa no Brasil.
Segundo a professora, o cenário atual da educação pública brasileira, incluindo as universidades, tem sido marcado pelo avanço de interesses empresariais e pela valorização de conceitos como competição, desempenho e meritocracia.
“Estamos vendo um avanço enorme de um certo ativismo empresarial na educação pública brasileira, incluindo as universidades, seja por meio de bolsas e, principalmente, pela generalização ou naturalização da desigualdade, da concorrência e da meritocracia. A reforma administrativa proposta vem com ajustes para amenizar a catástrofe, mas não vai em direção a uma democratização da educação, a uma verdadeira socialização da educação”, afirmou a palestrante.
Trajetória acadêmica
Maria Virgínia Gomes de Mattos Fontes é historiadora, com mestrado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e doutorado em Filosofia pela Université de Paris X, Nanterre. Integra o Núcleo Interdisciplinar de Estudos e Pesquisas sobre Marx e o Marxismo (NIEP-MARX) e coordena o Grupo de Trabalho e Orientação (GTO).
Entre suas principais áreas de atuação estão Teoria e Filosofia da História, Epistemologia, História do Brasil República e História Contemporânea. É autora do livro Reflexões Im-pertinentes (2005) e de O Brasil e o capital-imperialismo: teoria e história (2010), além de coautora da obra Hegemonia Burguesa na Educação Pública (2018).
A pesquisadora também atua como docente da Escola Nacional Florestan Fernandes, vinculada ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), coordena o Grupo de Trabalho História e Marxismo da Associação Nacional de História (ANPUH) e integra conselhos editoriais de publicações acadêmicas no Brasil e no exterior.
Feira de Santana vai sediar, no mês de maio, um mutirão voltado à oferta de serviços públicos para pessoas em situação de rua, com foco principal na emissão de documentos pessoais. A realização da ação foi definida na manhã desta quarta-feira (4), durante audiência no Paço Municipal Maria Quitéria entre o prefeito José Ronaldo e representantes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
A iniciativa integra o programa Pop Rua Jud, promovido pelo Tribunal de Justiça, que busca ampliar o acesso à documentação e a serviços essenciais para pessoas em situação de vulnerabilidade. A data e o local do mutirão ainda serão divulgados .Participaram da reunião a desembargadora do Tribunal de Justiça da Bahia, Fátima Silva Carvalho, a juíza Rosana Fragoso e a coordenadora de Ação Social do TJBA, Maria Paula Blumetti.
De acordo com a organização, o mutirão deve atender um público flutuante de mais de 1.700 pessoas cadastradas nos serviços destinados à população em situação de rua no município. Durante o encontro, o prefeito assegurou o apoio da Prefeitura de Feira de Santana para a realização da ação, por meio de secretarias e órgãos municipais que darão suporte ao atendimento. Entre eles estão a Secretaria de Desenvolvimento Social, a Procuradoria Geral do Município e a Secretaria de Saúde.
A desembargadora Fátima Silva Carvalho destacou a relevância da iniciativa e ressaltou que o projeto é coordenado pelo presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. Durante o mutirão serão oferecidos serviços como cadastro no CadÚnico, emissão de certidão de nascimento, acompanhamento de processos judiciais e assistência jurídica, entre outros atendimentos.
A ação é promovida pelo Tribunal de Justiça da Bahia em parceria com a Prefeitura de Feira de Santana e conta também com apoio do Ministério Público, Defensoria Pública, Justiça Federal, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Governo do Estado e da Associação dos Registradores Civis.
Uma distribuidora de cosméticos foi interditada, na manhã desta quarta-feira (4), durante uma fiscalização realizada na Avenida Artêmia Pires, no bairro SIM, em Feira de Santana, após denúncia de possível risco à saúde de consumidores.
A ação foi realizada em conjunto pela Vigilância Sanitária do município e pelo Núcleo Regional de Saúde. Durante a fiscalização, equipes da Divisão de Vigilância Sanitária (Divisa) solicitaram a documentação do estabelecimento e constataram que a empresa funcionava sem alvará sanitário e sem alvará de funcionamento.
