×
Feira de Santana / 27 de fevereiro de 2026 - 16H 22m

Feira de Santana inicia implantação de protocolo de enfrentamento antirracista nas escolas da rede municipal

Feira de Santana inicia implantação de protocolo de enfrentamento antirracista nas escolas da rede municipal
Foto: Divulgação/PMFS

A Secretaria Municipal da Educação de Feira de Santana iniciou a construção dos Protocolos de Educação Antirracista, durante reunião realizada nesta semana, com a equipe do Departamento de Ensino. O encontro marcou o começo da elaboração do instrumento normativo que irá orientar ações nas unidades escolares da rede municipal e também nos setores administrativos da própria pasta.

A proposta foi apresentada por Railda Neves, coordenadora do PNEERQ, Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola. Segundo ela, a instituição de diretrizes formais é fundamental para prevenir e enfrentar práticas discriminatórias, além de fortalecer a equidade no ambiente educacional.

O documento está alinhado à Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB 9.394/1996, tornando obrigatório o ensino de História e Cultura Africana e Afro-Brasileira, e à Lei 11.645/2008, que ampliou essa obrigatoriedade para incluir a temática indígena. Os protocolos terão caráter normativo e não representarão a criação de uma nova disciplina curricular. A proposta estabelece orientações institucionais claras sobre conduta, acolhimento e encaminhamento de situações envolvendo racismo, garantindo procedimentos definidos para as escolas.

A iniciativa também reforça a importância do letramento racial e da valorização das contribuições históricas e culturais de povos africanos, afro-brasileiros e indígenas no currículo escolar. A avaliação da Secretaria é de que o fortalecimento da autoestima e do pertencimento impacta positivamente o processo de ensino e aprendizagem. O documento está em fase de elaboração e será aplicado da educação infantil aos anos finais do ensino fundamental, além dos setores internos da Secretaria, consolidando a política municipal voltada à promoção da equidade racial na rede pública.

Feira de Santana / 27 de fevereiro de 2026 - 13H 21m

Operação ‘Banda Suja’ prende PMs e cumpre mandados em Feira de Santana por suspeita de milícia

Quatro policiais militares foram presos, nesta sexta-feira (27), nas cidades de Feira de Santana e Ipirá, no interior da Bahia, suspeitos de integrar uma milícia envolvida em crimes como abuso de autoridade, extorsão e tráfico de drogas. Parte das medidas judiciais foi cumprida em unidades e endereços ligados ao município feirense.

A ação foi deflagrada pelo Ministério Público da Bahia, com apoio do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas, da Força Correcional Especial Integrada da Secretaria da Segurança Pública e da Corregedoria da Polícia Militar. Três policiais tiveram prisão preventiva decretada e um foi autuado em flagrante incidental. Ao todo, foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão em residências dos investigados e nas sedes da 98ª Companhia Independente de Polícia Militar, em Ipirá, e da Cipe Leste, em Feira de Santana.

Durante as diligências, foram apreendidas armas de fogo, cerca de R$ 70 mil em espécie e aparelhos celulares. As investigações indicam que o grupo possuía estrutura organizada e atuava de forma reiterada na prática de crimes graves, utilizando funções públicas e instrumentos institucionais para facilitar a execução dos delitos. Entre os crimes apurados estão violação de domicílio, abuso de autoridade, extorsão, subtração de bens, tortura, associação para o tráfico e tráfico de drogas.

Conforme o Ministério Público, o padrão de atuação incluía divisão de tarefas, uso de violência ou intimidação e aproveitamento do aparato estatal, o que representa risco à ordem pública. As prisões e os mandados foram autorizados pela 1ª Vara de Auditoria Militar de Salvador, no âmbito de investigação conduzida pelo MPBA por meio do Gaeco.

Feira de Santana / 27 de fevereiro de 2026 - 07H 30m

UNIFAN inaugura nova biblioteca com conceito inovador, foco em acolhimento e incentivo à leitura

A nova biblioteca do Centro Universitário Nobre (UNIFAN) foi inaugurada na quarta-feira, 25 de fevereiro, marcando uma nova etapa no processo de modernização da instituição. Com capacidade para 150 pessoas simultaneamente, o espaço reúne arquitetura contemporânea, tecnologia, acessibilidade e ambientes pensados para estimular o estudo, a pesquisa e a convivência acadêmica.

O ato simbólico contou com a presença do reitor professor Jodilton Souza, da pró-reitora administrativa Salette Souza, do pró-reitor acadêmico Gustavo Checcucci, da vice-reitora Mariana Souza, além de docentes, colaboradores e estudantes da comunidade acadêmica.

A nova biblioteca dispõe de 27 mil exemplares físicos e biblioteca virtual com mais de 5 mil títulos, além de computadores para pesquisa, espaços digitais integrados, salas de reunião em grupo, duas cabines para estudo individual com isolamento acústico e estrutura acessível.

Para o reitor Jodilton Souza, a escolha da biblioteca como ponto de partida da reforma não foi por acaso. “Nada melhor do que começar a transformação pelo centro de estudo da instituição. Essa biblioteca representa o início de uma nova fase da UNIFAN, mais moderna, mais acolhedora e preparada para oferecer o que há de melhor na educação superior”, afirmou. Ele destacou ainda que o equipamento é apenas uma das etapas do amplo projeto de reforma e ampliação da instituição.

A pró-reitora administrativa Salette Souza reforçou que o espaço foi pensado para ir além da função tradicional. “Não é apenas uma biblioteca. É um ambiente que proporciona comodidade, alegria e vontade de estar presente. Pensamos em tecnologia, em salas com isolamento acústico, em infraestrutura de ponta e em um espaço que motive encontros e trocas de conhecimento”, pontuou. Segundo ela, a nova biblioteca reafirma o compromisso da UNIFAN com a qualidade do ensino superior em Feira de Santana e região. “Estamos integrando inovação, tecnologia e humanização como pilares da formação acadêmica. Queremos que o estudante encontre aqui não apenas livros, mas um ambiente que favoreça a produção do conhecimento, a pesquisa e a extensão”, completou.

O pró-reitor acadêmico Gustavo Checcucci destacou que a biblioteca fortalece diretamente os pilares acadêmicos da instituição. “A UNIFAN possui incentivo institucional à pesquisa, à extensão e à produção científica, com apoio para publicação e apresentação de trabalhos no Brasil e no exterior. Esse novo espaço oferece melhores condições para estudo individual, trabalhos em grupo e aprofundamento acadêmico, contribuindo de forma concreta para a qualidade da formação dos nossos alunos”, afirmou.

A vice-reitora Mariana Souza chamou a atenção para o cuidado na concepção do ambiente. “Cada detalhe foi pensado para que os alunos se sintam confortáveis, desde a arquibancada até as cabines individuais. Queremos que eles utilizem esse espaço como se fosse a casa deles e que zelem por ele”, disse.

Um dos responsáveis pelo projeto arquitetônico, o arquiteto Carlos Pinillos, do escritório Ivan Rocha Arquitetura, afirmou que o desafio foi resgatar o prazer de frequentar bibliotecas em um cenário cada vez mais digital. “Criamos um espaço funcional, tecnológico e confortável, que devolve ao aluno a vontade de estar na biblioteca. É um ambiente que une o moderno ao tradicional”, explicou.

