×

Busca

(65) registro(s) encontrado(s) para a busca: Uber
Feira de Santana / 11 de abril de 2026 - 16H 59m

1ª Motociata Contra a Violência às Mulheres tem forte adesão de motoubers e mobiliza Feira de Santana

A manhã deste sábado (11) ganhou um tom diferente em Feira de Santana. Às 9h, dezenas de motocicletas tomaram as ruas em um movimento que foi além do barulho dos motores: levou conscientização, engajamento e um recado claro contra a violência às mulheres.

A 1ª Motociata Contra a Violência às Mulheres reuniu um expressivo número de motoubers, marcando uma adesão significativa da categoria, que abraçou a causa e protagonizou a mobilização. A iniciativa contou com o apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, e se destacou pela participação ativa dos trabalhadores sobre duas rodas.

Com o tema “Pelo fim da violência contra a mulher”, o ato evidenciou a importância do envolvimento coletivo no enfrentamento à violência de gênero. A presença massiva dos motoubers chamou a atenção e reforçou o papel social da categoria, que diariamente está nas ruas e, cada vez mais, se posiciona como aliada na proteção e no respeito às mulheres.

A secretária municipal de Políticas para Mulheres, Neinha Bastos, destacou o simbolismo do momento e a força da adesão masculina à causa. “Foi um momento único, em que pude presenciar homens apoiando a causa, apoiando as mulheres e dizendo não à violência contra as mulheres”, afirmou.

Durante a ação, os motoubers foram reconhecidos como verdadeiros “anjos invisíveis”, não apenas pelo serviço que prestam, mas também pela postura de cuidado e atenção no dia a dia. Para muitos, a motociata representou mais do que um evento: foi um posicionamento público.

Um dos participantes, Robério Fernandes, reforçou a importância da iniciativa e da união entre sociedade e poder público. “Estou muito satisfeito em ver o poder público envolvido nessa questão tão sensível. Isso contribui para unir mais organizações e fortalecer ações que visem reduzir os índices de violência contra as mulheres”, pontuou.

A forte participação da categoria evidenciou que o combate à violência contra a mulher não é uma pauta isolada, mas uma responsabilidade coletiva. A mobilização também reafirma o compromisso da administração municipal em ampliar o diálogo com diversos segmentos e fortalecer ações de conscientização.

 

Bahia / 20 de março de 2024 - 23H 03m

Governo da Bahia assina convênio com a Uber para reforçar a segurança no transporte por aplicativo

Governo da Bahia assina convênio com a Uber para reforçar a segurança no transporte por aplicativo
Foto: Reprodução

Foi assinado nesta quarta-feira (20) um convênio entre o Governo da Bahia e a Uber, para que o software de emergência da plataforma de transporte por aplicativo seja conectado ao Centro Integrado de Comando e Controle da Secretaria da Segurança Pública.

A Bahia é o quinto estado a contar com essa inovação. A assinatura foi feita pelo governador Jerônimo Rodrigues.

A partir de agora, tanto motoristas quanto passageiros que estejam em situações de emergência, seja por algum tipo de delito ou acidente, poderão acionar o botão “ligar para a polícia”, sendo atendidos pela central 190 e encaminhados para o Centro, proporcionando uma resposta mais rápida e eficiente à chamada.

Saúde / 07 de fevereiro de 2024 - 20H 41m

Inspeção confirma tuberculose e outras doenças infecciosas entre venezuelanos que estão em Feira de Santana

Inspeção confirma tuberculose e outras doenças infecciosas entre venezuelanos que estão em Feira de Santana
Foto: Divulgação

Uma reunião interinstitucional, na Defensoria Pública da Bahia, apresentou o relatório oficial de inspeção da equipe de vigilância epidemiológica do Estado sobre a saúde dos venezuelanos da etnia Warao, que se encontram em Feira de Santana.

Segundo o documento, foi confirmada infecção latente por tuberculose – quando a pessoa tem o hospedeiro, mas ainda não desenvolveu a doença. A inspeção identificou, ainda, a ausência de orientação nutricional e alimentar; pediculose (piolho); doença diarreica aguda (que pode levar a morte por desidratação); síndrome gripal; e ausência de água potável no local.

Além disso, também foi identificada a ausência de profissional qualificado para lidar com população culturalmente diferenciada.O relatório aponta, em suas conclusões, a necessidade de articulação interinstitucional para prevenir o contágio coletivo e diminuir a vulnerabilidade social dos Warao.

A reunião contou com a presença da Defensoria Pública; dos diversos órgãos da Secretaria de Saúde do Estado e também da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos.

“O Município admite que realizou apenas 26 exames para verificar quem está infectado e quem está com a infecção latente, quando é sabido que existem mais 70 pessoas e todas elas precisam ser testadas, para iniciar tratamento e evitar uma possível disseminação da doença. Já sabemos que a garota Jéssika, dois anos,  faleceu de tuberculose e desnutrição grave em 23 de janeiro de 2024”, explicou o defensor Maurício Moitinho, que acompanha os Warao.

Ele lembra também que há um adulto com infecção latente também confirmada. Outras cinco crianças estão com sintomas, mas são necessários novos exames para verificar tuberculose latente, que não foram feitos pelo Município anteriormente. Todos os 70 Warao precisam ser testados.

Saúde / 30 de janeiro de 2024 - 23H 23m

Defensoria Pública realiza operação em Feira de Santana para verificar suspeita de tuberculose entre indígenas venezuelanos

Defensoria Pública realiza operação em Feira de Santana para verificar suspeita de tuberculose entre indígenas venezuelanos
Foto: Divulgação

Em conjunto com a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), a Defensoria Pública da Bahia (DPE-BA), realizou uma operação em Feira de Santana para verificar a suspeita de tuberculose entre os venezuelanos indígenas da etnia Warao.