O imóvel, que anteriormente funcionava como supermercado, estava operando como distribuidora desde 2025, realizando fabricação e comercialização de produtos capilares no varejo e no atacado. Além da irregularidade documental, os fiscais identificaram que diversos produtos estavam sendo comercializados sem regularização junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Entre os itens recolhidos estavam condicionador, máscara capilar, retexturizador, gloss e leave-in.
Segundo a chefe da Vigilância Sanitária, Thaís Marques, o estabelecimento permanecerá interditado até que toda a situação seja regularizada junto à Secretaria Municipal de Saúde. A fiscalização foi motivada por uma denúncia de agravo à saúde após a utilização de um dos cosméticos comercializados pela empresa.
“Ao apurar a denúncia, foi constatado que a distribuidora, que atua no varejo e no atacado, encontra-se irregular na Vigilância Sanitária e em outros órgãos competentes. Devido à gravidade do risco à saúde dos consumidores, foi necessária a interdição”, afirmou.
Bahia /
04 de março de 2026 - 13H 15m
A secretária da Saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana, acompanha nesta terça-feira (3), em Valinhos, no interior de São Paulo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em visita à Bionovis, empresa brasileira de biotecnologia dedicada ao desenvolvimento e à produção de medicamentos biológicos oncológicos de alta complexidade. A agenda projeta a Bahia para o centro de uma estratégia nacional decisiva para o futuro do SUS: ampliar a produção de medicamentos no Brasil, reduzir a dependência externa e fortalecer a soberania sanitária do país.
A presença da secretária na visita tem relação direta com o avanço da Bahiafarma, fundação vinculada à Sesab, nas Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDPs). A Bahia está inserida nesse movimento por meio de acordos que envolvem a transferência de tecnologia e a produção no Brasil de medicamentos estratégicos para o tratamento de câncer e doenças raras. Em agendas recentes na Índia e na Coreia do Sul, a titular da pasta da saúde da Bahia acompanhou missões técnicas voltadas à consolidação desse processo, com a participação da Bahiafarma e da Bionovis no arranjo nacional.
“Estamos falando de uma agenda estratégica para o SUS e para o Brasil. Fortalecer a Bahiafarma e avançar na transferência de tecnologia para a produção nacional de medicamentos biológicos é garantir mais autonomia ao país e ampliar o acesso da população a tratamentos de alta complexidade”, afirma Roberta Santana.
A visita à Bionovis ganha ainda mais relevância porque a empresa ocupa posição estratégica no esforço de nacionalização da produção de biofármacos. A companhia mantém 12 parcerias com parceiros internacionais e laboratórios públicos, entre eles a Bahiafarma, e já fornece mais de 19 milhões de frascos e seringas ao Sistema Único de Saúde. Instalada em Valinhos, a Bionovis é uma empresa brasileira fundada em 2012 e dedicada integralmente à biotecnologia farmacêutica. Em sua planta industrial, tem capacidade para produzir até 250 quilos de proteína de medicamentos biológicos por ano e fabricar até dez biofármacos de alta complexidade, com potencial para abastecer a demanda nacional e ampliar a presença brasileira em um segmento decisivo para a assistência oncológica, imunológica e de doenças raras.
Para a Bahia, a agenda confirma o protagonismo do estado no fortalecimento da produção nacional de medicamentos, evidenciando o avanço da Bahiafarma em uma estratégia que combina transferência de tecnologia, inovação e mais acesso da população a tratamentos de alta complexidade pelo SUS.
Durante pronunciamento na tribuna da Câmara Municipal, o vereador Pedro Américo (Cidadania) fez uma reflexão sobre os impactos das fortes chuvas na cidade, mas direcionou sua fala a um grupo específico: os motoentregadores. Segundo o parlamentar, é preciso ampliar o debate sobre infraestrutura urbana, considerando não apenas os alagamentos, mas também quem está diariamente exposto aos riscos.
“Hoje eu não quero falar só de água na rua, mas de quem enfrenta a chuva para a cidade continuar funcionando”, afirmou. Para ele, enquanto parte da população permanece em casa durante os temporais, muitos trabalhadores seguem nas ruas garantindo serviços essenciais. O edil ressaltou que os motoentregadores enfrentam “todas as intempéries da natureza”, trafegando em pista molhada, no escuro e sob o risco de um buraco na pista, numa rua sem sinalização”. Pedro Américo destacou que esses profissionais são responsáveis por levar “comida, remédio, o básico para a cidade continuar funcionando”.
Ao relacionar o tema com a infraestrutura urbana, Pedro Américo afirmou que, em períodos chuvosos, “a cidade vira uma armadilha”, devido a buracos encobertos pela água, baixa visibilidade, tampas de bueiro deslocadas e deficiência na iluminação pública, especialmente nas regiões periféricas. Para o parlamentar, discutir drenagem e requalificação viária vai além de obras estruturais. “Quando falamos de infraestrutura não é só de asfalto, de concreto. Estamos falando da vida de trabalhadores e trabalhadoras que estão no dia a dia servindo à cidade”, declarou.
Pedro Américo ainda defendeu maior integração entre o poder público e os motoentregadores, sugerindo que a Prefeitura abra diálogo com a categoria para identificar pontos críticos da cidade. “Eles têm disposição, inclusive, de ajudar a Prefeitura, de dizer quais são os locais onde há mais risco”, afirmou. Por fim, o vereador destacou que 2026 começou com um amplo conjunto de obras de drenagem já anunciadas pelo prefeito Zé Ronaldo (UB), em bairros como Baraúna, Gabriela e Campo Limpo. Segundo o vereador, as intervenções são resultado de uma luta antiga.
Algumas opiniões podem até soar absurdas à primeira vista — mas são justamente essas que iniciam os debates necessários. E quem enfrenta o trânsito nos horários de pico nas regiões das avenidas Artêmia Pires, Sílvio Matos, Jorge Bastos Leal, além dos bairros do Dhama e Jardim Brasil, sabe que a situação já passou do limite do tolerável. Com poucas vias de acesso à avenida Noide Cerqueira, pais que levam filhos à escola e trabalhadores a caminho do emprego enfrentam congestionamentos diários que só pioram. E a tendência é clara: dezenas de novos condomínios e casas estão prestes a ser entregues nessas áreas nos próximos meses.
Daí vem a “opinião absurda”: a Prefeitura de Feira de Santana deveria suspender novos alvarás de construção nessas regiões até tirar do papel as obras de mobilidade prometidas. A duplicação da Artêmia Pires segue como promessa antiga. Ruas que poderiam servir de alternativa de acesso à Noide continuam sem urbanização, muitas ainda na lama. No fim das contas, parece mais fácil desagradar milhares de moradores presos no trânsito todos os dias do que contrariar meia dúzia de construtoras. E assim o problema cresce — literalmente, casa por casa.
O distrito da Matinha, em Feira de Santana, já se prepara para receber a 12ª edição da tradicional Festa da Matinha, que será realizada nos dias 7 e 8 de março, no estádio de futebol do distrito da Matinha. A programação oficial conta com atrações locais e nomes de destaque regional, prometendo movimentar a comunidade durante os dois dias de evento.
O espaço foi definido pela Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), após diálogo com representantes da localidade. A escolha considerou critérios técnicos como segurança, estrutura adequada e capacidade para receber grandes atrações e o público esperado.
Programação oficial
Sábado – 7 de março
20h00 às 21h30 – Marcio Alves
22h00 às 23h30 – Balanço Gostoso
00h00 às 01h30 – Silvano Sales
02h00 às 03h30 – Adalto Sena
Domingo – 8 de março
14h00 às 15h30 – Wotimar
15h50 às 17h20 – Quintal da Tia Carla
17h40 às 19h10 – Amor Voraz
19h30 às 21h00 – Quixabeira da Matinha
21h30 às 23h00 – Edson Gomes
A festa integra o calendário cultural do município e deve reunir moradores e visitantes em momentos de lazer, música e valorização da cultura popular, além de contribuir para o fortalecimento do comércio local.