O bibliotecário Deivisson Lopes definiu o momento como uma nova fase para a instituição. “A biblioteca UNIFAN vive um tempo de conectividade, unindo livros físicos e digitais com conforto e autenticidade. É um espaço pensado para alunos e professores viverem o melhor da experiência acadêmica”, declarou.

Entre os estudantes, a recepção foi positiva. A aluna do primeiro período de Medicina, Bruna Fernandes, destacou o sentimento de acolhimento ao entrar no novo ambiente. “Parece um espaço pensado nas pessoas, na interação e na troca de ideias. Não é só um lugar para pegar um livro, é um ambiente para criar conhecimento junto com os colegas”, afirmou.

Feira de Santana / 27 de fevereiro de 2026 - 07H 00m

Paço Maria Quitéria completa 100 anos como símbolo da história e da arquitetura de Feira

Paço Maria Quitéria completa 100 anos como símbolo da história e da arquitetura de Feira
Foto: Blog do Velame

Um dos principais marcos arquitetônicos e administrativos de Feira de Santana, o Paço Maria Quitéria completa 100 anos de atividades no dia 3 de abril. A sede do Poder Executivo municipal foi aberta ao público em 3 de abril de 1926 pelo então intendente Arnold Silva. A construção teve início em 1921, durante a gestão de Bernardino Bahia, ao custo de 400 contos de réis, valor que corresponde hoje a cerca de R$ 49,2 milhões.

Para marcar o centenário, o complexo arquitetônico que inclui o Paço Municipal e o prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Comunicação Social, além do Departamento de Jornalismo Radialista Dourival Oliveira, está recebendo nova pintura e passando por serviços de manutenção. As intervenções preservam as características originais do imóvel e preparam o espaço para as celebrações oficiais, previstas para o dia 4 de abril, Sábado de Aleluia, quando a administração municipal realizará um ato simbólico em comemoração aos 100 anos do prédio.

De estilo neoclássico, o Paço se destaca na paisagem urbana pela imponência e beleza. O edifício é tombado pelo Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia, o IPAC, e segue modelo simplificado do padrão colonial aplicado pela primeira vez em cidades baianas no século XVII. O projeto arquitetônico teve como responsável técnico o engenheiro Acciolly Ferreira da Silva. Desde a inauguração, o prédio ocupa posição estratégica na esquina das avenidas Senhor dos Passos e Getúlio Vargas, que à época da construção se chamava Maria Quitéria, em homenagem à militar feirense que lutou na Guerra da Independência da Bahia.

O Paço integra um conjunto de edificações históricas no centro da cidade, como o Mercado Municipal, inaugurado em 1915 e reinaugurado na década de 80 como Mercado de Arte Popular; o Arquivo Público Municipal, onde funcionou a Escola João Florêncio, construída em 1918; e a Igreja Senhor dos Passos, cuja obra começou em 1922. Na praça em frente ao prédio está o casarão construído no século XVIII pelo coronel J. Pedreira, onde funcionaram a antiga Intendência e a Biblioteca Municipal, e que hoje abriga a obra “Caminhos Feirenses”, do artista plástico feirense Juracy Dórea.

Ao longo do século, o prédio da Prefeitura também abrigou a Câmara de Vereadores. As sessões eram realizadas no Salão Nobre, onde ocorreram decisões marcantes para a política local, como a cassação do ex-prefeito Chico Pinto, em maio de 1964. O espaço também já funcionou como Fórum de Feira de Santana.

O imóvel passou por diversas intervenções ao longo dos anos. A realizada em 2007 caracterizou-se como uma restauração, quando técnicos retiraram camadas de tinta das paredes para identificar a cor original ou uma tonalidade próxima à primeira pintura aplicada no prédio. Às vésperas do centenário, o Paço volta a receber pintura geral e serviços de manutenção, reforçando o compromisso com a preservação de um dos maiores símbolos da história administrativa e arquitetônica da Princesa do Sertão.

O acesso ao primeiro andar é feito por duas escadas. A principal, localizada na entrada pela avenida Getúlio Vargas, é de madeira e possui formato em “S”. Já a escada da entrada pela Senhor dos Passos é de mármore. No Salão Nobre, destacam-se a escaiola nas paredes e os medalhões em estuque sobre o vão das portas. A escaiola é uma técnica artesanal que imita mármore polido e pedras nobres, enquanto os medalhões em estuque, geralmente em gesso, são elementos decorativos clássicos utilizados para ornamentar tetos e paredes, com influência de técnicas europeias tradicionais.

Política / 26 de fevereiro de 2026 - 17H 47m

‘Zé Ronaldo sofreu a maior humilhação política da história da Bahia’, aponta Silvio Dias

‘Zé Ronaldo sofreu a maior humilhação política da história da Bahia’, aponta Silvio Dias
Foto: Divulgação/CMFS

Em meio às especulações sem fim sobre a possibilidade do prefeito  José Ronaldo (União Brasil) vir a compor como vice em uma chapa majoritária nas eleições estaduais, o vereador Silvio Dias (PT) se antecipou, durante a sessão desta quinta-feira (26), tratando de afirmar que não acredita que o gestor feirense venha a aceitar um cargo ao lado de Neto, dado o histórico recente. 

Líder da oposição na Casa, o petista classificou que Ronaldo sofreu a “maior humilhação política da história da Bahia”, ao relembrar episódios das eleições de 2018 e 2022, ao ser candidato ao Governo do Estado, para preencher a lacuna deixada por ACM e, na eleição seguinte, ao ser preterido por Ana Coelho.

“José Ronaldo sofreu uma humilhação nunca vista na política da Bahia. Mas essa humilhação foi uma humilhação que refletiu em toda Feira de Santana. É bom lembrar que o prefeito de Feira de Santana sofreu uma humilhação terrível na eleição de 2022. É bom lembrar que, em 2018, sobre a promessa, porque ele sabia que, dificilmente, teria fôlego para concorrer com Rui Costa em segundo mandato, ele deixa a Prefeitura de Feira de Santana com o ano de reeleição, quando ele sai da Prefeitura de Feira de Santana pra ser candidato a governador do estado, ocupando o cargo do seu ACM Neto, que não teve coragem de ser candidato contra Rui Costa, em 2018, é bom a gente lembrar isso”, recordou.

A fala remete à decisão de José Ronaldo de deixar a Prefeitura em 2018 para disputar o Governo da Bahia, quando enfrentou o então governador Rui Costa, que foi reeleito ainda no primeiro turno. Em 2022, o ex-prefeito voltou a disputar cargo majoritário, mas não obteve êxito. Para Silvio Dias, o histórico recente seria suficiente para afastar a hipótese de que José Ronaldo aceite ocupar posição secundária em uma chapa estadual.