Segundo aponta o Conselho Nacional de Saúde, este grupo é especialmente vulneráveis à doença, assim como crianças, pessoas em situações de rua e em miserabilidade.

Na semana passada, uma menina de dois anos foi a óbito e, em outubro de 2023, um adulto também faleceu com os sintomas do que parecia ser uma pneumonia. No entanto, o obituário da criança indica tuberculose e desnutrição grave como causa da morte.

Na mesma data, outras duas crianças foram internadas também com desnutrição, desidratação e suspeita de pneumonia. Além disso, o pai da vítima testou positivo para tuberculose e há cinco crianças com sintomas parecidos.

Tudo isto acendeu um alerta para o risco generalizado de contágio, pois a doença é transmissível, tem como principal sintoma a tosse recorrente, e atinge principalmente o pulmão, mas, tem cura efetiva se tratada com antecedência.

“No ano passado, havia 52 venezuelanos no local, agora já são 72. A Defensoria realizou essa nova visita com a Sesab para que, se verificada a doença, em um ou mais integrantes, sejam feitas as profilaxias de emergência para evitar novos óbitos”, disse o defensor público Maurício Moitinho, da área de Fazenda Pública.

Feira de Santana / 20 de março de 2023 - 11H 38m

Uber Prioridade, modalidade que permite ‘furar a fila’, chega a Feira de Santana

A Uber está expandindo o Uber Prioridade para mais de vinte novas cidades brasileiras, incluindo Feira de Santana, Natal e Porto Alegre. A nova modalidade já está disponível hoje para alguns usuários da cidade e será liberada para toda a população nos próximos dias. O Uber Prioridade oferece a possibilidade de embarques mais rápidos para os usuários e, para os motoristas parceiros, mais uma oportunidade de ganhos.

Com o Uber Prioridade, o embarque do usuário é priorizado, aumentando as chances de um tempo de espera menor. O valor das viagens será um pouco maior do que as do UberX e, por enquanto, o novo produto será limitado a momentos de maior demanda para viagens com até 10 quilômetros de distância.

Para solicitar uma viagem com o Prioridade, basta acessar o aplicativo da Uber, digitar os locais de início e destino da viagem e escolher a opção Prioridade. A nova funcionalidade oferece a mesma qualidade e padrão de segurança de todas as modalidades de viagens da Uber. Para usar o Uber Prioridade não é necessário baixar um novo app, basta abrir o aplicativo da Uber já instalado no celular e conferir a lista de opções. O horário de funcionamento não é fixo, acompanha a dinâmica de movimentação da cidade.

A escolha de usar o Uber Prioridade é opcional, ou seja, os parceiros têm liberdade para decidir se querem ou não aceitar as viagens. O Uber Prioridade chegou ao Brasil em 2021 e já está presente em lugares como Belém, Campinas, Curitiba, São Luís, Santos, João Pessoa, Vitória, Goiânia, Campo Grande, Cuiabá, Salvador, Recife, Belo Horizonte, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo.

Câmara de Feira / 16 de outubro de 2019 - 10H 31m

Uber estacionado na Câmara

Feira de Santana continua atrasada quando o assunto é a legalização dos aplicativos de transporte. Existe certo desinteresse na Câmara Municipal com o projeto que regulamenta o serviço na cidade. Essa semana, a matéria foi adiada mais uma vez por cinco sessões. Assim, aplicativos como Uber e 99 continuam funcionando na cidade sem regulamentação. Alguns vereadores, como o oposicionista Roberto Tourinho (PV), já se posicionaram contrários a legalização.

Cultura / 10 de março de 2026 - 12H 43m

Produção de Feira de Santana leva o Feiraguay para festival internacional de cinema

Produção de Feira de Santana leva o Feiraguay para festival internacional de cinema
Foto: Divulgação/PMFS

O longa-metragem feirense ‘Feiraguay’, dirigido pelo cineasta Francisco Gabriel Rêgo, foi selecionado para a Mostra Competitiva Baiana da XXI edição do Panorama Internacional Coisa de Cinema, considerado um dos festivais mais relevantes do país e a principal vitrine do audiovisual produzido na Bahia.

Com 68 minutos de duração, o documentário representa a produção cultural de Feira de Santana no evento e leva para o público um retrato do cotidiano de um dos maiores centros de comércio popular do Nordeste.

Realizado pela Pau Ferro Produções em parceria com o Coletivo Urgente de Audiovisual (CUAL), o filme parte da realidade local para dialogar com um cenário mais amplo. A narrativa mergulha no dia a dia do entreposto comercial Feiraguay e constrói um olhar sobre trabalho, memória e as dinâmicas sociais do interior baiano.

Ao longo da obra, o espaço comercial ganha contornos de paisagem histórica. Entre corredores e bancas, o documentário apresenta o Feiraguay como um território marcado por encontros, circulação de pessoas e diferentes trajetórias de vida, dando voz a comerciantes e frequentadores do local. Atualmente, o entreposto reúne cerca de 650 boxes e registra um movimento médio de mil pessoas por dia.

Para a secretária municipal de Desenvolvimento Econômico, Márcia Ferreira, a visibilidade do filme reforça a importância do espaço para a economia local e evidencia o papel das políticas de apoio aos empreendedores. Segundo ela, o Feiraguay se consolidou como um importante polo de comércio e também de atração turística em Feira de Santana.

“O Feiraguay possui uma variedade imensa de produtos e é um entreposto fundamental para o comércio e o turismo. Por meio da SETTDEC, mantemos a atualização cadastral e disponibilizamos treinamentos para capacitar esses empreendedores”, afirmou.

A gestora também destacou a atuação da Associação dos Vendedores Ambulantes de Feira de Santana (AVANFIS), ressaltando que o associativismo contribui para fortalecer a atividade e ampliar as conquistas da categoria.

“O associativismo é uma ferramenta importante para a sustentabilidade desse tipo de negócio. A AVANFIS está presente para apoiar os permissionários, pois, sem a força da associação, os avanços para a categoria se tornam mais lentos”, acrescentou.

O Panorama Internacional Coisa de Cinema acontece entre março e abril, com exibições em Salvador e Cachoeira. As sessões do filme estão previstas para o Cine Theatro Cachoeirano, no dia quinta-feira (27), e no Cine Glauber Rocha, em Salvador, nos dias domingo (30) e terça-feira (1º). Após as exibições, o público poderá participar de debates com a equipe do documentário.

Feira de Santana / 07 de janeiro de 2026 - 18H 16m

Feira do Livro tem início em Feira de Santana, com descontos de até 70%

Feira do Livro tem início em Feira de Santana, com descontos de até 70%
Foto: Divulgação/PMFS

A tradicional Feira do Livro Usado de Feira de Santana começou na segunda-feira (5), no estacionamento da Prefeitura, e segue até o início de março. O evento, realizado há mais de duas décadas, oferece uma oportunidade para pais e responsáveis economizarem na compra de parte do material escolar, com descontos que chegam a 70% em livros didáticos e paradidáticos.

Apesar do crescimento das opções de venda de livros usados no mercado, os feirantes esperam manter boas vendas neste ano. Compradores vindos de cidades vizinhas também contribuem para a movimentação do evento, reforçando a importância da feira para além dos limites da cidade.

“Muitas escolas da região ainda adotam livros, e são essas pessoas que vêm à feira porque sabem que aqui encontrarão o que procuram”, destaca Resênio Almeida, que participa do evento desde a primeira edição.

O organizador da feira, Glauber Cunha, mantém otimismo em meio às incertezas de um mercado cada vez mais competitivo. “O certo é que continuamos sendo uma excelente opção de compras”, afirma, lembrando que o evento combina tradição com preços mais acessíveis, atraindo milhares de famílias todos os anos.

No entanto, a dinâmica do mercado tem mudado. A venda de livros por grupos de WhatsApp, formada por pais de estudantes, e a adoção crescente de módulos escolares vendidos diretamente pelas escolas reduziram, gradualmente, o fluxo de visitantes. Em Feira de Santana, apenas quatro grandes colégios ainda apresentam listas completas de livros didáticos, reforçando a relevância da feira para quem ainda adota o modelo tradicional.

15 de dezembro de 2025 - 14H 40m

Exposição “Planeta Algas” chega à UEFS e transforma Feira de Santana em porta de entrada para o mundo das algas

A Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) abre as portas para um mergulho fascinante em um mundo que pouca gente conhece, mas do qual todos dependemos: o das algas. A exposição “PLANETA ALGAS: Sem elas, a Terra não seria possível!”, instalada no hall da Biblioteca Central Julieta Carteado, convida o público a descobrir como esses organismos discretos são fundamentais para a vida no planeta.

A mostra, parte do projeto Divulgação com Consciência, apresenta desde microalgas invisíveis a olho nu até macroalgas exuberantes. Elas formam a base das cadeias alimentares aquáticas, participam de complexas relações ecológicas e são responsáveis por grande parte do oxigênio que respiramos. A exposição também apresenta as cianobactérias, organismos ancestrais que desempenharam papel essencial na evolução da atmosfera terrestre.

Mais do que revelar a diversidade desses seres, “Planeta Algas” chama atenção para sua função como sentinelas ambientais. Altamente sensíveis às mudanças nos ecossistemas e com ciclos de vida rápidos, as algas são eficientes bioindicadoras de impactos ecológicos. O visitante descobrirá ainda os inúmeros serviços ecossistêmicos prestados por elas: fixação de CO₂, manutenção da biodiversidade, equilíbrio de nutrientes em rios e lagos e oferta de abrigo e alimento para incontáveis espécies marinhas.

Com linguagem acessível e apelo visual, a exposição transforma ciência em experiência e reforça a urgência da preservação dos ecossistemas aquáticos — um convite à reflexão sobre o papel desses organismos para a saúde do planeta.

O projeto Divulgação com Consciência, vinculado ao Departamento de Ciências Biológicas da UEFS, é dedicado à popularização da ciência e conta com apoio da PROEX/UEFS e das agências CNPq, CAPES e FAPESB. A visitação é gratuita e segue até 27 de fevereiro, de segunda a sexta, das 8h30 às 21h, no Hall da Biblioteca Central Julieta Carteado. Uma oportunidade perfeita para levar as crianças durante as férias e despertar novas curiosidades sobre o nosso planeta azul.

Política / 25 de novembro de 2025 - 14H 41m

Luiz da Feira critica excesso de multas e cobra organização do trânsito em Feira de Santana

Na sessão desta terça-feira (25), na Casa da Cidadania, o vereador Luiz da Feira (PP) questionou a quantidade de multas aplicadas diariamente em Feira de Santana e afirmou que o trânsito permanece desorganizado, mesmo com o uso intensivo de câmeras de fiscalização na cidade.

“Hoje, falando de multa, nós temos 240 câmeras instaladas em nossa cidade de Feira de Santana, para multar os nossos feirenses. Não tem um taxista, um Uber, um comerciante, que não tenha hoje umas três ou quatro multas. E você não vê organização diretamente no trânsito. Nós temos um grande superintendente, Ricardo da Farol, que eu tenho uma admiração muito grande, mas nós precisamos organizar o trânsito”, defendeu o edil.

O vereador continuou a crítica ao falar do volume de autuações registradas pelos equipamentos e da forma como o sistema funciona. “Imagina quantas multas são geradas por dia? Não precisa mais SMT, já é lá diretamente no ‘chupa cabra’, chega lá, registra e, quando você vai ver, tem três ou quatro multas. Então precisamos, sim, organizar o nosso trânsito com muito amor e muito carinho.”

A Prefeitura já informou, em ocasiões anteriores, que utiliza câmeras de videomonitoramento para fiscalizar infrações como avanço de sinal, estacionamento irregular e outras condutas previstas no Código de Trânsito Brasileiro. A cobrança do vereador ocorre em meio às reclamações recorrentes de motoristas que afirmam enfrentar dificuldades no tráfego e falta de organização em diversos pontos da cidade.

Feira de Santana / 13 de novembro de 2025 - 07H 59m

Lei estabelece limite máximo de 15 minutos para atendimento presencial na Coelba em Feira

A Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba) em Feira de Santana passa a ser obrigada a realizar o atendimento presencial aos consumidores nas unidades instaladas na cidade no tempo máximo de 15 minutos. A determinação está prevista na Lei Municipal nº 4.354, sancionada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho e publicada no Diário Oficial do Município (www.feiradesantana.ba.gov.br), edição desta quarta-feira, dia 12 de novembro.

A medida também estabelece exceções para aplicação do tempo máximo de espera por atendimento nas unidades da Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (Coelba). Em dias de grande movimento, como vésperas de feriados, início e final de mês, o tempo de espera poderá ser de até 30 (trinta) minutos, desde que haja justificativa visível ao público.

Para garantir a aplicação da lei com eficácia, deverão ser instalados sistemas de controle eletrônico ou manual de senhas, com emissão de comprovante de chegada que registre data e horário, de forma a possibilitar a fiscalização do seu cumprimento.

Terão prioridade no atendimento pessoas idosas, gestantes, lactantes, pessoas com deficiência e pessoas com crianças de colo, conforme legislação federal aplicável.

As unidades da Coelba terão o prazo de 120 (cento e vinte) dias para se adequarem às disposições desta lei, contados a partir de sua publicação. O descumprimento das disposições sujeitará o infrator às seguintes penalidades, sem prejuízo de outras sanções previstas em legislação aplicável: advertência, na primeira autuação; multa no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais), dobrada em caso de reincidência; e, em caso de reiterado descumprimento, poderá ser solicitada a suspensão temporária do funcionamento da unidade infratora, conforme avaliação do Poder Público Municipal.

O Poder Executivo regulamentará esta lei no que couber, inclusive quanto à fiscalização e aplicação das sanções administrativas. A lei, decretada pelo Legislativo feirense, é de autoria do vereador Jorge Oliveira.

Feira de Santana / 22 de setembro de 2025 - 13H 53m

Divulgação de lista de pessoas com HIV, em Feira, gera onda de indignação e repercute em todo o país

A divulgação, no Diário Oficial do Município de Feira de Santana, de uma lista com nomes de pessoas vivendo com HIV/AIDS, no último sábado (20), repercutiu em todo o Brasil e gerou uma onda de revolta contra a Prefeitura. O episódio, considerado sem precedentes, foi destaque em portais nacionais e regionais, como o G1, BNews, Bahia Notícias, Portal do Cazé e até em perfis de grande alcance nas redes sociais, como o Hugo Gloss, ampliando a dimensão do caso e expondo a gravidade da falha administrativa.

As publicações ganharam enorme visibilidade, multiplicando críticas de organizações de direitos humanos, juristas e cidadãos comuns, que classificaram o ato como uma violação grave da privacidade e da dignidade das pessoas expostas.

O episódio em questão pode marcar a forma como o Brasil lida com a proteção de dados sensíveis e a dignidade de pessoas que ainda sofrem forte estigma social. Com a pressão de diferentes setores da sociedade e ampla cobertura da imprensa, o caso de Feira de Santana entra no radar nacional como um dos mais graves episódios recentes de violação de privacidade por parte do poder público.

Leis violadas e consequências jurídicas

Especialistas apontam que a divulgação dos nomes fere diretamente a Lei nº 14.289/2022, que assegura sigilo para pessoas com HIV, hepatites crônicas, tuberculose e hanseníase, proibindo a identificação dessas condições por agentes públicos ou privados.

Além disso, a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei 13.709/2018 – LGPD) classifica como sensíveis os dados referentes à saúde, restringindo seu uso a hipóteses legais específicas e estabelecendo sanções severas em caso de divulgação indevida.

Outro dispositivo citado é a Lei nº 12.984/2014, que criminaliza atos de discriminação contra pessoas vivendo com HIV/AIDS — incluindo a exposição de sua condição de forma não autorizada. A própria Constituição Federal garante a inviolabilidade da intimidade, vida privada e sigilo de dados, fundamentos que também foram comprometidos.

As consequências jurídicas podem incluir desde indenizações por danos morais aos cidadãos afetados até responsabilização civil e administrativa do Município, sem descartar a atuação do Ministério Público para investigar eventual responsabilidade criminal.

Reação política e silêncio do prefeito

Diante da repercussão, o prefeito José Ronaldo ainda não se pronunciou oficialmente sobre o caso. No entanto, suas redes sociais passaram a apresentar comentários bloqueados ou limitados nas últimas publicações.

A Prefeitura, em nota, informou apenas que abrirá sindicância interna para apurar o “vazamento de dados que resultou na divulgação indevida de informações pessoais de cidadãos portadores de fibromialgia, HIV e anemia falciforme”.

Feira de Santana / 20 de setembro de 2025 - 07H 19m

PneumoFeira chega à 20ª edição com debates sobre saúde pulmonar e mudanças climáticas

O ar que respiramos nunca esteve tão em pauta. Em um cenário onde a poluição e as mudanças climáticas afetam diretamente a qualidade de vida da população, Feira de Santana será palco de um encontro que coloca a saúde respiratória no centro das discussões: a PneumoFeira 2025 – 20ª Jornada Feirense de Pneumologia. O evento acontece no dia 4 de outubro, das 8h às 18h, no Hotel NH, reunindo especialistas locais e nacionais em uma programação intensa, que vai da asma à doença pulmonar obstrutiva crônica, passando por nódulos pulmonares, doenças intersticiais e pneumopediatria.

Promovida pela Sociedade Feirense de Pneumologia, a PneumoFeira celebra duas décadas de história como um dos principais fóruns de atualização e integração médica na região. “Nossa proposta é conectar ciência, clínica e sociedade, para que médicos e demais profissionais de saúde compreendam como fatores ambientais influenciam diretamente as doenças respiratórias. Feira de Santana tem desafios importantes nesse tema, e é papel da comunidade médica ampliar esse debate”, destaca o presidente da entidade, José Neto.

Entre os destaques da programação, a mesa de abertura, “O ar que eu respiro”, aborda a qualidade do ar na região, os efeitos ambientais sobre as doenças pulmonares e o papel dos médicos diante da crise climática. Ao longo do dia, mesas-redondas irão discutir o papel multidisciplinar no manejo do nódulo pulmonar, os avanços dos imunobiológicos na asma grave, novos horizontes no tratamento da doença pulmonar obstrutiva crônica, além de um espaço dedicado à pneumopediatria, com reflexões sobre crise asmática, tuberculose na infância e tabagismo entre adolescentes.

O evento, voltado para profissionais de saúde e estudantes, conta ainda com um simpósio satélite sobre câncer de pulmão. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/xx-jornada-feirense-de-pneumologia/3109391 .

Bahia / 01 de junho de 2025 - 08H 59m

São João na Bahia 2025: mais de 280 municípios terão reforço na segurança e uma ampla programação cultural

O Governo do Estado lançou oficialmente, neste sábado (31), em Tanhaçu, o ‘São João da Bahia 2025’ no interior, com um pacote de ações para assegurar os festejos de Santo Antônio, São João e São Pedro em mais de 280 municípios. O governador Jerônimo Rodrigues e secretários estaduais, participaram das boas-vindas à maior festa do estado, na praça oficial do município, que contou com show do cantor Adelmário Coelho nesta noite de lançamento.

Na ocasião, o chefe do Executivo baiano acompanhou a apresentação de quadrilhas e destacou a importância de realizar a abertura dos festejos em cidades menores da Bahia e sobre as ações prioritárias do governo, que envolvem reforço na segurança, plantões na área da saúde e dos direitos humanos, além de uma ampla programação cultural e gratuita.

“Reafirmamos o nosso compromisso em promover uma festa democrática e acessível para baianos e turistas. Portanto, a cada ano estamos inovando e fazendo com que os pequenos municípios sejam conhecidos e tenham a festa valorizada. Aqui na região de Tanhaçu há muitos atrativos, como cachoeiras, belezas naturais. Inclusive autorizei um volume de recursos para que a Polícia Militar esteja presente, ações de saúde e programação cultural diversa, com apresentação de bandas já consolidadas e de artistas locais”, disse Jerônimo Rodrigues.

Para o secretário de Cultura, Bruno Monteiro, a iniciativa vai fortalecer a preservação cultural que a festa tem para o Nordeste. “É o Governo do Estado presente com o edital de apoio aos municípios para a contemplação artística, porque mais uma vez é aquele momento em que a cultura mostra todo o seu potencial de reunir, de celebrar uma tradição, mas sobretudo, de gerar desenvolvimento, emprego e renda para o povo baiano. Como diz a nossa campanha esse ano, maior que essa festa só o nosso amor pelo São João e pela Bahia”, comentou.

Mais segurança
Para garantir mais segurança para baianos e turistas durante os festejos, serão empregados 12 mil policiais e bombeiros durante a Operação São João 2025. As Forças Estaduais desenvolverão ações preventivas, de inteligência e resgate em 281 municípios, somando quase R$ 30 milhões em investimentos.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) ativará, no período das festas, o Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), com a presença de 20 órgãos estaduais, federais, municipais e concessionárias de serviços. A operação contará também com cobertura de câmeras de reconhecimento facial e emprego de Plataformas de Observação Elevada (POE), pesquisa de satisfação promovida pela Ouvidoria e também postos para atendimentos de públicos vulneráveis.

O Corpo de Bombeiros também fará ações preventivas e emergenciais nas localidades dos eventos, prestando serviços de atendimento pré-hospitalar, busca e salvamento, além de prevenção e combate a incêndio.

Receptivo e Capacitação no Turismo
A Secretaria de Turismo do Estado (Setur-BA) promoveu o São João da Bahia em encontros com operadores turísticos e agentes de viagem dos principais mercados emissores de visitantes nacionais para a Bahia: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Brasília. Além da divulgação dos atrativos e da infraestrutura, foram realizados encontros de negócios. O órgão também realiza capacitações voltadas para trabalhadores e empresários da cadeia do turismo, no período que antecede a festa, bem como a contratação de atrações para incrementar a programação das cidades baianas. Durante as comemorações, os visitantes contarão com receptivo especial.

De acordo com o secretário da pasta, Maurício Bacelar, mais de dois milhões de visitantes devem movimentar a festa no estado. ”O São João é a maior manifestação cultural do povo nordestino, e é aqui na Bahia que ele tem a sua maior expressão. O governo está atento a esta festa, porque ela valoriza a nossa cultura, aumenta a autoestima da população, movimenta a economia, que deve ser estimulada em mais de R$ 3 bilhões, além de gerar emprego e renda. A partir de hoje, os municípios estão por conta da sanfona, da zarumba e do triângulo e todos ao som do forró”, disse.

Postos de testagem
Através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesab), o governo também vai disponibilizar 13 estandes de Testagem Rápida em 12 municípios do interior (Cruz das Almas, Amargosa, Santo Antônio de Jesus, Ibicuí, Alagoinhas, Irecê, Senhor do Bonfim, Camaçari, Itaberaba, Jequié, Cachoeira e Eunápolis), no período de 19 a 24 de junho.

Mais de 3,5 mil catadores e catadoras beneficiados
Condições de trabalho digno serão garantidas a 3.566 catadores e catadoras de resíduos sólidos no São João e São Pedro 2025, a partir de ações da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda Esporte (Setre), em Salvador e outros 13 municípios do interior do estado. Os catadores e catadoras contarão com Centrais de Apoio ao Catador geridas por 11 cooperativas de reciclagem que compram o material coletado pelos trabalhadores praticando preços justos.

O investimento da Setre será de quase R$ 1 milhão para ações em Salvador, Barreiras, Itaetê, Castro Alves, Cruz das Almas, Santo Antônio de Jesus, Jequié, Lauro de Freitas, Camaçari, Ilhéus, Itabuna, Senhor do Bonfim, Porto Seguro e Eunápolis. Os catadores receberão fardamento, água e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs): botas e luvas.

São João nas bibliotecas estaduais
Os festejos juninos serão também celebrados nas bibliotecas estaduais. A Fundação Pedro Calmon (FPC), unidade vinculada à Secretaria Estadual de Cultura (Secult-BA), organiza uma série de atividades. Uma das ações acontecerá na Biblioteca Juracy Magalhães Júnior, em Itaparica, onde serão realizadas contações de histórias, mostras bibliográficas de festejos juninos, bate-papo sobre tradições juninas, louvor a Santo Antônio e atrações para o público infantil.

Festa junina sem racismo e intolerância
Durante os festejos juninos, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) realiza uma campanha de combate ao racismo e à intolerância religiosa em sete municípios baianos: Cachoeira, São Sebastião do Passé, Senhor do Bonfim, Irecê, Ituberá, Camaçari e Salvador. As ações incluem mobilização social, distribuição de materiais educativos e projeções em palcos e locais de grande circulação, sempre das 17h às 22h.

A unidade móvel do Centro de Referência Nelson Mandela oferece atendimento direto, acolhimento, registro de denúncias de discriminação racial ou intolerância religiosa e apoio psicológico, social e jurídico.

Direitos Humanos e Assistência Social
A Secretaria da Justiça e Direitos Humanos (SJDH) realiza, de 19 a 24 de junho, o Plantão Integrado de Direitos Humanos durante os festejos de São João nos municípios de Amargosa e Santo Antônio de Jesus. A ação tem como objetivo prevenir e reduzir violações de direitos, com atuação focada em medidas preventivas e protetivas, garantindo mais segurança e acolhimento à população.

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades) vai atuar durante os festejos juninos no interior da Bahia, com foco na proteção de crianças e adolescentes. As ações incluem combate ao trabalho infantil e à exploração sexual, por meio de mobilização social, distribuição de materiais educativos e kits informativos, além de recursos lúdicos como os brinquedos vigilantes Lulu Alerta e Ursinho Atento.

A Seades esteve presente em Tanhaçu, no lançamento do São João da Bahia, e também nos municípios de Amargosa e Senhor do Bonfim, em parceria com as prefeituras. A atuação contará ainda com plantões integrados junto a outros órgãos estaduais, reforçando a vigilância e o enfrentamento às violações de direitos.

Elas à Frente nos Festejos Juninos
Durante os festejos juninos, a Secretaria de Políticas para as Mulheres (SPM) realizará uma série de ações em 30 municípios baianos. A campanha “Oxe, Me Respeite!” terá foco na prevenção à violência contra a mulher, oferecendo acolhimento, capacitação de equipes e distribuição de materiais informativos.
Outra iniciativa é o projeto “Elas à Frente nos Festejos Juninos”, que promove feiras temáticas para incentivar a inclusão produtiva de mulheres, valorizando a agricultura familiar e a economia solidária.

Seinfra e Agerba reforçam ações nas estradas e no ferry-boat
Para garantir mais segurança e conforto no São João do interior, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba) estão preparadas para intensificar a fiscalização nas estradas, rodoviárias e no sistema ferry-boat, com apoio da Polícia Militar e Polícia Rodoviária Federal. A operação busca garantir viagens mais seguras para quem vai aproveitar os festejos juninos pelo estado.

O ferry-boat conta com mais guichês, atendimento prioritário e acompanhamento das filas em tempo real pelo Filômetro: internacionaltravessias.com.br/filometro.

Mais de 2 mil quilômetros de rodovias passam por serviços de roçagem, sinalização e manutenção. Alguns dos trechos beneficiados são:
BA-046: Santo Antônio de Jesus – Nazaré
BA-131: Senhor do Bonfim – Saúde – Jacobina
BA-142: Mucugê – Barra da Estiva – Tanhaçu
BA-502: Feira de Santana – Conceição da Feira – BR-101

Transmissão dos festejos
Mais uma vez, a TVE e a Rádio Educadora FM realizam a maior transmissão da história das Festas Juninas com shows ao vivo do São João da Bahia. Serão 14 dias de cobertura em mais de 100 shows em Salvador e Amargosa, entre os dias 13 de junho a 2 de julho. Também está prevista transmissão nacional pela TV Brasil e emissoras parceiras, além do acesso pelo canal no Youtube da TVE (youtube.com/tvebahia).

Feira de Santana / 16 de abril de 2025 - 06H 45m

Um dos maiores torneios do mundo, ITF BT 400 de Feira de Santana começa nesta quarta-feira com o qualifying

Um dos maiores torneios do mundo, ITF BT 400 de Feira de Santana começa nesta quarta-feira com o qualifying
Foto: Rafael Falcão

Começa nesta quarta-feira (16), na Academia Smash, o ITF BT 400 de Feira de Santana (BA), um dos maiores torneios do mundo de Beach Tennis, com premiação total de US$ 35 mil e 470 pontos no ranking mundial.

O primeiro dia do evento terá 25 jogos e é reservado ao qualifying definindo as oito últimas vagas na chave principal do masculino e feminino, que terá início na quinta-feira, 17. Os confrontos nesta quarta começam a partir das 10h com atletas do Brasil, Venezuela, França e Itália. Entre os homens serão necessárias duas partidas para a classificação para a chave principal e entre as mulheres uma rodada. Os baianos Rafael De Souza e João Pedro Pereira vão buscar vaga na chave principal e estreiam contra o italiano Tristano Frattolillo e o brasileiro Augusto Russo, cabeças de chave 7.

A chave principal começa na quinta-feira, 17, e vai até o sábado, 19, com transmissão do canal PlayBT no Youtube de todo o torneio e dos canais ESPN e Disney+ dos jogos decisivos.

Nos dias 19 e 20 a academia Smash recebe o ITF BJ 100 juvenil. Entre os dias 17 e 20 o torneio amador nas categorias A, B, C e D em Duplas Masculina, Feminina, Duplas Mistas além das disputas nas categorias 40+, 50+ e 60+ dos Masters. Ao todo são 18 quadras para as disputas.

As grandes estrelas chegam a partir desta quarta-feira em Feira de Santana. O torneio principal terá os melhores do mundo no masculino, o italiano Mattia Spoto e o francês Nicolas Gianotti, o número 3 do mundo e melhor brasileiro, André Baran, atual campeão mundial com o hexacampeão mundial, o italiano Michele Cappelletti, o bicampeão mundial e quinto do ranking, o espanhol Antomi Ramos, campeão da edição passada na categoria BT 200. No feminino as atuais bicampeãs mundiais, a paranaense Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz serão atrações junto com as brasileiras Vitória Marchezini, de 19 anos, e a paulista Sophia Chow, ambas top 5 do mundo.

*Baiano é vice-campeão no primeiro dia de evento*

A terça-feira, 15, foi reservada para dar o start na semana de Beach Tennis com o torneio BT 10 valendo dez pontos no ranking mundial. No feminino o título ficou com a dupla da paraense Ana Beatriz Belém e a goiana Maria Fernandes que marcaram 6/1 6/0 na decisão sobre Manuela Soares e Bianca Nóbrega: “É meu terceiro título ITF, primeiro de 2025. Tinha sido vice em outro torneio em Uberaba e agora saio com essa conquista, estou feliz. Eu e minha parceira estávamos muito focadas em jogar bem esse torneio porque nunca tínhamos jogado juntas, então entramos firmes e muito motivadas pra jogar o BT10. Adoramos a Academia Smash desde o começo e nos sentimos muito bem com a atmosfera, fomos muito bem recebidas”, disse Maria Fernandes.

No masculino o troféu ficou com a dupla de Davi Luiz e Wellington Nascimento que passaram pelo baiano Lucas Cavalieri e o francês Joseph Vieira por um duplo 6/4. O ITF BT 400 de Feira de Santana tem a chancela da Federação Bahiana de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Internacional de Tênis.

 

Eleições 2026 / 27 de fevereiro de 2025 - 09H 16m

Pesquisa aponta aprovação de Jerônimo em alta, mas projeção sugere vitória de ACM Neto em 2026

A avaliação do governo Jerônimo Rodrigues (PT) aumentou 7% de dezembro a fevereiro, conforme levantamento da Genial Quaest divulgado nesta quinta-feira (27) pela CNN. Jerônimo é aprovado por 61% dos eleitores, frente aos 54% do final de 2024. Apesar da notícia positiva, quando é testado um cenário eleitoral similar a 2022, o governador perderia para o principal adversário, o ex-prefeito de Salvador, ACM Neto (União).

A pesquisa mostra ainda que houve uma queda na desaprovação do governador, de 35% em dezembro para 31% agora em fevereiro. Cerca de 11% dos eleitores não souberam ou preferiram não responder – no final de 2024 eram 8%. Foram ouvidas 1.200 pessoas entre os dias 12 e 23 e a pesquisa tem intervalo de confiança de 95%.

O levantamento fez ainda o seguinte questionamento: “Se as eleições para governador fossem hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?”. Nesse cenário, o ex-prefeito de Salvador, derrotado no segundo turno por Jerônimo em 2022, é citado por 42% dos eleitores, enquanto o atual gestor é lembrado por 38%.

A pesquisa testou o mesmo cenário do último pleito majoritário. Assim, João Roma (PL) teve 3% das intenções de voto, enquanto Kleber Rosa (PSOL) ficou com 1%. Indecisos somaram 5% e aqueles que votariam em branco, nulo ou que não votariam chegaram a 11%. (Fonte BN)

Política / 29 de outubro de 2024 - 20H 09m

Sob protesto da oposição, deputados baianos aprovam empréstimos de mais de R$ 1,6 bilhão ao Governo do Estado

Sob protesto da oposição, deputados baianos aprovam empréstimos de mais de R$ 1,6 bilhão ao Governo do Estado
Foto: Divulgação/Alba

Dois pedidos de autorização de crédito foram aprovados pela Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), nesta terça-feira (29), para o governo Jerônimo Rodrigues. O projeto foi alvo de protestos por parte dos deputados de oposição.

O primeiro empréstimo aprovado, de R$ 1 bilhão, foi através do Projeto de Lei 25482/2024, que autoriza a operação de crédito junto a instituições financeiras nacionais, com a garantia da União.

Os recursos, conforme apontado pelo Executivo, são destinados à viabilização de investimentos previstos no Plano Plurianual e nos Orçamentos Anuais do Estado nas áreas de mobilidade urbana e interurbana, de infraestrutura urbana, de infraestrutura hídrica, de edificação pública e de infraestrutura viária.

O segundo projeto autoriza ao Estado o crédito de R$ 616 milhões junto à Caixa Econômica Federal para renovação das frotas do metrô Salvador/Lauro de Freiras.

“Fica o Poder Executivo autorizado a vincular, como contragarantia à garantia da União, a operação de crédito de que trata esta Lei, em caráter irrevogável e irretratável, a modo pro solvendo, às receitas discriminadas no § 4o do art. 167 da Constituição Federal, no que couber, bem como outras garantias admitidas em direito”, versa trecho do PL.

Com maioria na Assembleia, a pauta foi facilmente aprovada. Apenas a bancada de oposição votou contra o pedido de empréstimo.

Política / 03 de outubro de 2024 - 00H 45m

Pesquisa indica vitória de Vando Figueredo, em Serra Preta, com 53,9% dos votos válidos

Pesquisa indica vitória de Vando Figueredo, em Serra Preta, com 53,9% dos votos válidos
Foto: Divulgação

Ex-vereador por quatro mandatos, presidente da Câmara por duas legislaturas e ex-secretário de Ação Social, Vando Figueredo lidera as intenções de votos na disputa pela Prefeitura de Serra Preta, nesta reta final de campanha.

De acordo com a pesquisa realizada pelo IPEX (Instituto de Pesquisas Exatos), a chapa de oposição, com Vando e Igor, aparece com 53,9% dos votos válidos. Em segundo lugar está a chapa de Franklin Leite e Mário Gonçalves, com 44,9%. Na terceira colocação pontuam Dr. Edmilson e Alex, somando 1,1%.

Cenário Espontâneo

No cenário espontâneo, quando nenhum dos nomes é apresentado, Vando Figueredo também confirma a liderança, com 45,1%, seguido por Franklin Leite (37,6%) e Dr. Edmilson (0,9%). Indecisos somam 10,2%, enquanto os votos brancos/nulos totalizam 4,1%. Apenas 2,1% não souberam responder.

Cenário Estimulado

No cenário estimulado, com os nomes dos postulantes apresentados, os entrevistados responderam novamente em quem votariam para prefeito. Outra vez Vando e Igor seguem à frente, com 48,4%, contra 40,2% da chapa de situação. Dr. Edmilson e Alex somam 1,1 %. Os indecisos são 7,6%, votos brancos/nulo 2,1%. Não soube responder totaliza 0,6%.

Rejeição

O prefeito Franklin Leite e o seu candidato a vice Mário Gonçalves lideram a rejeição entre os entrevistados. 42,1% dos serrapretenses afirmaram não votar na coligação. Outros 39,3% disseram não votar em Vando e Igor, enquanto Dr. Edmilson e Alex chegam a 13,4%. Não souberam responder 5,2%.
A pesquisa, registrada sob o número BA-07737/2024, ouviu 505 eleitores, durante os dias 26 e 27 de setembro

Feira de Santana / 16 de setembro de 2024 - 10H 30m

Gloria Kalil e Marcello Bastos participam de evento de moda em Feira de Santana

Dois grandes nomes da moda chegam à Feira de Santana no próximo dia 19, para compartilhar suas percepções sobre estilo, tendências, identidade e comportamento. O Boulevard Shopping realizará um Talk Show, exclusivo para convidados, na tarde da próxima quinta-feira em sua praça central de eventos.

O evento contará com a presença de Gloria Kalil, jornalista, empresária e consultora de moda, e Marcello Bastos, cofundador da FARM, a gigante da moda brasileira que conquistou o mundo com sua identidade exuberante e descontraída, tendo inaugurado a sua primeira loja em uma cidade fora de uma capital no Nordeste, em Feira de Santana em janeiro deste ano.

Para o Gerente de Marketing do Shopping, André Serra, a realização do evento reforça o posicionamento do centro de compras como referência, fortalecendo a presença de Feira de Santana no cenário da moda nacional. “O Boulevard tem como propósito ser um verdadeiro portal de tendências, conectando os nossos clientes às novidades mais relevantes do mundo da moda. Com a presença de nomes importantes como Gloria Kalil e Marcello Bastos, este será um evento rico em conteúdo, e que reforçaremos nosso compromisso em entregar novidades e experiências para os clientes.”

27 de agosto de 2024 - 15H 47m

Aula Magna do semestre 2024.2 na Uefs aborda temas de relevância global e local

Aula Magna do semestre 2024.2 na Uefs aborda temas de relevância global e local
Foto: Edvan Barbosa

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) deu início na segunda feira (26) ao semestre 2024.2 com uma Aula Magna, que contou com a presença do renomado professor Bruno Huberman. Com uma trajetória acadêmica consolidada, Huberman é professor do curso de Relações Internacionais da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), vice-líder do Grupo de Estudos sobre Conflitos Internacionais (GECI/PUC-SP) e pesquisador do Instituto Nacional de Estudos de Ciência e Tecnologia para o estudo dos Estados Unidos (INCT-Ineu).

Durante sua palestra, Huberman abordou as complexas relações históricas envolvendo a colonização de povoamento e o excedente populacional dentro do sistema capitalista. Ele também explorou a construção do estado israelense e suas relações internacionais, oferecendo uma análise crítica dos caminhos que sustentam e alimentam o discurso da criminalidade vinculado à população negra. Huberman destacou como o Estado, ao utilizar a violência como forma de controle social, nega estratégias de sobrevivência a essas populações, contextualizando esses fenômenos dentro dos fatores políticos e de mercado.

A mesa de abertura do evento foi composta pela reitora da Uefs, Amali Mussi; a vice-reitora, Rita Breda Mascarenhas; a diretora do Sintest,Uefs, Daiana Alcântara; a representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE Uefs), Isabelle Silva; e a diretora da Associação dos Docentes da Uefs (ADUFS), professora Valdilene Gondin.

Além das discussões acadêmicas, o evento foi também um espaço para mobilizações por parte de docentes e estudantes, que trouxeram à tona temas como a campanha salarial e contra as violências dentro da universidade. Durante a aula, houve manifestações de apoio ao povo palestino, evidenciando o compromisso da comunidade universitária com questões de justiça social e direitos humanos.

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov