Saúde /
05 de dezembro de 2025 - 15H 04m
O mês de dezembro costuma trazer uma mistura de sentimentos. Entre festas, balanços pessoais e metas não cumpridas, muitas pessoas relatam sintomas de ansiedade, irritabilidade e cansaço. O conjunto dessas sensações tem sido popularmente chamado de “dezembrite”. Para a psicóloga Daniele Pinto, credenciada à rede União Médica, o termo pode até soar leve ou bem-humorado, mas merece atenção.
“É um período em que percebemos uma frequência maior de pessoas emocionalmente abaladas. O fim do ano traz muitas reflexões, comparações e cobranças internas. É comum as pessoas se sentirem mais angustiadas ou desanimadas com aquilo que acreditam não ter feito ou alcançado”, explica a profissional.
Segundo ela, embora não seja uma condição médica formal, a dezembrite evidencia o impacto do esgotamento emocional típico dessa época. O acúmulo de compromissos, a pressão por resultados e a sobrecarga de atividades sociais criam um cenário propício para o desequilíbrio entre corpo e mente.
Entretanto, Daniele propõe um novo olhar sobre esse momento. Em vez de enxergar o mês como sinônimo de autocobrança, ela sugere que dezembro seja também um convite à reflexão amorosa. “A gente pode ressignificar a forma como olhamos para o nosso ano. Ao invés de focar apenas no que não conseguimos, é importante reconhecer tudo o que fizemos, o quanto nos cuidamos e o que conseguimos enfrentar. Esse olhar mais acolhedor pode ser muito transformador”, orienta.
A psicóloga destaca ainda que muitas vezes o sofrimento emocional vem da comparação com padrões irreais. “Cada pessoa tem seu tempo e sua história. Por isso, é importante acolher as próprias vivências e respeitar os próprios limites, sem se cobrar por aquilo que não deu conta.”
Para amenizar os efeitos da dezembrite, a especialista recomenda práticas simples: manter uma rotina saudável de sono, respeitar os limites do corpo, reduzir os compromissos quando possível e, principalmente, buscar ajuda profissional caso os sintomas persistam. “O cuidado com a saúde mental não deve ser pontual, mas contínuo. E esse cuidado inclui também reconhecer quando precisamos de apoio.”
A União Médica oferece atendimento psicológico e psiquiátrico, com profissionais preparados para acolher quem enfrenta momentos de sobrecarga emocional. O agendamento pode ser feito com praticidade por meio dos canais oficiais da instituição.
A manhã desta sexta-feira (5) marcou a formatura de 74 novos soldados da Polícia Militar, em cerimônia realizada na área cívica do 1º Batalhão de Ensino, em Feira de Santana. Com a conclusão do curso, eles passam a integrar o efetivo que reforça a segurança pública em toda a região.
A solenidade reuniu autoridades, instrutores e familiares, celebrando o encerramento de um ciclo de preparação iniciado há cerca de nove meses. Nesse período, os alunos soldados cumpriram uma extensa carga de estudos teóricos, que aborda desde a estrutura institucional da corporação até técnicas operacionais essenciais ao trabalho policial.
A formação inclui também atividades práticas, que aproximam os futuros soldados da rotina do policiamento ostensivo. Em estágios supervisionados nas ruas de Feira de Santana, eles exercitam procedimentos, assimilam protocolos e vivenciam situações que compõem o cotidiano da atuação policial. Essa combinação entre teoria e prática consolida o preparo exigido para atender a população com responsabilidade, técnica e segurança.
Para os formandos, a cerimônia representou o início da vida profissional. Para a instituição, a chegada da nova turma reforça diretamente o trabalho desenvolvido pela Polícia Militar na cidade e em todo o estado
A implantação de uma ciclovia na avenida Maria Quitéria, no trecho entre o Palace Hotel e o viaduto da avenida Fraga Maia, voltou a ser cobrada por ciclistas e moradores que utilizam o local para atividades físicas. O pedido foi encaminhado à Prefeitura por meio de indicação apresentada na Câmara pelo vereador Eli Ribeiro (Republicanos). Ele afirma que o gabinete tem recebido queixas constantes sobre a necessidade de melhorias na mobilidade da área.
O parlamentar defende que a criação da ciclovia seria decisiva para tornar a cidade mais segura, saudável e ambientalmente equilibrada. Segundo o edil, ciclistas argumentam que a medida ajudaria a reduzir o fluxo de veículos e, com isso, diminuir o número de acidentes envolvendo pedestres e motoristas.
A proposta, reforça o vereador, pode fortalecer a qualidade de vida da população, estimular a prática de exercícios e contribuir para o desenvolvimento urbano. Por isso, solicita que a Prefeitura analise a indicação com atenção.
O Tribunal de Justiça da Bahia decidiu, nesta quinta-feira (4), manter preso Oyama Figueiredo ao converter em preventivas as prisões temporárias dos oito alvos centrais da Operação Sinete, que investiga um esquema de grilagem de terras, lavagem de dinheiro e corrupção em Feira de Santana e cidades do entorno. A medida atende integralmente ao pedido do Ministério Público estadual.
A Operação Sinete foi deflagrada em 26 de novembro, quando foram cumpridos 47 mandados de busca e apreensão, além das oito prisões inicialmente decretadas. Com a conversão para preventiva, Oyama e os outros sete investigados seguirão no Conjunto Penal de Feira de Santana por tempo indeterminado.
A decisão do TJ-BA não se limitou às prisões. Três investigados, entre eles duas delegatárias de cartórios extrajudiciais e um advogado, passarão a ser monitorados por tornozeleira eletrônica. Outros dez alvos estão submetidos a medidas cautelares como apresentação periódica ao Fórum Desembargador Filinto Bastos, proibição de deixar a cidade por quinze dias, restrição de acesso a cartórios e impedimento de contato com testemunhas e demais investigados.
Também foram impostas sanções profissionais. Um corretor de imóveis está proibido de exercer a atividade e um advogado perdeu temporariamente a possibilidade de atuar em processos e praticar atos privativos da advocacia. Ao todo, seis investigados foram afastados de funções públicas, incluindo dois policiais militares, um investigador da Polícia Civil e servidores de cartórios.
Segundo informações repassadas pela Secretaria de Segurança Pública e pelo Ministério Público, o inquérito conduzido pelo Draco identificou a existência de um grupo estruturado que atuava na usurpação de propriedades, manipulação de registros imobiliários, intimidação de vítimas e movimentações financeiras destinadas a ocultar bens e valores.
Ficarão presos preventivamente: Arnaldo Novais de Melo, Geraldo Bispo Ferreira, Oyama Figueiredo, Luanda Cajado de Figueiredo Carvalho, Lívia Cajado de Figueiredo Cosmo, Pedro Henrique dos Reis Figueiredo, José Marlos Viana da Silva e Vanderlino Oliveira Evangelista.
05 de dezembro de 2025 - 07H 50m
Uma das bandas mais emblemáticas do rock brasileiro, com 46 anos de carreira e um repertório que atravessa gerações, a 14 Bis será uma das atrações centrais do Natal Encantado 2025. O anúncio foi feito pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho durante coletiva no Paço Municipal Maria Quitéria, dedicada aos preparativos da festa, considerada uma das maiores celebrações natalinas do país.
A apresentação está marcada para o sábado (13 de dezembro), às 19h, no palco principal montado na Praça Padre Ovídeo, ao lado da Catedral de Senhora Santana. A banda entra na programação em substituição à cantora Wanderléa, que não poderá cumprir agenda em Feira de Santana por motivos técnicos.
Fundada em 1979, em Belo Horizonte, a 14 Bis consolidou um estilo próprio ao unir rock, MPB e elementos do folk. A trajetória do grupo inclui sucessos que se tornaram parte da memória musical brasileira, entre eles “Planeta Sonho”, “Nova Manhã”, “Caçador de Mim”, “Bola de Meia, Bola de Gude”, “Todo Azul do Mar” e o clássico “Linda Juventude”, lançado no início dos anos 80.
O início da carreira já veio acompanhado de reconhecimento. O primeiro disco teve produção de Milton Nascimento, o que deu projeção nacional ao grupo com faixas como “Natural” e “Canção da América”. Vieram depois outros títulos marcantes, como “Nos Bailes da Vida”, “Uma Velha Canção Rock ‘n’ Roll”, “Nuvens”, “Figura Rara” e “Outras Dimensões”.
Com quase meio século de história, a 14 Bis chega ao Natal Encantado 2025 como uma das atrações mais aguardadas, mantendo viva uma discografia que segue conquistando fãs de diferentes gerações.
Política /
05 de dezembro de 2025 - 07H 00m
A Prefeitura de Feira de Santana encaminhou, na quinta-feira (4), solicitação oficial à Câmara Municipal para devolução do Projeto de Lei do Executivo que tratava da criação da Loteria Municipal. A medida foi tomada após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender, na quarta-feira (3), por liminar, a eficácia de todas as legislações municipais que instituíram loterias próprias.
A decisão do ministro Nunes Marques tem efeito imediato para todos os municípios do país e ainda será analisada pelo plenário do STF. Enquanto vigorar, nenhum município poderá implementar ou avançar em iniciativas desse tipo.
O pedido de devolução ocorre também num momento em que vinham sendo discutidos, dentro da proposta local, mecanismos de operação que incluíam a possibilidade de uso de plataforma digital, semelhante às ferramentas amplamente utilizadas no setor de apostas. A discussão pública que se formou trouxe questionamentos sobre regulação, finalidade das receitas e os limites legais para um modelo municipal de loteria.
Com a suspensão determinada pelo STF, o projeto deixa de seguir tramitação na Câmara até que haja definição da Corte sobre a constitucionalidade das loterias municipais.
Cultura /
04 de dezembro de 2025 - 17H 20m
Neste sábado (6), Feira de Santana recebe a 3ª edição do Cine Lugar Urgente Brasil (CLUB), no Miss Brown Café, das 17 às 22 horas. A mostra audiovisual, dirigida pelo cineasta Daniel Sal, terá entrada gratuita e será marcada pela exibição das webséries Ginga e Contornos ID.
A programação será aberta com o forró do grupo UFUÁ e segue com a exibição de seis episódios das webséries. Logo depois, mestres de capoeira (Ginga) e protagonistas surdos (Contornos ID) participam de um debate, com intérprete de Libras, tratando o cinema como uma verdadeira “máquina de imaginários”.
O encerramento será marcado por uma roda de capoeira e samba de roda, transformando o espaço em celebração coletiva. Mais do que entretenimento, o CLUB se destaca por dar visibilidade a vozes e corpos muitas vezes invisibilizados, ampliando a diversidade cultural de Feira de Santana.
TERRITÓRIO NO CENTRO
O CLUB coloca o território no centro da narrativa. Em Ginga, os mestres de capoeira mostram como o corpo guarda saberes ancestrais e reinventa espaços. Já em Contornos ID, os protagonistas surdos revelam que a língua de sinais, com seu sotaque local, é parte fundamental da identidade feirense. Assim, cada gesto e cada sinal se tornam memória viva da cidade.
O evento reafirma que o corpo é território e que a cultura é o mapa vivo de Feira de Santana, fazendo da mostra um espaço de resistência, encontro e celebração e que o evento celebra gestualidades, território e diversidade cultural de Feira de Santana.
CONCEITO DO CLUB
CINE: Exibir obras que tratam o corpo como território de expressão e resistência, criando também um espaço de encontro onde o público se reconhece na tela e nos outros.
LUGAR: Construir um ambiente de diálogo em que território e identidade sejam debatidos, ampliando a reflexão sobre representação e representatividade no audiovisual.
URGENTE: Dar visibilidade às histórias do povo feirense, que precisam ser contadas e sentidas em sua pluralidade e riqueza cultural, no agora.
BRASIL: Fortalecer a produção audiovisual que celebra e amplia as múltiplas identidades do país, especialmente aquelas historicamente invisibilizadas.
PROPOSTA DO CLUBE
O CLUB reafirma que o cinema é mais do que imagem: é gesto, memória e território. Ao reunir capoeiristas, surdos, músicos e espectadores, a mostra transforma Feira de Santana em palco de múltiplas vozes e se consolida como manifesto cultural que ultrapassa fronteiras locais e ecoa pelo Brasil.
No encontro entre corpo e território, celebra a diversidade como força vital e urgente, lembrando que o futuro da cultura se constrói no agora. No passo, nos gestos e no olhar de quem habita e reinventa a cidade.
Política /
04 de dezembro de 2025 - 16H 46m
Empossado para exercer o mandato legislativo na Câmara de Feira de Santana, na sessão ordinária desta quinta-feira (4), o vereador Albino Brandão (PSDB) afirmou que pretende desenvolver um trabalho voltado ao crescimento do Município e à melhoria da qualidade de vida da população. O primeiro pronunciamento na tribuna ocorreu logo após o juramento e a declaração de posse feita pelo presidente do Legislativo, Marcos Lima (União). O parlamentar descreveu o momento como um dia de felicidade para ele, sua família e seus apoiadores.
“A partir de hoje meu compromisso é com o trabalho e a transparência. E mesmo sabendo que exercerei um mandato temporário, a responsabilidade e a seriedade serão permanentes para atuar cada dia mais por uma Princesa do Sertão melhor”, afirmou Albino Brandão. Advogado, 31 anos, ele assume a vaga deixada pelo vereador Jurandy Carvalho (PSDB), que solicitou licença sem remuneração por 120 dias a partir de 1º de dezembro para se dedicar às atividades de pré-campanha a deputado estadual.
Com 3.299 votos obtidos na última eleição, concorrendo pela Federação PSDB Cidadania, Albino Brandão ocupava a suplência e agora passa a integrar a Casa da Cidadania como seu vereador mais jovem. Ele disse ter disposição para aprender e também para compartilhar suas experiências. “Me tornei o integrante mais novo desta Casa. Mas não há jovem demais que não possa ensinar e não há experiente demais que não possa aprender”, afirmou.
Boas-vindas
Os parlamentares presentes saudaram o novo colega e desejaram êxito no mandato. Ron do Povo (PP) lembrou que também chegou jovem ao Legislativo e destacou a importância do aprendizado no exercício da função. Josivaldo Santana (União) elogiou a postura de humildade e simplicidade do novo vereador. Pastor Valdemir (PP) e Gean Caverna (Podemos) desejaram sucesso nas ações e na defesa das pautas da comunidade.
A circulação de motocicletas com descargas adulteradas, alteradas ou que produzam ruídos acima dos limites estabelecidos pelo Conselho Nacional de Trânsito pode ser proibida em Feira de Santana. O Projeto de Lei com este objetivo, apresentado pelo vereador Galeguinho SPA (União Brasil), foi aprovado em duas discussões na sessão desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal, e segue agora para sanção do prefeito José Ronaldo de Carvalho.
O parlamentar afirma que a proposta busca proteger a saúde e o bem-estar da população. Ele cita especialmente as crianças com Transtorno do Espectro Autista, cuja sensibilidade auditiva é agravada por ruídos intensos, além de idosos e pessoas acamadas, para quem a poluição sonora representa risco à saúde.
A Superintendência Municipal de Trânsito e a Guarda Municipal, em cooperação com a Polícia Militar, realizarão operações periódicas de fiscalização nas vias públicas. As ações incluirão a apreensão de motocicletas que apresentarem descargas irregulares e a aplicação de multas administrativas, sem prejuízo das penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro.
O texto prevê que os valores arrecadados com as multas serão destinados a programas municipais voltados à saúde mental e ao apoio de pessoas com TEA e idosos. A regulamentação ficará sob responsabilidade do Poder Executivo, que terá 90 dias para definir os valores das penalidades, o cronograma de operações e as parcerias institucionais necessárias.
A audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (4), na Câmara Municipal de Feira de Santana, expôs a fragilidade das condições de trabalho enfrentadas pelos entregadores por aplicativo. Conduzida pelo vereador Pedro Américo (Cidadania), a sessão reuniu trabalhadores, especialistas e representantes de órgãos municipais para discutir segurança viária, proteção social e a relação com as plataformas digitais.
O motoentregador Celso Santos da Silva apresentou um dos relatos mais contundentes. Ele afirmou que as empresas deixam a categoria “literalmente abandonada” e que, diante de um acidente, os profissionais ficam sem qualquer tipo de assistência caso não estejam contribuindo como Microempreendedor Individual. Celso citou o caso de um colega que perdeu o olho esquerdo após um acidente e não recebeu nenhum suporte. Segundo ele, “o iFood não prestou nenhuma solidariedade, nenhum apoio financeiro”, e o trabalhador precisou recorrer à Justiça para tentar obter algum tipo de reparação.
Celso destacou o papel essencial da categoria no funcionamento da cidade e afirmou que uma paralisação teria efeito imediato sobre diversos serviços. Em suas palavras, “se a gente parar, Feira para. O remédio não vai chegar, o lanche não vai chegar. Se a gente parar, a pizzaria vai parar, a farmácia vai parar, o diabético não vai receber o seu remédio”. Ele acrescentou que, se motoristas e entregadores de aplicativos interrompessem suas atividades, o sistema de transporte local também seria impactado, já que “os ônibus não dão conta da demanda de Feira de Santana toda”.
O entregador também criticou a atuação da Superintendência Municipal de Trânsito. Para ele, uma fiscalização mais equilibrada poderia reduzir conflitos e melhorar a circulação nas vias. “Se os agentes da SMT rodassem mais por Feira de Santana, não focando em ficar no shopping, aplicando multa na moto do trabalhador que está lá estacionada há dois minutos, acho que o problema do trânsito não seria resolvido por completo, mas diminuiria.”
A audiência reuniu depoimentos que reforçaram a necessidade de regulamentação mais clara, mecanismos de proteção e ações que garantam segurança mínima aos profissionais que dependem da atividade para sustentar suas famílias. O encontro deve subsidiar futuras discussões da Câmara sobre propostas voltadas à segurança, direitos e condições de trabalho dos entregadores por aplicativo em Feira de Santana.
A Caixa d’Água do Tomba, construída em 1984 como parte do Sistema Integrado de Abastecimento de Água de Pedra do Cavalo, ganhou, nesta quinta-feira (4), o reconhecimento oficial como patrimônio cultural de Feira de Santana.
A Câmara Municipal aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 09/2025, de autoria do presidente Marcos Lima (União Brasil), que formaliza a integração do monumento ao conjunto de bens culturais da cidade.
Localizada na zona sul, no bairro Tomba, a estrutura se tornou referência histórica, visual e urbanística para os feirenses. O formato característico, que remete a um disco voador, consolidou o reservatório como ícone urbano e cartão-postal de Feira de Santana.
Marcos Lima destacou a importância simbólica do espaço ao justificar a proposta: “sua importância cultural é efetiva, sendo objeto de registros artísticos, homenagens e manifestações que reforçam a memória coletiva e a identidade local”.
Com 30 metros de altura, 20 metros de colunas e 10 metros de reservatório, a Caixa d’Água do Tomba segue sendo um dos elementos arquitetônicos mais reconhecidos da paisagem feirense e frequentemente utilizado como símbolo da cidade.
Política /
04 de dezembro de 2025 - 11H 05m
O ex-prefeito de Salvador ACM Neto (União Brasil) esteve, na manhã desta quinta-feira (4), em Santa Bárbara, onde participou da programação dos festejos em honra à padroeira do município, incluindo a missa solene celebrada na sede paroquial. A agenda contou com a presença de diversas lideranças políticas de Feira de Santana e de cidades da região.
Entre os que acompanharam a visita estavam o pré-candidato a deputado federal Zé Chico (União Brasil), o vereador Lulinha (União Brasil), o ex-presidente da Assembleia Legislativa da Bahia Marcelo Nilo, o ex-vice-prefeito de Feira de Santana Fernando de Fabinho e o ex-ministro da Cidadania João Roma (PL). Também participaram outras autoridades e aliados.
A presença de ACM Neto no município ocorreu em meio a um ambiente de maior movimentação política no interior da Bahia, reunindo lideranças e apoiadores na programação festiva.
A Prefeitura de Feira de Santana autorizou o funcionamento do comércio em horário especial a partir de segunda-feira, 8 de dezembro, decisão motivada pelo aumento do movimento de consumidores no período que antecede o Natal, quando o varejo registra o maior volume de vendas do ano.
A administração municipal levou em consideração também o acordo firmado entre o Sindicato do Comércio e o Sindicato dos Empregados no Comércio de Feira de Santana, que definiu a jornada de funcionamento das lojas durante as próximas semanas.
Pelo cronograma acordado, nos dias úteis o comércio funcionará das 8h às 20h. Aos sábados, o atendimento será das 8h às 17h e, aos domingos, das 8h às 14h15. Na véspera do Natal, dia 24, o expediente será encerrado às 15h.
Entre os dias 8 e 12, as lojas abrirão das 8h às 20h. No sábado, 13 de dezembro, o funcionamento será das 8h às 17h e, no domingo, 14, das 8h às 14h15. De 15 a 19, o horário volta a ser das 8h às 20h. No sábado, 20, o comércio abrirá das 8h às 17h e, no domingo, 21, das 8h às 14h15. Nos dias 22 e 23, o atendimento será mantido das 8h às 20h e, na quarta-feira, 24, o encerramento ocorrerá às 15h.
Já que o nome Oyama Figueiredo está em alta holofotes, vale revisitar outro legado do ex-vereador: o Amayo — aquele prédio semiabandonado na Getúlio Vargas cujo nome, curiosamente, é Oyama ao contrário. Ironia pouca é bobagem. Pois bem: parte do empreendimento foi alugada para um colégio que promete iniciar as atividades em 2026. E aí começa o enrosco. Coloque na conta: escola de grande porte, fluxo intenso de carros, maior avenida da cidade, tudo isso sem nenhum planejamento de trânsito anunciado. A prefeitura concedeu alvará pra isso? Fez estudo de impacto? Pensou em mobilidade? Ou foi só o famoso “depois a gente vê”? Feira já sofre com engarrafamentos diários — imagine agora com mais um polo gerador de tráfego sem estrutura adequada.
Política /
04 de dezembro de 2025 - 07H 00m
O deputado estadual Robinson Almeida (PT) formalizou, na Assembleia Legislativa da Bahia, o projeto de lei que propõe dar o nome de Carlos Pitta ao teatro do complexo do Centro de Convenções de Feira de Santana e retomou oficialmente uma discussão que já circulava há anos entre representantes culturais e lideranças da cidade.
Ao justificar a iniciativa, o parlamentar afirmou que a homenagem reconhece “o inestimável legado cultural e a relevância artística de Carlos Pitta”, falecido em 7 de janeiro. Disse que o músico foi um dos principais expoentes da música regional baiana, com trajetória marcada por composições que exaltaram a cultura nordestina e projetaram Feira de Santana nacionalmente.
Robinson destacou que Pitta tinha um repertório autêntico e versátil, “transitando entre o forró, o samba e outras manifestações do Nordeste”, e lembrou obras como Cometa Mambembe e Todos os Caminhos Levam a Feira de Santana, que marcaram gerações e reforçaram a identidade cultural da cidade.
O deputado afirmou que a proposta “faz mais do que prestar uma homenagem”, pois reforça o compromisso do Estado com a promoção da cultura e com o reconhecimento de artistas que contribuíram para a formação da identidade baiana. Disse ainda que, ao receber o nome de Carlos Pitta, o teatro consolida seu papel como espaço de preservação da memória do artista e de inspiração para novas gerações.
Política /
03 de dezembro de 2025 - 18H 45m
A Comissão de Assuntos Sociais do Senado aprovou, nesta quarta-feira (3), por 11 votos a 9, o projeto que cria o Exame Nacional de Proficiência em Medicina, o Profimed, prova obrigatória prevista pelo texto para que médicos recém-formados possam receber registro profissional. O projeto prevê que o exame funcione nos moldes da prova da Ordem dos Advogados do Brasil, com aplicação e coordenação do Conselho Federal de Medicina.
A proposta foi apresentada pelo senador Marcos Pontes e relatada pelo senador Dr. Hiran. O texto ainda será votado novamente no próprio colegiado, que tem decisão final sobre o tema, antes de seguir para análise da Câmara dos Deputados. O Governo é contrário à iniciativa.
Pelo projeto, além do exame final, estudantes do quarto ano passarão a fazer o Enamed, avaliação obrigatória coordenada pelo Ministério da Educação que tem como foco a qualidade dos cursos de Medicina. O texto também cria a Inscrição de Egresso em Medicina, que autoriza apenas atividades técnico-científicas a quem ainda não tiver sido aprovado no Profimed.
O texto também estabelece que a aprovação no Profimed equivalerá às duas etapas do Revalida, eliminando exigências duplicadas para médicos formados no exterior. A proposta institui ainda um plano de expansão de vagas de residência com a meta de alcançar, até 2035, pelo menos 0,75 vaga para cada médico formado. O projeto também determina que somente a União terá competência para autorizar e supervisionar cursos de Medicina.
Entidades médicas estaduais têm manifestado apoio ao texto. O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia informou, por meio de nota, que considera o Profimed um instrumento para elevar a qualidade da formação médica e reforçar a segurança do paciente. Na avaliação dos conselhos que defendem a proposta, o exame tem potencial para se tornar um marco na regulação da formação médica no país.
Entre 2010 e 2023, o número de cursos de Medicina no país subiu de 181 para 401, aumento de 127%. O setor privado, que movimenta cerca de R$ 26,4 bilhões por ano, impulsiona parte dessa expansão. Em meio ao crescimento acelerado, avaliações de 2023 indicaram que 20% das graduações não atingiram nível satisfatório, índice que era de 13% na edição de 2019.
Para conter o avanço de zoonoses em Feira de Santana, a Prefeitura pode realizar uma dispensa emergencial de licitação para adquirir medicamentos e insumos destinados ao tratamento de animais e de pessoas infectadas.
A proposta foi apresentada pelo vereador Pedro Américo (Cidadania) na sessão desta quarta-feira (3), quando ele alertou para os surtos de esporotricose e raiva no município, doenças transmitidas de animais para humanos.
O edil afirmou que Feira de Santana já aparece em comunicados de risco da vigilância epidemiológica estadual como uma das cidades em situação de alerta, especialmente em relação à raiva. Segundo ele, a carência de medicamentos, de estrutura e de políticas voltadas à causa animal agrava o cenário. Américo destacou que cuidadores e protetores independentes também estão adoecendo, já que convivem diariamente com animais infectados sem receber qualquer apoio.
O vereador reforçou que o tema ultrapassa o debate sobre bem-estar animal e configura uma questão de saúde pública, com risco para a população. Além da compra emergencial de medicamentos, ele defende medidas como acolhimento aos protetores, fornecimento de ração e fortalecimento das associações que atuam na proteção animal. Sem ações urgentes, o município poderia enfrentar um agravamento dos casos, com possibilidade de cenário epidêmico.
Durante a discussão, o vereador Luiz da Feira (PP) sugeriu que a Prefeitura firme convênios com clínicas veterinárias para oferecer atendimento gratuito aos animais, como forma de ampliar a capacidade de resposta diante do avanço das zoonoses na cidade.
A Prefeitura detalhou o projeto da decoração de Natal nesta quarta-feira (3), durante coletiva de imprensa em que também foi anunciada a conclusão do processo licitatório. A instalação começará na terça-feira (10) e seguirá um percurso que vai do Portal da Cidade até a Praça da Matriz, passando pela Avenida Getúlio Vargas e o centro comercial.
O projeto foi desenvolvido para valorizar o urbanismo local e envolver moradores e visitantes no clima natalino. O Portal da Cidade receberá iluminação especial com símbolos do período e destaque para monumentos representativos do município. Na Avenida Getúlio Vargas, troncos de árvores serão iluminados e peças aéreas vão formar um corredor de luz ao longo da via, acompanhado por elementos natalinos distribuídos em toda a extensão.
No centro comercial, o calçadão da Sales Barbosa ganhará cores vibrantes e detalhes de caráter lúdico. O percurso decorativo será encerrado na Praça da Matriz, onde será instalado um túnel luminoso, além da fachada da igreja iluminada e um presépio.
Durante a apresentação, o prefeito José Ronaldo afirmou que a participação de entidades de classe têm contribuído para fortalecer o clima festivo. Segundo o gestor, a ideia é que comércio, indústria e demais setores também se envolvam, fazendo com que Feira de Santana se torne um cartão postal no período natalino.
Após a circulação de comentários e dúvidas sobre a contratação da banca organizadora do concurso público que vai ofertar 1.000 vagas para professores da Rede Municipal de Ensino, a Secretaria Municipal de Educação (Seduc) divulgou uma nota de esclarecimento afirmando que todo o processo seguiu rigorosamente a legislação vigente e está amplamente documentado.
Segundo a Seduc, a modalidade utilizada — dispensa de licitação — não representa exceção nem irregularidade, sendo expressamente prevista na Lei Federal nº 14.133/2021. O órgão cita o artigo 75, inciso XV, que permite a contratação direta de instituições brasileiras sem fins lucrativos que atuam nas áreas de ensino, pesquisa, extensão e desenvolvimento institucional, desde que possuam reputação ética e profissional comprovada.
A secretaria detalhou ainda que: nove instituições reconhecidas nacionalmente foram consultadas para cotação; o processo seguiu o Decreto Municipal nº 12.830/2023, especialmente no levantamento de preços; o mapa comparativo das propostas está anexado ao processo e disponível para auditoria, a instrução processual inclui pareceres jurídicos, documentação técnica e memória de cálculo.
A gestão afirma que não houve qualquer tentativa de ocultar informações. De acordo com a Seduc, o concurso para 1.000 professores foi amplamente anunciado em entrevistas, matérias jornalísticas e comunicados oficiais do prefeito José Ronaldo e do secretário Pablo Roberto. A prefeitura reforça que o processo tem sido conduzido com total transparência, alinhado ao compromisso de recompor o quadro docente e fortalecer a educação municipal.
A Seduc também esclarece que o valor citado — R$ 6.600.000,00 — não corresponde a um pagamento fixo. Trata-se do teto máximo previsto, como determina a legislação federal para contratos dessa natureza. O modelo utilizado prevê pagamento proporcional ao número de inscritos. Assim, a empresa responsável pelo concurso só receberá pelos candidatos efetivamente inscritos, e não o montante total. A secretaria destaca que esse formato é amplamente adotado em concursos federais, estaduais e municipais, proporcionando segurança jurídica e previsibilidade ao processo.
Nesta sexta, dia 05 de dezembro, o Centro Universidade de Cultura e Arte da Uefs (Cuca/Uefs) realiza o 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025. O evento, que comemora os 50 anos do festival, começará a partir das 18h30, no Teatro Universitário do Cuca. Com entrada gratuita, contará com uma disputa de repente entre 5 duplas de violeiros de diferentes estados e apresentação musical da Orquestra Sisaleira de Conceição do Coité.
Este ano, 5 duplas convidadas disputarão o primeiro lugar do festival: Leandro Tranquilino (BA) e Nadinho de Riachão (BA); Fabiane Ribeiro (MA) e Matheus Ferreira (SP); Edvaldo Zuzu (PE) e Daniel Olímpio (PE); Hipólito Moura (PE) e Raimundo Caetano (PB); Raullino Silva (RN) e Felipe Pereira (RN). A apresentação ficará por conta do radialista Tanúrio Brito.
O Festival ainda terá a apresentação musical da Orquestra Sisaleira, grupo que vem diretamente de Conceição do Coité, no sertão da Bahia, e reúne jovens e adolescentes que utilizam instrumentos confeccionados a partir da planta do sisal. A orquestra foi criada em 2018 e já se apresentou em países como México, Espanha e EUA.
Todo o evento será transmitido ao vivo no YouTube e Instagram da TV Olhos D’Água.
Confira a programação:
18h00 – Abertura dos portões do Teatro Universitário
18h30 – Cerimônia de abertura
19h00 – Apresentação da Orquestra Sisaleira
19h50 – Leitura do regulamento e sorteio da ordem das duplas de violeiros
20h00 – Apresentação da 1ª dupla
20h17 – Apresentação da 2ª dupla
20h34 – Apresentação da 3ª dupla
20h51 – Apresentação da 4ª dupla
21h08 – Apresentação da 5ª dupla
21h30 – Encerramento
O 47º Festival de Violeiros de Feira de Santana 2025 é realizado pela Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Centro Universitário de Cultura e Arte, e pela Associação de Violeiros e Trovadores da Bahia, e tem apoio da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, Câmara Municipal de Feira de Santana e Assembleia Legislativa da Bahia.