Feira de Santana / 26 de fevereiro de 2026 - 15H 38m

Entidades empresariais de Feira se posicionam contra redução da jornada de trabalho para 40 horas

Entidades empresariais de Feira se posicionam contra redução da jornada de trabalho para 40 horas
Foto: Divulgação/PMFS

Entidades representativas do setor produtivo de Feira de Santana divulgaram nota conjunta manifestando oposição ao projeto de lei que propõe a redução da jornada semanal de trabalho no Brasil de 44 para 40 horas. No documento, o grupo alerta para impactos econômicos, produtivos e sociais da medida, classificando a proposta como uma “temeridade institucional, econômica e social”.

Na avaliação das instituições, a eventual aprovação do projeto em regime de urgência pode gerar aumento nos custos das empresas, redução da capacidade produtiva por trabalhador e crescimento da informalidade, que atualmente atinge 37,8% da população ocupada, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

A nota sustenta ainda que o Brasil não apresenta níveis de produtividade compatíveis com países que já adotam jornadas menores. Dados da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico indicam que economias desenvolvidas registram produtividade média por hora entre US$ 60 e US$ 80, enquanto no Brasil o índice varia entre US$ 20 e US$ 22. Para o setor empresarial feirense, essa diferença amplia o custo unitário do trabalho e compromete a competitividade.

Outro ponto levantado diz respeito ao custo estrutural do emprego formal. A redução de 44 para 40 horas semanais, sem ganho proporcional de produtividade, representaria diminuição aproximada de 9% na capacidade produtiva por trabalhador. Para manter o mesmo nível operacional, as empresas teriam de ampliar o quadro de funcionários, impactando de forma permanente a folha de pagamento, especialmente nas micro e pequenas empresas.

O documento também chama atenção para possíveis reflexos sociais. Com mais de 38 milhões de trabalhadores na informalidade, o grupo avalia que a redução compulsória da jornada pode estimular a migração para o mercado informal, reduzir postos com carteira assinada e pressionar os custos ao consumidor.

Há ainda preocupação com setores que operam em escala 6×1, como comércio, segurança e saúde, que poderiam enfrentar desorganização operacional e dificuldades na manutenção dos serviços.

Por fim, as entidades criticam o uso do regime de urgência na tramitação do projeto, defendendo que mudanças dessa magnitude exigem debate amplo, estudos técnicos aprofundados e transição gradual para evitar insegurança jurídica. “As reformas estruturais exigem responsabilidade técnica. A aprovação apressada de matéria dessa magnitude não atende ao interesse público”, afirma o texto.

A nota é assinada por Sicomércio BA, Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, Câmara de Dirigentes Lojistas, Unagro, CVBFsa, Sindivest, Cooperfeira, Sincont, Cifs, ABL, Avamfs, Instituto Pensar Feira e Sindicato das Indústrias Plásticas de Feira de Santana.

Política / 26 de fevereiro de 2026 - 15H 33m

Governo encaminha à Câmara pedido de empréstimo de R$ 15,9 milhões para ampliar rede básica de saúde em Feira

Governo encaminha à Câmara pedido de empréstimo de R$ 15,9 milhões para ampliar rede básica de saúde em Feira
Foto: Divulgação

Com o objetivo de financiar a ampliação e a melhoria da infraestrutura da saúde básica em Feira de Santana, o Governo Municipal encaminhou à Câmara Municipal de Feira de Santana um projeto solicitando autorização para contratar empréstimo de R$ 15.991.890,00 junto à Caixa Econômica Federal. A informação foi confirmada nesta quinta-feira (26), na tribuna da Casa, pelo líder da bancada governista, José Carneiro Rocha (União Brasil), que detalhou a destinação dos recursos.

De acordo com o vereador, o montante integra um pacote estruturado de obras voltadas ao fortalecimento da rede municipal de saúde, tanto na sede quanto nos distritos. Ele afirmou que os projetos foram elaborados pelo Poder Executivo e já aprovados pelo Ministério da Saúde, após encaminhamento das secretarias municipais de Saúde e de Planejamento ao Governo Federal.

Ainda segundo José Carneiro, Feira de Santana obteve êxito em cinco propostas, o que demonstraria capacidade técnica da gestão municipal e compromisso em captar investimentos para atender às áreas com maior necessidade. “Eles foram feitos a partir do olhar de onde a cidade mais precisa de investimento. As localidades tiveram definição com base em critérios técnicos sobre a existência de vazios assistenciais para ampliar a atenção primária e as estratégias do Programa Saúde da Família”, explicou.

Entre as ações previstas estão a ampliação da Unidade Básica de Saúde do distrito de Humildes, a construção de uma UBS no bairro Conceição, a implantação de uma Unidade de Pronto Atendimento no distrito de Maria Quitéria, na localidade de São José, para atender também Matinha e Tiquaruçu em serviços de urgência e emergência, além da construção de uma nova Policlínica Municipal no Parque Ipê, em substituição à estrutura atual. O pacote contempla ainda a aquisição de uma Unidade Odontológica Móvel, o chamado Odontomóvel, com o objetivo de ampliar a cobertura da saúde bucal no município.

O líder governista ressaltou que a iniciativa busca fortalecer a rede básica e ampliar o acesso da população aos serviços. “Apesar de a saúde bucal já estar presente nas UBS, essa estratégia é importante porque impacta na saúde geral. Os projetos mostram um trabalho realizado com técnica, prevendo investimento certo no lugar certo”, afirmou.

Política / 26 de fevereiro de 2026 - 15H 21m

‘Zé Ronaldo jamais será vice de Jerônimo’, crava líder do Governo na Câmara de Feira

‘Zé Ronaldo jamais será vice de Jerônimo’, crava líder do Governo na Câmara de Feira
Foto: Reprodução

‘Zé Ronaldo jamais será vice de Jerônimo’, crava líder do Governo na Câmara de Feira

A novela segue longe de um fim. As articulações políticas para as eleições estaduais deram a tônica mais uma vez da sessão da Câmara Municipal de Feira de Santana, realizada nesta quinta-feira (26), quando vereadores repercutiram a possibilidade de José Ronaldo (União Brasil) integrar uma chapa majoritária ao Governo da Bahia.

O líder do governo no Legislativo, José Carneiro (União Brasil), foi enfático ao negar qualquer composição com o governador Jerônimo Rodrigues. Durante discurso na tribuna, o edil destacou que o ex-prefeito feirense mantém alinhamento político com o campo da oposição estadual.

“O povo de Feira quer ver José Ronaldo evoluindo, crescendo, e, para a Bahia, para Feira de Santana e para a região, será, sim, uma honra ter José Ronaldo como vice-governador. Sílvio Dias disse que Zé Ronaldo jamais seria vice de ACM Neto. Eu diria que jamais Zé Ronaldo seria vice de Jerônimo, porque nunca foi e nunca será petista”, afirmou o vereador.

Ainda durante a sessão, Jorge Oliveira (PRD) também saiu em defesa do nome de José Ronaldo, mas com foco em uma possível composição ao lado do ex-prefeito de Salvador, ACM Neto. Segundo ele, Feira de Santana, segundo maior colégio eleitoral da Bahia, precisa ampliar sua representatividade nas decisões políticas estaduais.

“Estamos vivendo um momento político em que as peças do xadrez começam a ser encaixadas. Eu tenho em Zé Ronaldo um grande líder político. Chegou o momento de Feira de Santana perceber que não pode ficar fora do cenário estadual. José Ronaldo é um homem digno, sério e competente. Por que não ser o nosso vice-governador? O que queremos é que Feira não fique sem ter o vice-governador na chapa majoritária”, declarou Jorge Oliveira.

As falas reforçam que o cenário eleitoral já movimenta o debate político na Casa Legislativa, mesmo sem definições oficiais sobre alianças. Nos bastidores, vereadores avaliam que a possível presença de José Ronaldo em uma chapa estadual pode ampliar o protagonismo político de Feira de Santana nas articulações para o pleito.

Futebol / 26 de fevereiro de 2026 - 14H 20m

Empresários da ‘Mansão Green’ criam Feira Futebol Clube, articulando vaga na Série B do Baianão

Empresários da ‘Mansão Green’ criam Feira Futebol Clube, articulando vaga na Série B do Baianão
Foto: Divulgação/Feira Futebol Clube

O futebol profissional da Bahia, especialmente em Feira de Santana, passa a contar com um novo projeto esportivo que já movimenta os bastidores do Campeonato Baiano. Fundado em 2025, o Feira Futebol Clube surge como potencial candidato à disputa da Série B estadual e tem por trás um grupo empresarial com atuação no mercado digital e no segmento de apostas.

A agremiação é vinculada ao chamado Grupo Global, que detém 90% das ações de sua Sociedade Anônima do Futebol desde março do ano passado. O clube pertence aos empresários Marcus Rios e Neto Lima, gestores da Mansão Green, empresa que atua como centro de negócios digitais, agências de influenciadores e plataformas de afiliação voltadas à indústria de iGaming na América Latina. Neste ano, o grupo ampliou sua presença no esporte ao adquirir os direitos de nome do Campeonato Baiano, que passa a ser denominado Baianão Mansão Green 2026.

De acordo com informações publicadas pelo Bahia Notícias, o Feira Futebol Clube teve sua razão social registrada em 5 de fevereiro de 2025, com capital social declarado de R$ 500 mil. A equipe já mantém perfil ativo nas redes sociais e desenvolve seu portal oficial. Na página inicial do site, há um esboço da tabela da Série B e a imagem de um uniforme verde, vestindo o atacante Thiago Galhardo, que já atuou por Fortaleza Esporte Clube, Goiás Esporte Clube e Sport Club Internacional.

Fontes ligadas ao projeto indicam que o atacante, de 36 anos, tem contratação encaminhada e deve ser o principal nome da nova equipe feirense. Na temporada passada, ele disputou a Série D pelo Santa Cruz, com 24 partidas e sete gols marcados.

O nome do Feira Futebol Clube já consta no Boletim Informativo Diário da Confederação Brasileira de Futebol, sob o código 64451. Apesar disso, a presença do clube na Série B ainda depende de confirmação oficial da Federação Bahiana de Futebol. Nos bastidores, há a possibilidade de a equipe ocupar vagas deixadas por agremiações que podem não disputar a competição, como Ypiranga e Colo-Colo. O Itabuna também é citado como possível ausência.

Caso as desistências sejam confirmadas, o Feira poderá ser convidado para integrar a tabela, seguindo modelo semelhante ao adotado em temporadas anteriores. Se a participação for oficializada, o novo clube terá como rival local o Fluminense de Feira, enquanto o Bahia de Feira, rebaixado na elite estadual, só retorna ao calendário profissional em 2027.

A Federação ainda não ratificou a lista definitiva de participantes da Série B, mas deve anunciar em breve a composição oficial da competição, em meio a movimentações que indicam possível reformulação no cenário do futebol baiano.

Política / 26 de fevereiro de 2026 - 10H 22m

Novo comandante do 35º BI visita Câmara e reforça compromisso com Feira de Santana

Novo comandante do 35º BI visita Câmara e reforça compromisso com Feira de Santana
Foto: Divulgação/CMFS

O novo comandante do 35º Batalhão de Infantaria de Feira de Santana realizou visita institucional à Câmara Municipal de Feira de Santana, na manhã desta quinta-feira (26), onde foi recepcionado por vereadores e pelo presidente em exercício da Casa, em um encontro que marcou apresentação oficial do oficial ao Legislativo feirense e reforçou o compromisso de diálogo entre as instituições.

O tenente-coronel Gustavo Henrique do Nascimento Monteiro foi recebido pelo presidente em exercício, Pedro Américo(Cidadania), que destacou a importância da harmonia entre os poderes e deu as boas-vindas ao novo comandante. “Temos aqui dois poderes que precisam estar sempre alinhados em prol da nossa cidade. Seja bem-vindo à Casa do Povo, a Feira de Santana. Estamos à disposição do Exército”, afirmou o edil.

O comandante, por sua vez, destacou a honra da recepção, ressaltando que o 35º BI sempre manteve boa relação com o Legislativo municipal. Segundo ele, a parceria institucional será mantida durante sua gestão. “Certamente manteremos o bom relacionamento com o Poder Legislativo e a integração com a sociedade”, declarou o tenente-coronel, agradecendo a acolhida.

Durante a visita, o vereador Galeguinho SPA (União Brasil) reconheceu o papel desempenhado pelo Exército em períodos de estiagem, especialmente no apoio às comunidades da zona rural com o envio de carros-pipa. “Sabemos quem leva carros-pipa quando comunidades da zona rural precisam de água no período de seca. Que esse trabalho continue. Sinta-se abraçado e bem-vindo à Casa do Povo”, disse.

O vereador Jorge Oliveira (PRD) ressaltou que a Câmara é espaço de debates e decisões importantes para o crescimento do município. Já Edvaldo Lima (União Brasil) afirmou que Legislativo e Exército são parceiros institucionais e manifestou confiança na continuidade da cooperação sob o novo comando.

Feira de Santana / 26 de fevereiro de 2026 - 07H 00m

Prefeitura institui Observatório de Segurança Pública para monitorar dados da violência em Feira de Santana

Prefeitura institui Observatório de Segurança Pública para monitorar dados da violência em Feira de Santana
Foto: Divulgação/PMFS

Com a proposta de fortalecer o monitoramento da violência e apoiar a formulação de políticas públicas, a Prefeitura de Feira de Santana instituiu, na quarta-feira (25), o Observatório Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (OSEP), órgão vinculado à Secretaria de Prevenção à Violência e à Segurança Pública (Seprev) que será responsável por reunir e analisar dados sobre a criminalidade no município.

O Observatório terá como principal função organizar informações provenientes de fontes públicas e privadas, cruzando indicadores para transformar dados em conhecimento estratégico. A iniciativa também prevê o acompanhamento da efetividade das ações de segurança pública e defesa social já desenvolvidas na cidade, permitindo uma avaliação mais precisa das políticas implementadas.

De acordo com a proposta, o OSEP funcionará como um instrumento metodológico voltado à produção de análises estatísticas, socioeconômicas e de justiça criminal. A expectativa da gestão municipal é que os estudos subsidiem decisões administrativas e contribuam para o enfrentamento mais eficaz da violência.

As informações coletadas serão mantidas em sigilo e utilizadas, principalmente, para a formação de um banco de dados estatísticos destinado a pesquisas e estudos sobre o fenômeno da violência local e demais situações que demandem análise aprofundada. Entre as atribuições do Observatório está a divulgação periódica de indicadores criminais em escala municipal, por meio da elaboração de relatórios mensais com análises quantitativas, qualitativas e espaciais.

Os servidores que atuarão no OSEP serão integrantes do quadro efetivo da Seprev e indicados pelo secretário da pasta. Eles passarão por treinamento específico com carga horária de 120 horas, voltado às demandas técnicas do Observatório e ao tratamento seguro das informações.

Para garantir a proteção dos dados, o acesso ao espaço onde ficam os equipamentos utilizados nas atividades será restrito apenas aos profissionais autorizados. A prefeitura destaca que o sigilo sobre todas as informações coletadas e analisadas será absoluto, seguindo protocolos de segurança e confidencialidade.

Câmara de Feira / 25 de fevereiro de 2026 - 21H 43m

Empresa responsável por reforma do anexo da Câmara de Feira é suspensa de licitações e terá que ressarcir R$ 1,4 milhão

Empresa responsável por reforma do anexo da Câmara de Feira é suspensa de licitações e terá que ressarcir R$ 1,4 milhão
Foto: Divulgação/PMFS

A empresa ART Projetos Construções e Serviços LTDA., responsável pela reforma do prédio anexo da Câmara Municipal de Feira de Santana, foi suspensa temporariamente de participar de licitações e de contratar com o Legislativo municipal pelo prazo de dois anos. Além disso, deverá restituir aos cofres públicos o valor de R$ 1.440.778,15. A decisão consta em extrato de julgamento de penalidade publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico do Município desta quarta-feira (25).

De acordo com o extrato, foram aplicadas três penalidades à empresa: suspensão do direito de licitar e contratar com a Câmara pelo período de dois anos; multa administrativa no valor de R$ 2.446.034,65, conforme cálculo da Gerência Financeira, observando os percentuais contratuais e a gravidade das infrações apuradas; e a obrigação de restituição ao erário no montante de R$ 1.440.778,15, correspondente ao dano apurado no processo administrativo.

O ato foi assinado pelo presidente da Casa, vereador Marcos Lima (União Brasil), no âmbito do Processo Administrativo nº 010/2026, com fundamento no artigo 87, incisos II e III, da Lei Federal nº 8.666/1993 (Lei de Licitações) e na Cláusula Décima Quarta do Contrato Administrativo nº 035/2023.

Durante a sessão, o líder da base governista na Câmara, vereador José Carneiro (União), parabenizou o presidente Marcos Lima pela condução do processo. O parlamentar afirmou ainda que vinha acompanhando a situação da obra e destacou que a restituição dos valores determinados deverá ser cumprida conforme estabelecido no processo administrativo.

Saúde / 25 de fevereiro de 2026 - 16H 41m

Trocar o dia pela noite pode aumentar risco de doenças do coração, alerta cardiologista

A rotina de quem trabalha ou vive durante a madrugada exige adaptações do organismo que podem trazer impactos diretos à saúde cardiovascular. Estudos recentes apontam que inverter os horários naturais de sono e vigília está associado a maior risco de hipertensão, infarto e outras doenças do coração.

De acordo com Luciano Bastos, cardiologista, credenciado à União Médica, o corpo humano funciona a partir de um “relógio biológico”, conhecido como ritmo circadiano, que regula funções como pressão arterial, liberação de hormônios, temperatura corporal e metabolismo. Quando esse ciclo é constantemente alterado – como ocorre com trabalhadores noturnos ou pessoas que dormem de dia e ficam acordadas à noite – há um desequilíbrio que pode sobrecarregar o sistema cardiovascular.

O que acontece com o organismo?

Durante a noite, o organismo é naturalmente programado para reduzir a pressão arterial e desacelerar os batimentos cardíacos. Esse período de descanso é importante para a recuperação do coração e dos vasos sanguíneos.

Quando a pessoa permanece ativa nesse horário, o corpo mantém níveis elevados de hormônios como o cortisol, relacionados ao estado de alerta. Ao longo do tempo, essa ativação contínua pode favorecer: aumento da pressão arterial; alterações no controle da glicose; maior propensão ao ganho de peso; inflamações no organismo e elevação do risco de doenças cardiovasculares. Além disso, a privação ou a má qualidade do sono contribui para o estresse e dificulta a adoção de hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e prática regular de atividade física.

Quem está mais exposto?

Profissionais da saúde, segurança, transporte, indústria e comunicação frequentemente trabalham em turnos alternados ou noturnos. Pessoas que acumulam dois empregos ou mantêm rotina irregular de sono também podem sofrer impactos semelhantes. Segundo Luciano Bastos, cardiologista, credenciado à União Médica, não é apenas a quantidade de horas dormidas que importa, mas a regularidade dos horários. Dormir sempre em períodos diferentes compromete a sincronização do relógio biológico e aumenta o desgaste do organismo.

É possível reduzir os riscos?

Embora nem sempre seja viável mudar a rotina de trabalho, algumas medidas ajudam a proteger o coração: manter horários de sono o mais regulares possível, mesmo nos dias de folga; criar um ambiente escuro e silencioso para dormir durante o dia; evitar cafeína e estimulantes nas horas que antecedem o descanso; p riorizar alimentação leve no período noturno; realizar acompanhamento médico periódico, especialmente para monitorar pressão arterial, colesterol e glicemia.

Atenção aos sinais

Cansaço excessivo, dores no peito, falta de ar, palpitações e tonturas não devem ser ignorados. A avaliação médica permite identificar precocemente alterações e orientar mudanças no estilo de vida.

Na União Médica, oferecemos acompanhamento multidisciplinar voltado à prevenção e ao cuidado integral da saúde do coração. Investir em sono de qualidade e em hábitos saudáveis é uma forma de preservar o bem-estar e garantir mais qualidade de vida, mesmo diante de rotinas desafiadoras.

Política / 25 de fevereiro de 2026 - 16H 35m

Tarcísio Pedreira destaca reforma administrativa, critica modelo antigo de gestão e anuncia pacote de obras durante retorno do Legislativo em São Gonçalo

Tarcísio Pedreira destaca reforma administrativa, critica modelo antigo de gestão e anuncia pacote de obras durante retorno do Legislativo em São Gonçalo
Foto: Reprodução

O retorno das atividades legislativas na Câmara Municipal de São Gonçalo dos Campos foi marcado por um pronunciamento do prefeito Tarcísio Pedreira (União Brasil), que utilizou as redes sociais para divulgar um balanço da gestão e apresentar metas administrativas, projetos de infraestrutura e ações nas áreas social e cultural. A fala ocorreu durante a sessão que marcou a retomada dos trabalhos parlamentares e teve como eixo central a reforma administrativa aprovada pelos vereadores.

Logo no início do discurso, o prefeito afirmou que a atual gestão busca romper com práticas que, segundo ele, marcaram administrações anteriores. “Com o mandato anterior, eu carregava comigo um propósito claro: implantar um modelo de administração que rompesse definitivamente com a cultura do improviso e elevasse o nível da gestão municipal”, declarou.

Tarcísio destacou que a aprovação da reforma administrativa foi decisiva para viabilizar o novo modelo de governança defendido pela gestão. “A reforma não foi um ato burocrático, foi o alicerce de transformação estrutural. Foi o ponto de partida para a implantação do nosso modelo de governança de alta performance”, disse, acrescentando que a administração passou a ser guiada por indicadores e resultados. “Governar deixou de ser anunciar intenções. Passou a ser assumir compromissos verificáveis.”

Durante o pronunciamento, o gestor municipal também reforçou a necessidade de mudança cultural dentro da máquina pública. “O que estamos fazendo não é apenas implantar um sistema, estamos alterando a cultura administrativa do nosso município. Estamos dizendo que a eficiência não é luxo, é obrigação moral”, afirmou.

Além da parte administrativa, Tarcísio citou eventos culturais promovidos pela prefeitura e afirmou que eles fazem parte de uma estratégia de fortalecimento econômico e turístico da cidade. Segundo ele, iniciativas como a Cavalgada Parque Songa, o Jardim do Forró, o Jardim de Inverno e o Songa Iluminada representam mais do que atividades festivas. “Não são apenas eventos, são símbolos de pertencimento, são geração de renda, são afirmação da nossa identidade”, declarou.

Na área social, o prefeito anunciou a implantação de uma nova unidade do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), voltada ao atendimento do povoado do Magalhães e regiões próximas. Para o prefeito, a expansão da rede assistencial é uma obrigação da gestão. “Ampliar o cuidado com quem mais precisa não é opção política, é o nosso dever. A nova unidade representa presença, acolhimento e dignidade”, disse.

O chefe do Executivo municipal também pediu apoio dos vereadores para a aprovação de projetos que viabilizem financiamento de obras estruturantes. Entre as intervenções citadas estão a requalificação do Espaço Popular, melhorias na avenida Isaac Carlos de Lacerda, com drenagem e pavimentação, além da substituição da fiação aérea por rede subterrânea e a implantação de portais nas entradas da cidade.

Na oportunidade, o prefeito antecipou que o pacote de obras inclui drenagem e pavimentação em diversas ruas da sede e da zona rural, requalificação dos campos de futebol da Tapera e do loteamento Nova Vida, reforma da creche do Gravatá e intervenções no bairro da Pitubinha. Tacísio afirmou que as obras fazem parte de uma estratégia mais ampla de organização urbana. “Cada obra é muito mais do que concreto. Ela é a materialização da dignidade”, declarou.

O discurso também citou ações em andamento, como monitoramento urbano, coleta seletiva, regularização fundiária (Reurb), mutirões de castração de animais de rua, ampliação dos serviços de saúde e a implantação de um centro de atendimento à pessoa com deficiência. Para o prefeito, as iniciativas integram um planejamento de longo prazo. “Não são iniciativas isoladas. São peças de um projeto de cidade organizada, eficiente, segura, inclusiva e humanizada.”

Ao encerrar a fala, Tarcísio Pedreira afirmou que o momento exige visão estratégica da administração pública e pediu união entre Executivo e Legislativo. “Há momentos em que não se pode discutir apenas orçamento, precisamos discutir legado. Estamos escrevendo um capítulo transformador na história administrativa de São Gonçalo dos Campos”, concluiu.

Saúde / 25 de fevereiro de 2026 - 14H 25m

Hospital Clériston Andrade promove ação inédita para cadastro de doadores de medula óssea em Feira

Hospital Clériston Andrade promove ação inédita para cadastro de doadores de medula óssea em Feira
Foto: Divulgação/Governo do Estado

Uma ação voltada ao cadastro de novos doadores de medula óssea está sendo realizada nesta quarta-feira (25), no Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA), em Feira de Santana. A iniciativa é promovida pela Agência Transfusional da unidade em parceria com a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba) e será aberta ao público.

O atendimento acontece das 9h às 16h, no ambulatório do hospital, localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, no bairro 35º BI. Além de funcionários e acompanhantes de pacientes, moradores da comunidade externa também poderão participar do cadastro. De acordo com a organização, esta é a primeira vez que a Agência Transfusional do HGCA promove uma mobilização específica voltada à inclusão de novos voluntários no banco de doadores de medula óssea.

Podem se cadastrar pessoas entre 18 e 35 anos incompletos, que estejam em bom estado de saúde e não apresentem doenças infecciosas ou hematológicas. Para realizar o procedimento, é necessário apresentar documento oficial com foto e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conhecida popularmente como tutano, a medula óssea é um tecido líquido localizado no interior dos ossos, responsável pela produção das hemácias, que transportam oxigênio, dos leucócitos, que atuam na defesa do organismo, e das plaquetas, que auxiliam na coagulação do sangue.

O transplante de medula óssea é indicado para o tratamento de doenças que afetam as células sanguíneas, como anemia aplástica grave, alguns tipos de leucemia, linfomas e mielomas. O procedimento consiste na substituição da medula doente por células saudáveis, permitindo a reconstrução do sistema sanguíneo do paciente.

Política / 25 de fevereiro de 2026 - 14H 06m

Câmara de Feira vira palco de debate sobre desfile carnavalesco no Rio; vereadores apresentam moção de repúdio contra Lula e escola de samba

Câmara de Feira vira palco de debate sobre desfile carnavalesco no Rio; vereadores apresentam moção de repúdio contra Lula e escola de samba
Foto: Divulgação/CMFS

Um tema sem relação direta com a realidade local acabou dominando parte dos debates na Câmara Municipal de Feira de Santana durante sessão ordinária nesta semana. Vereadores da base governista criticaram o desfile da escola de samba Acadêmicos de Niterói, do Rio de Janeiro, que homenageou o presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Carnaval 2026, e o assunto resultou na apresentação de uma moção de repúdio.

Mesmo sem ligação com pautas municipais ou com demandas diretas da população feirense, o tema ocupou espaço na tribuna. Líder do governo José Ronaldo na Casa, o vereador José Carneiro  (União Brasil) classificou o desfile como “vergonhoso” e afirmou que setores religiosos teriam se sentido desrespeitados. “Repudio veementemente a forma como foi colocada aquela latinha de conserva, incluindo famílias evangélicas e religiosas. A Igreja Católica se manifestou repudiando a atitude ridícula dessa escola de samba. Da mesma forma, os evangélicos e aqueles que defendem a família também se manifestaram”, disse.

José Carneiro também citou a colocação da escola na apuração do Carnaval como reflexo da repercussão negativa. “Foi tão ridícula que, dentre as dez que concorreram, ela foi a última colocada. Vergonhosa. O presidente Lula deveria ter sido alertado pela sua assessoria que ali foi uma casca de banana que jogaram para ele”, declarou.

O vereador Ismael Bastos (PL), por sua vez, seguiu na mesma linha e criticou o investimento público em eventos carnavalescos, afirmando que o desfile teria atacado valores religiosos. “Para tentar enganar a gente, ele respeita. E agora no carnaval bota um monte de dinheiro lá para o pessoal atacar os evangélicos. Eles colocam uma família estruturada como se fosse uma depreciação, mas a resposta virá do povo evangélico”, afirmou.

Autor da moção de repúdio, o vereador Edvaldo Lima (União Brasil) protocolou o documento direcionado ao presidente Lula e à escola de samba, coletando, individualmente, assinaturas dos colegas presentes na Casa.

O enredo da Acadêmicos de Niterói, apresentado no Carnaval do Rio de Janeiro, abordou a trajetória política do presidente e gerou repercussão nacional. Ainda assim, a discussão levantada no plenário feirense chamou atenção por tratar de um episódio ocorrido fora do município e sem impacto direto nas políticas públicas locais, em meio a uma pauta legislativa que costuma incluir demandas relacionadas à cidade. Até o momento, não houve posicionamento oficial do governo federal sobre as críticas feitas durante a sessão.

Câmara de Feira / 25 de fevereiro de 2026 - 11H 23m

Vereador chama atenção para ausência de valores em termos aditivos publicados no Diário Oficial de Feira de Santana

Faltam informações, incluindo valores globais, em licitações e termos aditivos divulgados pelo Governo Municipal no Diário Oficial. O alerta é do vereador Professor Ivamberg (PT), que, na sessão desta terça-feira (24) da Câmara Municipal de Feira de Santana ressaltou a necessidade de que os atos administrativos atendam integralmente às normas de transparência e à legislação vigente.

O vereador citou como exemplo a edição nº 3.465 do Diário Oficial, publicada no dia 21 de fevereiro de 2026, na qual constam os termos aditivos nº 12-2026-09AC, nº 13-2026-09AC e nº 15-2026-09AC, da Secretaria Municipal de Educação, sem a indicação do valor global atualizado dos contratos. De acordo com Ivamberg, mesmo quando se trata de aditivos de prazo, é recomendável que o extrato publicado apresente o valor total do contrato, especialmente quando houver alterações que impactem prazos ou montantes.

O vereador ressaltou que o objetivo do alerta é assegurar o cumprimento das normas e garantir o acesso integral às informações públicas. Ele acrescentou que, caso seja constatada inconsistência, o procedimento adequado é a republicação com os dados completos. “Como houve publicação sem os valores, precisa ser revista”, pontuou.

Em resposta, o líder da base governista na Câmara, vereador José Carneiro (União), afirmou que o prefeito José Ronaldo (União) conduz a administração com compromisso com a transparência. Segundo ele, a situação deve ser apurada e, caso seja identificada alguma falha, as medidas cabíveis serão adotadas. “É um governo transparente e todos os dados devem estar disponíveis aos cidadãos”, disse.

Por sua vez, o vereador Albino Brandão (PSDB) avaliou que pode se tratar de situação pontual, mencionando que, em consulta recente a outra publicação, verificou a presença dos valores correspondentes. Já o vereador Jorge Oliveira (PRD) destacou a atuação da equipe técnica da Secretaria de Educação e disse que, caso tenha ocorrido alguma inconsistência, pode ter sido um equívoco administrativo.

Bahia / 25 de fevereiro de 2026 - 07H 24m

Governo da Bahia realiza III Teia estadual dos Pontos de Cultura em Feira de Santana

Representantes culturais de toda Bahia chegam a Feira de Santana para a III Teia dos Pontos de Cultura da Bahia, realizada nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Com o tema “Vozes e territórios pela implementação da Lei Cultura Viva na Bahia e pela justiça climática”, o encontro – promovido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) – transforma o Teatro e Centro de Convenções em um espaço de debates, trocas e integração entre os 27 territórios de identidade cultural.

 

A programação reúne oficinas, rodas de diálogo, além do lançamento dos seis editais da Política Cultura Viva, que compõem o Ciclo 2 da Política Nacional Aldir Blanc (Pnab) na Bahia, e a realização do IV Fórum Estadual dos Pontos de Cultura, fortalecendo a participação da sociedade civil e a gestão compartilhada entre poder público e rede cultural. As atividades integram a programação da 6ª Teia Nacional, que ocorrerá de 24 a 29 de março, no Espírito Santo. “A Teia reafirma a força dos pontos e pontões de cultura como redes que mobilizam territórios inteiros. São essas iniciativas que sustentam a política Cultura Viva na Bahia, garantindo que a diversidade, os saberes ancestrais e as práticas comunitárias sigam orientando o nosso fazer cultural. Ao reunir agentes de todos os territórios, fortalecemos a gestão compartilhada, ampliamos a participação social e reafirmamos o compromisso do Governo da Bahia com uma política que nasce nos territórios e devolve à população o direito pleno de produzir, circular e viver a cultura”, declarou o Secretário Estadual de Cultura da Bahia, Bruno Monteiro.

Os Pontos de Cultura são iniciativas sem fins lucrativos desenvolvidas pela sociedade civil e que atuam diretamente em seus territórios com ações culturais, sociais e educativas. Segundo dados do Ministério da Cultura (MinC), a Bahia reúne mais de 1.300 Pontos de Cultura certificados, consolidando o estado como o terceiro no ranking de maior quantidade de iniciativas reconhecidas no país. Os Pontões de Cultura são redes colaborativas formadas por diversos Pontos de Cultura. O evento marca um momento histórico de reencontro entre agentes culturais em prol da consolidação da Política Estadual de Cultura Viva, celebrando a diversidade artística e cultural, como destacou a Superintendente de Desenvolvimento Territorial da Cultura, Amanda Cunha. “A Teia retorna como calendário essencial da organização da Política Nacional Cultura depois de mais de 10 anos. Na Bahia, com a aprovação da Lei Estadual Cultura Viva em 2024, a Teia passa a representar o espaço plural, democrático e horizontal,  para que o poder público e a sociedade civil organizada em Pontos e Pontões de Cultura, possam aprimorar, criar e implementar a lei de forma que a cultura comunitária seja a ponta de lança da estratégia da Territorialização da Cultura no nosso estado”.

Eixos Temáticos – A III Teia será dividida em 4 eixos temáticos:

  • Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos

  • Governança da Política Nacional Cultura Viva

  • Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística

  • Implementação da Lei Cultura Viva Bahia

Inscrições para observadores – Interessados em acompanhar as atividades da III Teia dos Pontos de Cultura  também podem se inscrever como observadores, garantindo participação nas mesas, oficinas e demais momentos da programação. A inscrição é gratuita e deve ser realizada por meio de formulário online.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA III TEIA BAHIA:

28 DE FEVEREIRO (SÁBADO)

Credenciamento: 07h às 13h no Centro de Convenções de Feira de Santana

Cortejo de Abertura: 09h do Centro de Convenções até o Teatro de Feira – Momento tradicional da rede dos pontos de cultura na entrada do Teatro do evento com todos os pontos de cultura presentes entram em cortejo

Mesa de Abertura: 09h40minh – Abertura oficial da Teia.

14h às 15h30 – Mesa temática: “Gestão colaborativa e compartilhada: o papel da rede dos Pontos de Cultura na implementação da Lei Cultura Viva Bahia”.

15h30 – Apresentação diagnóstico econômico do Cultura Viva na Bahia – Consórcio Universitário Cultura Viva

16h às 18h – Oficinas e diálogos

Oficina – Do coletivo ao CNPJ: formalização, gestão e captação de recursos para Pontos de Cultura.

Diálogo – Cultura Viva e Justiça Climática: Agroecologia e Economia Solidária nos Territórios

Oficina – Como organizar e Dinamizar uma Biblioteca Comunitária

Oficina – Cultura Viva Educa: Métodos e Práticas dos Pontos de Cultura na Atuação com Escolas

Diálogo – Filmes na Tela: uma conversa sobre exibição e difusão

Oficina – Noções Básicas de Organização, Preservação e Difusão em Espaços de Memória

Oficina – Patrimonialização e Salvaguarda

Oficina- Construindo a rede de gestores de espaços culturais da Bahia

18h30 às 21h – Cultural (Shows e apresentações artísticas)

1º de março (DOMINGO)

8h às 11h – Grupos de Trabalho – Eixo Temáticos  

Eixo 1: Plano Nacional Cultura Viva para os próximos 10 anos;
Eixo 2: Governança da Política Nacional de Cultura Viva;
Eixo3: Cultura Viva, Trabalho e Sustentabilidade da Criação Artística;
Eixo 4: Implementação da Lei Cultura Viva Bahia.

11h às 12h – Encontro Redes Temáticas dos Pontos de Cultura:  
1. Cultura Indígena
2. Culturas de Matrizes Afro-Brasileiras
3. Cultura Popular
4. Capoeira
5. Livro, Leitura e Literatura
6. Quadrilhas Juninas
7.  Economia Solidária e Criativa
8.  Cultura e Educação
9.  Ação Griô
10. Cultura Digital
11. Pontões de Cultura

14h às 18h – Fórum Estadual dos Pontos Cultura:

– Apresentação das propostas dos GTs e aprovação;
– Eleição da Comissão Estadual dos Pontos de Cultura
– Posse da Comissão
– Eleição de delegados para Teia Nacional

14h às 17h30 – Encontro dos Gestores do Cultura Viva (com formação sobre o Cultura Viva na Pnab – Ciclo II)

OUTROS ESPAÇOS NA TEIA:

28 de fevereiro e 01 de março, das 08 às 21h –

Feira Territórios Criativos (Economia Solidária)

Teinha (Espaço Infantil) – Espaço para crianças com apresentações artísticas e atividades lúdicas

Palco Vozes e Territórios

Palco livre para intervenções artísticas

Biblioteca de Extensão (Bibex) da Fundação Pedro Calmon

Plano Nacional Cultura Viva – O Plano Nacional Cultura Viva se fundamenta no que preconiza a Lei Nº 13.018/2014, que institui a política tendo como base a parceria da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios com a sociedade civil no campo da cultura, com o objetivo de ampliar o acesso da população brasileira às condições de exercício dos direitos culturais. Já o Projeto Lei da Política Estadual Cultura Viva 25.545/2024 foi sancionado pelo Governador do Estado, Jerônimo Rodrigues em dezembro de 2024.

A política pública tem como beneficiária a sociedade e prioritariamente grupos, comunidades e populações em situação de vulnerabilidade  e com reduzido acesso aos meios de produção, registro, fruição e difusão cultural e que, por isso, demandam ações voltadas ao reconhecimento de seus direitos humanos, sociais, culturais e identitários.

 

Feira de Santana / 25 de fevereiro de 2026 - 07H 00m

Após polêmica, Prefeitura reforça proibição de vendas no canteiro da Fraga Maia e afirma ter chegado a consenso com comerciantes

Após polêmica, Prefeitura reforça proibição de vendas no canteiro da Fraga Maia e afirma ter chegado a consenso com comerciantes
Foto: Reprodução

Após a repercussão envolvendo a retirada de vendedores do canteiro central da Avenida Fraga Maia, a Prefeitura de Feira de Santana informou que chegou a um consenso com pequenos empreendedores do setor de confeitaria durante reunião realizada na terça-feira (24), na Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico.

De acordo com nota oficial, durante o encontro a gestão municipal voltou a reforçar a proibição das vendas no local, alegando cumprimento da legislação e a necessidade de garantir a organização do espaço público e a segurança dos pedestres.

Como alternativa, a secretária Márcia Ferreira apresentou aos comerciantes a proposta de transferência das atividades para um novo espaço. Segundo a Prefeitura, a sugestão foi aceita pelos participantes após diálogo e alinhamento sobre possíveis adequações. Apesar disso, o comunicado não informa qual será o local indicado para a realização das vendas.

A administração municipal afirma que a medida integra ações de ordenamento das atividades comerciais na cidade e busca conciliar o exercício da atividade econômica com as normas vigentes. Ainda conforme a nota, a Secretaria permanece aberta ao diálogo com os empreendedores e segue disponível para esclarecimentos na sede do órgão.

Cultura / 24 de fevereiro de 2026 - 22H 32m

Cuca inicia matrículas para oficinas gratuitas de música, teatro, dança e artes visuais

Cuca inicia matrículas para oficinas gratuitas de música, teatro, dança e artes visuais
Foto: Reprodução

O Centro Universitário de Cultura e Arte  da Universidade Estadual de Feira de Santana (Cuca/Uefs) divulgou, nesta semana, o calendário de matrículas do Programa de Oficinas Artísticas 2026.1, que começa no dia 13 de março, com atividades nas áreas de música, artes visuais, teatro, dança e práticas corporais.

Para participar, é obrigatório realizar cadastro prévio no Sistema Integrado de Arte e Cultura (Siac), disponível no site oficial do programa. O procedimento é exigido tanto para estudantes veteranos quanto para novos interessados. Quem deseja ingressar como aluno novo deverá se inscrever para participar de um sorteio ou disputar as vagas remanescentes ao longo do processo.

A matrícula dos estudantes da casa acontece entre sexta-feira (13) e domingo (15), por ordem de chegada no sistema. Já as inscrições para novos candidatos interessados no sorteio serão realizadas na terça-feira (17) e quarta-feira (18), com divulgação do resultado prevista para quinta-feira (19).

As pessoas sorteadas poderão efetivar a matrícula no domingo (22) e na segunda-feira (23). Em seguida, o Cuca abre o período destinado às vagas remanescentes, entre quarta-feira (25) e quinta-feira (26), etapa que também permite participação de candidatos não sorteados e de quem não se inscreveu inicialmente. As validações das matrículas ocorrerão entre quarta-feira (25) e sexta-feira (27).

As oficinas não possuem mensalidade. Os alunos matriculados pagam apenas uma taxa semestral de R$ 138, válida para todo o período 2026.1, com possibilidade de isenção parcial ou total conforme critérios estabelecidos em edital. O início das aulas está previsto para segunda-feira (23), com término no sábado (20). O período para trancamento de matrícula será de segunda-feira (23) até sexta-feira (10).

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov