×
Política / 12 de junho de 2026 - 07H 00m

Prefeito de Santo Estêvão acusa Jerônimo de agir por motivação política após retirada de obra: ‘Atitude pequena e mesquinha’

Prefeito de Santo Estêvão acusa Jerônimo de agir por motivação política após retirada de obra: ‘Atitude pequena e mesquinha’
Foto: Reprodução

O prefeito de Santo Estêvão, Tiago da Central (União Brasil), fez duras críticas ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) após o município ficar de fora de um pacote de obras anunciado pelo Governo da Bahia, por suposta motivação política, durante evento realizado na sexta-feira (12), em Salvador.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o gestor afirmou ter sido informado inicialmente de que Santo Estêvão receberia a ordem de serviço para a reforma do Terminal Rodoviário da cidade, mas que, horas depois, recebeu uma nova comunicação informando que o município não seria mais contemplado.

Segundo Tiago, a notícia foi recebida com surpresa, já que a Prefeitura vinha acompanhando o andamento do processo junto ao Governo do Estado. “Ontem eu fui convidado, recebi uma ligação da Serin para que a gente recebesse aqui hoje a ordem de serviço do terminal rodoviário da nossa cidade. Fiquei extremamente satisfeito porque nosso povo iria desfrutar de um equipamento novo. Mas, às 9h30 da noite, recebi uma ligação informando que houve um equívoco e Santo Estêvão não estava mais contemplado nesse pacote”, relatou.

O prefeito relatou que a administração municipal havia solicitado oficialmente a reforma da rodoviária por meio de ofícios encaminhados à Secretaria de Infraestrutura da Bahia (Seinfra) e que recebeu informações de que a licitação já estava em fase avançada.

Durante o desabafo, o prefeito classificou a situação como um ato de desrespeito ao município e sugeriu que a decisão teria motivação política. “Olhe o que eles estão dizendo para sair do palanque. Estão fazendo política e desrespeitando o povo de Santo Estêvão”, afirmou.

Ainda na oportunidade, o gestor disse que a situação representa um desrespeito às instituições públicas, citando a Prefeitura Municipal e a União dos Municípios da Bahia (UPB). “É um extremo desrespeito à instituição UPB, um extremo desrespeito à Prefeitura de Santo Estêvão e ao povo da nossa cidade, que legitimamente escolheu o seu representante”, completou.

Em outro trecho do vídeo, o prefeito elevou o tom das críticas e classificou a retirada da obra como uma “atitude feia, pequena e mesquinha” contra o município. Mesmo após ser informado de que Santo Estêvão não receberia a ordem de serviço, Tiago afirmou que participou do evento em Salvador para confirmar a informação e buscar esclarecimentos sobre a exclusão do município da lista de beneficiados.

O evento promovido pelo Governo do Estado reuniu prefeitos de diversas cidades baianas para a entrega de equipamentos e assinatura de ordens de serviço voltadas a investimentos em infraestrutura e outras áreas.

Até o momento, o Governo da Bahia não havia se manifestado sobre as declarações do prefeito nem esclarecido os motivos que levaram à retirada da reforma do Terminal Rodoviário de Santo Estêvão do pacote anunciado.

Municípios / 11 de junho de 2026 - 16H 54m

Santo Estevão vive fim de semana de tradição, música e cultura com programação junina especial

A Prefeitura de Santo Estêvão segue aquecendo os festejos do São João Cidade Destino 2026 com uma programação especial neste final de semana, reunindo forró, transmissão esportiva e a valorização da cultura nordestina por meio das quadrilhas juninas.

As atividades começam no sábado (13), a partir das 9h, no Mercado Municipal, com mais uma edição do Forró na Feira, iniciativa que leva música e animação para feirantes, comerciantes e visitantes. A programação musical contará com apresentações de Escravos do Forró, Altino Oliveira, Cheiro Verde e Escravos do Forró, garantindo muito arrasta-pé e o clima junino que já toma conta da cidade.

Ainda no sábado, a partir das 19h, a Praça 7 de Setembro será palco da transmissão ao vivo da partida entre Brasil e Marrocos, reunindo os torcedores em um ambiente preparado para acompanhar a emoção do jogo em telão, dentro da programação do Arraiá da Torcida.

No domingo (14), a partir das 14h, a Praça 7 de Setembro recebe o 3º Concurso Intermunicipal de Quadrilhas Juninas Estilizadas de Santo Estêvão, um dos momentos mais aguardados da programação cultural. O evento reunirá grupos de diversas cidades, promovendo a valorização das tradições nordestinas, da dança, da criatividade e da identidade cultural do povo junino.

A Prefeitura de Santo Estêvão convida toda a população e visitantes para participarem das atividades e vivenciarem a alegria, a cultura e o acolhimento que fazem do município uma referência nos festejos juninos da região.

Política / 11 de junho de 2026 - 14H 47m

Fabiano da Van assume mandato na Câmara e destaca saúde e infraestrutura como prioridades

Fabiano da Van assume mandato na Câmara e destaca saúde e infraestrutura como prioridades
Foto: Divulgação/CMFS

O suplente Fabiano Nascimento de Souza, conhecido como Fabiano da Van (PL), tomou posse como vereador de Feira de Santana nesta quinta-feira (11), durante sessão da Câmara Municipal, assumindo a vaga deixada temporariamente por Ismael Bastos (PL), que se licenciou do cargo sem remuneração.

Morador do distrito de Humildes, Fabiano retorna ao Legislativo feirense após ter exercido mandato entre 2017 e 2021. Em seu primeiro pronunciamento após a posse, o parlamentar afirmou que pretende atuar em defesa dos interesses da população feirense, com atenção especial às demandas de Humildes.

Entre as pautas que pretende defender durante o período em que permanecerá no cargo estão a efetivação dos atendimentos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) instalada no distrito e o funcionamento da Base do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na localidade. Segundo ele, a melhoria da assistência à saúde dos moradores será uma das prioridades de seu mandato.

Ao agradecer a oportunidade de retornar à Casa da Cidadania, Fabiano destacou o compromisso de contribuir com os trabalhos legislativos e com o desenvolvimento do município. O vereador afirmou ainda que pretende manter o diálogo com os demais parlamentares para buscar soluções para demandas apresentadas pela população.

Após a cerimônia de posse, vereadores de diferentes bancadas utilizaram a tribuna para desejar sucesso ao novo integrante da Câmara. Durante os pronunciamentos, os parlamentares destacaram a experiência adquirida por Fabiano em sua passagem anterior pelo Legislativo, além de sua atuação junto à comunidade de Humildes.

Os colegas também ressaltaram características como capacidade de diálogo, dedicação às demandas populares e compromisso com as questões do distrito. Houve ainda manifestações sobre a importância da representatividade de Humildes na Câmara Municipal e a expectativa de que o retorno de Fabiano contribua para fortalecer os debates e projetos voltados ao desenvolvimento de Feira de Santana.

Fabiano da Van permanecerá no cargo pelos próximos quatro meses, período correspondente à licença solicitada pelo vereador Ismael Bastos.

Feira de Santana / 11 de junho de 2026 - 12H 46m

José Ronaldo homologa contrato de quase R$ 50 milhões para pavimentação de ruas em Feira

José Ronaldo homologa contrato de quase R$ 50 milhões para pavimentação de ruas em Feira
Foto: Divulgação/PMFS

Após concluir o processo licitatório, a Prefeitura de Feira de Santana prepara o início de um amplo conjunto de intervenções viárias que promete alcançar diversos bairros e melhorar as condições de circulação no município. O prefeito José Ronaldo homologou, nesta quinta-feira (11) a licitação que definiu a empresa responsável pela execução de obras de pavimentação e recuperação de ruas na cidade.

A concorrência foi realizada na modalidade eletrônica e teve como objetivo selecionar a empresa que executará serviços de melhoria da infraestrutura viária em diferentes regiões da cidade. O contrato entre a Prefeitura e a construtora CBV Construtora Ltda., sediada em Salvador, foi assinado no último dia 3, no valor de R$ 49.786.827,74.

Com a homologação, a administração municipal confirma a regularidade do processo licitatório e autoriza o início da execução dos serviços previstos no contrato. Segundo o gestor municipal, as obras são necessárias para melhorar a mobilidade urbana e proporcionar mais segurança e qualidade de vida à população. Ele destacou que a recuperação e a manutenção das vias públicas representam benefícios diretos para moradores, pedestres e motoristas.

“É responsabilidade do município manter as ruas em boas condições. Vamos executar esses serviços de forma contínua nos próximos meses”, afirmou.

A expectativa da Prefeitura é que as intervenções contribuam para melhorar o tráfego, ampliar a durabilidade da malha viária e atender demandas históricas de infraestrutura em diversos bairros de Feira de Santana.

Feira de Santana / 11 de junho de 2026 - 12H 37m

Idoso investigado por golpes é detido dentro de agência do INSS em Feira de Santana

Idoso investigado por golpes é detido dentro de agência do INSS em Feira de Santana
Foto: Reprodução

Um homem de 65 anos investigado por estelionato foi detido na manhã da última quarta-feira (10) dentro de uma agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), em Feira de Santana, enquanto aguardava atendimento na unidade do bairro Queimadinha.

Segundo a Polícia Civil, o suspeito foi localizado durante uma operação conjunta realizada por equipes da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Feira de Santana e da Polícia Federal. Contra o homem havia um mandado de prisão preventiva expedido em setembro de 2025 pela Vara Criminal, do Júri, de Execuções Penais e da Infância e Juventude da Comarca de Camacan, no sul da Bahia.

De acordo com as investigações, o idoso é apontado como autor de golpes patrimoniais. Entre os casos apurados está uma tentativa de obtenção de empréstimo mediante o uso de documentação falsa. Conforme a polícia, ele teria utilizado a identidade de outro idoso para tentar conseguir a liberação do crédito.

As investigações seguem em andamento para identificar a dimensão das fraudes e possíveis vítimas. Após a detenção, o investigado foi encaminhado para uma unidade policial e permanece à disposição da Justiça.

Feira de Santana / 11 de junho de 2026 - 10H 48m

Apagão interrompe fornecimento de energia, deixa semáforos inoperantes e provoca transtornos em Feira de Santana

Apagão interrompe fornecimento de energia, deixa semáforos inoperantes e provoca transtornos em Feira de Santana
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

Um apagão registrado na manhã desta quinta-feira (11) provocou transtornos no trânsito de Feira de Santana, deixando semáforos apagados em importantes avenidas, a exemplo da Getúlio Vargas, e da Maria Quitéria, que registrou congestionamentos e  um acidente envolvendo um veículo e uma motocicleta. A interrupção no fornecimento de energia teve início por volta das 9h e também atingiu municípios da região, como Conceição da Feira.

Moradores de diversos bairros relataram a falta de energia elétrica durante cerca de uma hora e meia. O fornecimento foi restabelecido gradativamente ao longo da manhã. Procurada pela reportagem, a Neoenergia Coelba informou que a ocorrência foi provocada por uma intercorrência no sistema de transmissão de energia. Segundo a concessionária, o problema impactou a distribuição elétrica em Feira de Santana e cidades vizinhas.

Em nota, a empresa informou que acompanha a situação em conjunto com a transmissora responsável pelo sistema e mantém equipes mobilizadas para atuar no restabelecimento do fornecimento.

“A distribuidora acompanha a situação com a transmissora e está com as equipes prontas para restabelecer o fornecimento de energia, no menor tempo possível, assim que o ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico – autorizar o restabelecimento”, informou a Neoenergia Coelba.

Após cerca de uma hora e meia de interrupção, o fornecimento de energia foi normalizado nos locais afetados. Até o momento, não foram divulgados detalhes adicionais sobre as causas da ocorrência no sistema de transmissão.

Feira de Santana / 11 de junho de 2026 - 08H 58m

Licitação do novo hospital avança e Prefeitura de Feira convoca segundo colocado após inabilitação de concorrente

Licitação do novo hospital avança e Prefeitura de Feira convoca segundo colocado após inabilitação de concorrente
Foto: Divulgação/PMFS

A Comissão Especial de Licitação da Prefeitura Municipal de Feira de Santana convocou uma nova etapa da concorrência que definirá a empresa ou consórcio responsável pela concessão administrativa do futuro hospital municipal da cidade. A medida ocorre após a inabilitação do Consórcio Saúde Feira de Santana, que havia sido classificado em primeiro lugar durante a sessão pública realizada em 15 de maio de 2026.

Com a desclassificação do primeiro colocado, a Comissão Especial de Licitação anunciou a abertura do Envelope 3 – Documentos de Habilitação do Consórcio Hospital Feira de Santana, segundo colocado no certame.

A sessão pública está marcada para o dia 15 de junho de 2026, às 10h (horário de Brasília), na sede da B3, localizada na Rua XV de Novembro, nº 275, em São Paulo. Nessa fase, serão analisados os documentos de habilitação do consórcio, verificando se a empresa atende às exigências jurídicas, técnicas, fiscais e econômico-financeiras previstas no edital.

A licitação, registrada sob o número 14-2026-11L – Concorrência Presencial nº 14-2026-CP, tem como objeto a concessão administrativa para construção e operação dos serviços não assistenciais do Hospital de Feira de Santana, além da realização dos investimentos necessários para implantação e funcionamento da unidade.

O modelo prevê que a futura concessionária seja responsável por áreas como manutenção predial, limpeza, segurança, tecnologia, alimentação, lavanderia e demais serviços de apoio, enquanto os serviços assistenciais permanecem sob responsabilidade do poder público. Caso seja considerado habilitado, o Consórcio Hospital Feira de Santana poderá assumir a liderança do processo licitatório e avançar para as etapas finais da concessão. Se também for inabilitado, a comissão deverá seguir a ordem de classificação prevista no certame. O comunicado foi assinado pela presidente da Comissão Especial de Licitação, Luciana Lima Flores Nascimento, e publicado em 10 de junho de 2026.

Política / 11 de junho de 2026 - 07H 00m

Contrato formaliza implantação da TV Câmara em Feira de Santana

Contrato formaliza implantação da TV Câmara em Feira de Santana
Foto: Divulgação/Câmara de Vereadores Feira

A implantação da TV Câmara em Feira de Santana foi formalizada nesta quarta-feira (10), durante o Encontro da Rede Legislativa 2026, realizado em Brasília. O ato ocorreu com a assinatura do contrato de adesão ao sistema da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, iniciativa que reúne canais legislativos de diferentes municípios e estados brasileiros.

O encontro foi promovido pela Câmara dos Deputados e reuniu representantes de câmaras municipais e assembleias legislativas para discutir a expansão dos canais de comunicação legislativa e o compartilhamento de experiências relacionadas à comunicação pública.

A formalização da adesão de Feira de Santana contou com a presença do ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho, do diretor-executivo de Comunicação Social da Câmara dos Deputados e supervisor da Rede Legislativa de Rádio e TV Digital, Carlos Neiva, além de representantes do Legislativo feirense.

Com a implantação da TV Câmara, o município passará a contar com um canal destinado à transmissão das sessões legislativas, audiências públicas, reuniões e demais atividades institucionais da Câmara Municipal. A iniciativa integra a política de ampliação da Rede Legislativa, que busca expandir o acesso da população às informações produzidas pelos parlamentos municipais, estaduais e federal.

Segundo informações da Câmara Municipal, a nova estrutura permitirá a veiculação de conteúdos relacionados às atividades legislativas e institucionais, ampliando os meios de divulgação das ações desenvolvidas pelo Poder Legislativo local. Ainda não foi divulgada a data para o início das transmissões do canal em Feira de Santana.

Política / 10 de junho de 2026 - 21H 19m

Projeto “Smart Feira” prevê uso de inteligência artificial e reconhecimento facial na segurança pública

Projeto “Smart Feira” prevê uso de inteligência artificial e reconhecimento facial na segurança pública
Foto: Reprodução

Feira de Santana pode contar com um sistema inteligente de monitoramento voltado ao fortalecimento da segurança pública. A proposta está prevista no Projeto de Lei que institui o programa “Smart Feira”, de autoria do vereador Ismael Bastos (PL), apresentado durante sessão da Câmara Municipal nesta quarta-feira (10).

A iniciativa prevê a utilização de câmeras equipadas com tecnologia de reconhecimento facial e análise inteligente de imagens para auxiliar na identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto, veículos com registro de roubo ou furto e cidadãos desaparecidos. O sistema funcionaria por meio da integração das imagens captadas em vias públicas com bancos de dados de órgãos de segurança, permitindo a emissão de alertas em tempo real para as autoridades competentes.

De acordo com o autor da proposta, o projeto foi inspirado em experiências já adotadas em outras cidades brasileiras, especialmente na região metropolitana de São Paulo, onde ferramentas tecnológicas têm sido utilizadas para ampliar a capacidade de monitoramento e resposta das forças de segurança.

Além da instalação de equipamentos em espaços públicos, o projeto prevê a participação voluntária de proprietários de imóveis residenciais e comerciais que possuam câmeras de vigilância. Mediante adesão e acordo com a Prefeitura, as imagens desses equipamentos poderão ser integradas ao sistema municipal, ampliando a área de cobertura do monitoramento urbano.

Ao defender a proposta, Ismael Bastos destacou dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), segundo os quais existem atualmente 653 mandados de prisão em aberto em Feira de Santana. Para o parlamentar, o uso de recursos tecnológicos poderá contribuir para a localização desses foragidos, além de auxiliar na identificação de pessoas desaparecidas procuradas por familiares e órgãos competentes.

“O Smart Feira representa um avanço na utilização da tecnologia como ferramenta de proteção da população. A proposta busca oferecer mais eficiência às ações de segurança pública e ampliar a capacidade de monitoramento do Município”, argumentou o vereador durante a apresentação do projeto.

O debate também recebeu apoio do vereador Pedro Américo (Cidadania), que ressaltou a importância de investimentos em inovação voltados à prevenção da violência. Segundo ele, o Município precisa ampliar a rede de câmeras de monitoramento, investir em softwares de análise de risco, fortalecer a estrutura da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência e avançar na ampliação do efetivo da Guarda Municipal.

A proposta seguirá agora para análise das comissões competentes da Câmara Municipal. Caso avance nas etapas legislativas e seja aprovada pelos vereadores, o programa poderá representar um novo modelo de integração entre tecnologia e segurança pública em Feira de Santana, com o objetivo de ampliar a capacidade de identificação de suspeitos, recuperação de veículos e localização de pessoas desaparecidas.

Feira de Santana / 10 de junho de 2026 - 18H 11m

UEFS debate futuro da Caatinga e fortalecimento das políticas ambientais durante Semana do Meio Ambiente

UEFS debate futuro da Caatinga e fortalecimento das políticas ambientais durante Semana do Meio Ambiente
Foto: Divulgação/UEFS

A conservação da Caatinga e a importância da produção científica na construção de políticas públicas ambientais estão entre os principais temas debatidos na VI Semana do Meio Ambiente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). O evento teve início na terça-feira (9) e segue até a próxima sexta-feira (12), reunindo estudantes, pesquisadores, professores, gestores públicos e representantes da sociedade civil.

A programação conta com a participação de autoridades das esferas estadual e federal, entre elas Lavito Bacarissa, secretário-executivo da Comissão Nacional para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CNODS), vinculada à Presidência da República.

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) participa das atividades com o objetivo de estreitar o diálogo entre a gestão ambiental e a comunidade acadêmica, fortalecendo estratégias voltadas à preservação dos recursos naturais e da biodiversidade baiana.

Com o tema “Transformações na Caatinga: Dados, Inovação e o Futuro”, a edição deste ano promove reflexões sobre a geração de conhecimento científico, a gestão ambiental participativa e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para os desafios enfrentados pelo semiárido. O evento também marca os 20 anos do Programa de Pós-Graduação em Modelagem em Ciências da Terra e do Ambiente (PPGM) da UEFS, consolidando o papel da universidade como referência em pesquisa e inovação.

Para a coordenadora técnica da Diretoria de Fiscalização Ambiental (DIFIS) do Inema, Fabíola Cotrim, a aproximação entre os órgãos responsáveis pelo monitoramento ambiental e os centros de pesquisa é fundamental para ampliar a eficiência das ações de proteção da Caatinga.

“Essa interação cumpre o papel do Inema de aproximar o meio acadêmico da administração pública, criando canais de comunicação indispensáveis para o enfrentamento dos desafios ambientais que enfrentamos atualmente”, destacou.

Durante sua participação, Fabíola apresentou experiências práticas e iniciativas desenvolvidas pelo instituto, reforçando a importância da troca de conhecimentos entre pesquisadores e gestores públicos. Segundo ela, o diálogo promovido pelo evento contribui para a construção de estratégias inovadoras capazes de garantir a conservação e a resiliência da Caatinga diante das mudanças climáticas e das transformações territoriais.

Além dos debates, a VI Semana do Meio Ambiente conta com palestras, minicursos e rodas de conversa, incentivando a troca de experiências e o aprofundamento das discussões sobre sustentabilidade, ciência e conservação ambiental.

Feira de Santana / 10 de junho de 2026 - 17H 28m

Boulevard Shopping abre Vila Junina e celebra as tradições nordestinas com música, gastronomia e artesanato

Boulevard Shopping abre Vila Junina e celebra as tradições nordestinas com música, gastronomia e artesanato
Foto: Divulgacão/Boulevard Shopping

Com a chegada do período mais aguardado das tradições nordestinas, o Boulevard Shopping realiza mais uma edição da sua tradicional Vila Junina, espaço que celebra a cultura popular por meio da música, da gastronomia e do artesanato típicos dos festejos de São João.

Instalada na Praça E3, a Vila Junina permanece aberta ao público até o dia 29 de junho, oferecendo uma programação voltada para toda a família. Neste ano, a iniciativa conta com o patrocínio de O Boticário e reúne elementos que remetem ao universo junino, proporcionando aos visitantes uma experiência marcada pelas cores, sabores e manifestações culturais características da época.

O espaço abriga barracas da Associação de Moradores do Caseb, do Dispensário Santana e da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), que comercializam artesanato, comidas e bebidas típicas, valorizando o trabalho de instituições e produtores locais.

A programação cultural também ganha destaque com apresentações musicais que prometem animar o público ao som do autêntico forró. As atrações acontecem entre os dias 11 e 19 de junho, transformando a praça em um verdadeiro arrasta-pé e reforçando o clima festivo que marca o período junino na região.

Além das atrações culturais, os visitantes poderão conferir um espaço exclusivo e personalizado de O Boticário. Com proposta interativa e ambiente instagramável, o local foi desenvolvido para estimular registros fotográficos e compartilhamentos nas redes sociais, ampliando a experiência dos participantes.

A Vila Junina do Boulevard Shopping busca fortalecer as tradições nordestinas e proporcionar momentos de convivência, lazer e celebração para famílias e amigos, reunindo em um só espaço cultura, entretenimento e opções para as compras típicas do São João.

Programação Musical

• 11 de junho – Forró do Marruá, das 18h às 20h
• 12 de junho – Nego Nago, das 18h às 20h
• 18 de junho – Guymeo Jumonji, das 18h às 20h
• 19 de junho – A Cor do Xote, das 18h às 20h

Política / 10 de junho de 2026 - 14H 16m

ACM Neto defende ampliação das cotas para alunos da rede estadual e criação de mais uma universidade

ACM Neto defende ampliação das cotas para alunos da rede estadual e criação de mais uma universidade
Foto: Leandro Santana/Blog do Velame

O ex-prefeito de Salvador e pré-candidato ao Governo da Bahia, ACM Neto (União Brasil), anunciou que pretende incluir em seu plano de governo medidas voltadas à ampliação do acesso ao ensino superior para estudantes da rede pública estadual. Entre as propostas apresentadas estão a ampliação da reserva de vagas nas universidades estaduais e a criação de uma nova universidade pública voltada para atender a Chapada Diamantina.

As declarações foram feitas durante mais uma edição do movimento “Sua Voz é Nossa Voz”, realizada no último sábado (6), em Barra da Estiva, na Chapada Diamantina. Segundo o calista, a proposta prevê a adoção de uma seleção estadual específica para garantir mais oportunidades de ingresso aos alunos da rede pública nas universidades mantidas pelo Estado, complementando o acesso já proporcionado pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“Nós estamos elaborando no nosso plano de governo uma proposta que vai assegurar uma quantidade de vagas nas universidades estaduais para os alunos da rede pública estadual de educação. Fora o Enem, que já oferece vagas, haverá uma seleção na Bahia. Nós vamos reservar uma quantidade de vagas nas universidades do Estado para o aluno da rede pública”, destacou.

Além da ampliação das cotas para estudantes da rede estadual, ACM Neto defendeu a criação de uma nova universidade pública para atender a Chapada Diamantina. Para ele, a região possui importância estratégica para a economia baiana e necessita de uma instituição de ensino superior alinhada às suas vocações produtivas.

“A Chapada, pela importância e potencial que tem, merece uma universidade pública que entenda qual é a vocação da região, porque os cursos precisam preparar as pessoas para o que a economia da região pode trazer de oportunidade”, declarou.

O ex-prefeito destacou que o fortalecimento da educação superior é fundamental para impulsionar o desenvolvimento regional, especialmente em setores como agricultura, inovação e tecnologia. Segundo ele, a qualificação da mão de obra local é um fator decisivo para ampliar a competitividade e aumentar a produção.

“Hoje a produção agrícola exige cada vez mais conhecimento, preparo, desenvolvimento tecnológico e inovação. Nada mais justo do que a Chapada ter uma universidade com cursos que preparem os jovens e organizem o futuro dessa região para aumentar a produção”, completou.

As propostas passam a integrar o conjunto de medidas que ACM Neto pretende apresentar durante a construção de seu plano de governo para a disputa eleitoral de 2026.

Bahia / 10 de junho de 2026 - 12H 50m

Governo do Estado propõe promoção especial para militares e criação de 914 vagas na PM e Corpo de Bombeiros

Governo do Estado propõe promoção especial para militares e criação de 914 vagas na PM e Corpo de Bombeiros
Foto: Divulgação/PMBA

O governador Jerônimo Rodrigues (PT) encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), em regime de urgência, um projeto de lei que institui a promoção por condições especiais para integrantes da Polícia Militar da Bahia (PMBA) e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia (CBMBA). A proposta altera as Leis nº 7.990/2001, nº 13.201/2014 e nº 14.572/2023 e tem como objetivo contribuir para a renovação dos quadros das corporações, permitindo a promoção de militares que já preencham os requisitos legais para a transferência voluntária à reserva remunerada com proventos integrais.

Pelo texto, os militares que atenderem às exigências previstas na legislação poderão requerer promoção para o posto ou graduação imediatamente superior ao ocupado. A classificação dos candidatos obedecerá a critérios de antiguidade, tempo de serviço e idade. O benefício terá caráter voluntário, dependendo de solicitação formal do interessado.

Para viabilizar a medida, o projeto prevê a criação de 914 novos cargos destinados exclusivamente ao sistema de promoção por condições especiais. A proposta também extingue o Quadro Especial de Tenentes Auxiliares Policiais Militares e o Quadro Especial de Tenentes Auxiliares Bombeiros Militares.

Na Polícia Militar, serão abertas 810 vagas, distribuídas entre oficiais e praças. Entre os oficiais, estão previstas vagas para coronel, tenente-coronel, major, capitão e primeiro-tenente, contemplando o Quadro de Oficiais Policiais Militares, além dos quadros de saúde e de oficiais auxiliares. Já entre as praças, as vagas serão destinadas às graduações de subtenente, primeiro-sargento e cabo.

No Corpo de Bombeiros Militar, o projeto cria 104 vagas, distribuídas entre oficiais e praças. As oportunidades abrangem os postos de coronel, tenente-coronel, major, capitão e primeiro-tenente, além das graduações de subtenente, primeiro-sargento e cabo, contemplando tanto os quadros de comando quanto os de saúde e oficiais auxiliares.

De acordo com o Governo do Estado, a iniciativa tem como finalidade promover maior equilíbrio na renovação dos efetivos das corporações, incentivando a movimentação na carreira e ampliando as possibilidades de ascensão funcional. A expectativa é que as promoções ocorram anualmente, observados os critérios legais e a disponibilidade orçamentária.

O impacto financeiro estimado para a implementação da medida é de aproximadamente R$ 5,2 milhões em 2026. Para os anos de 2027 e 2028, a previsão é de uma despesa anual de R$ 67,6 milhões, totalizando mais de R$ 140 milhões até o fim do período projetado. Caso seja aprovado pelos deputados estaduais, o novo modelo passará a integrar a política de gestão de pessoal da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

Feira de Santana / 10 de junho de 2026 - 11H 29m

PROCON autua supermercado em Feira após fiscalização constatar irregularidade na venda de carne moída

PROCON autua supermercado em Feira após fiscalização constatar irregularidade na venda de carne moída
Foto: Divulgacão/PMFS

A Superintendência Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (PROCON), por meio do Departamento de Fiscalização, autuou, na noite da terça-feira (9), um estabelecimento atacadista localizado na Avenida Eduardo Fróes da Mota, em Feira de Santana. A medida foi adotada após a constatação de irregularidades relacionadas ao cumprimento da Lei Municipal nº 366/2021, conhecida popularmente como “Lei da Carne Moída”.

A fiscalização foi realizada após denúncias feitas por consumidores e, durante a inspeção, os agentes flagraram funcionários do estabelecimento realizando a moagem da carne durante o período noturno para comercialização no dia seguinte, prática proibida pela legislação municipal.

A norma determina que a carne deve ser moída somente no momento da compra e na presença do consumidor, garantindo que o cliente possa verificar a procedência, a qualidade e as condições de armazenamento do produto. A lei também proíbe a mistura de diferentes tipos de carne, a raspagem de ossos e a cobrança de qualquer valor adicional pelo serviço de moagem.

Segundo o superintendente do PROCON, Maurício Carvalho, a ação integra o trabalho permanente do órgão na defesa dos direitos dos consumidores. “Constatamos que o estabelecimento estava realizando a moagem da carne durante a noite, o que contraria diretamente a legislação municipal. A lei estabelece que o produto deve ser preparado na presença do consumidor para que ele possa identificar o tipo de carne, avaliar as condições de armazenamento e verificar a procedência do alimento. Diante do flagrante, foi lavrado o auto de constatação e aberto um processo administrativo”, afirmou.

O PROCON orienta que consumidores que identificarem irregularidades em estabelecimentos comerciais realizem denúncias por meio do aplicativo Fala Feira, pelo telefone 156 ou diretamente na sede do órgão, localizada na Rua Castro Alves, nº 635, no Centro de Feira de Santana.

Cultura / 10 de junho de 2026 - 11H 00m

Após cancelamento de Flávio José, forrozeiro Santanna é anunciado no São João de Feira

Após cancelamento de Flávio José, forrozeiro Santanna é anunciado no São João de Feira
Foto: Divulgação/Santanna O Cantador

O cantor Santanna, o Cantador, foi anunciado como substituto de Flávio José na programação do São João de Feira de Santana. A confirmação foi feita pelo prefeito José Ronaldo após o cancelamento da participação do artista paraibano nos festejos juninos do município. Santana se apresentará no dia 27 de junho dentro da programação do Arraiá de Feira 2026.

Ao anunciar a mudança, o gestor municipal destacou a trajetória do cantor e afirmou que a escolha mantém a proposta da Prefeitura de valorizar o forró tradicional nordestino.“É um forrozeiro tradicional, do estilo de Flávio José, Dorgival Dantas e Adelmário Coelho. Seguramente, Santana está ao lado desses artistas entre os maiores nomes da sanfona e do forró tradicional do São João”, afirmou Ronaldo.

A alteração na grade de atrações ocorreu após Flávio José cancelar apresentações em diversas cidades baianas. O cantor estava confirmado nos festejos juninos de Feira de Santana, mas desistiu dos compromissos em meio à repercussão envolvendo cachês de artistas e recomendações de órgãos de controle sobre os gastos públicos destinados às festas.

O Arraiá de Feira 2026 será realizado entre os dias 20 de junho e 4 de julho, com programação distribuída pelos distritos do município. A expectativa é de grande participação popular e movimentação da economia local durante o período junino.

Feira de Santana / 10 de junho de 2026 - 10H 48m

Polícia Civil desarticula esquema de comercialização irregular de canetas emagrecedoras e rifas digitais em Feira de Santana

Polícia Civil desarticula esquema de comercialização irregular de canetas emagrecedoras e rifas digitais em Feira de Santana
Foto: Divulgação/ PCBA

A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta quarta-feira (10), a Operação Prize, com o objetivo de combater um esquema criminoso de comercialização irregular de medicamentos conhecidos como canetas emagrecedoras e de lavagem de dinheiro por meio de rifas digitais.

A ação, coordenada pelo Departamento Especializado de Investigações Criminais (Deic), resultou no cumprimento de seis mandados de busca e apreensão nos municípios de Feira de Santana, Lauro de Freitas e Camaçari.

De acordo com as investigações, os suspeitos comercializavam medicamentos de procedência desconhecida e possivelmente adulterados, colocando em risco a saúde dos consumidores. Além disso, a polícia apura a utilização de rifas digitais para movimentação e ocultação de recursos obtidos com as atividades ilícitas.

Durante as diligências, foram apreendidas seringas contendo substâncias fracionadas e prontas para comercialização, ampolas utilizadas na manipulação dos medicamentos, canetas emagrecedoras e aparelhos celulares que serão periciados.

A operação contou com a participação de aproximadamente 30 policiais civis do Deic, da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos de Veículos (DRFRV) e da Delegacia de Repressão a Furtos e Roubos (DRFR) de Salvador e Feira de Santana. A ação também teve o apoio da Corregedoria da Polícia Militar.

As investigações continuam para identificar outros envolvidos e aprofundar a apuração sobre a atuação do grupo criminoso.

Bahia / 10 de junho de 2026 - 07H 00m

Professores de escolas particulares da Bahia aprovam estado de greve e ameaçam paralisação

Professores de escolas particulares da Bahia aprovam estado de greve e ameaçam paralisação
Foto: Reprodução

Os professores da educação básica das escolas particulares da Bahia aprovaram por unanimidade o estado de greve durante assembleia realizada nesta terça-feira (9), na capital baiana. A mobilização foi convocada pelo Sindicato dos Professores no Estado da Bahia (Sinpro-BA) diante do impasse nas negociações com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado da Bahia (Sinepe-BA), representante das instituições privadas de ensino.

De acordo com o Sinpro-BA, após cinco rodadas de negociação, não houve avanços suficientes para atender às principais reivindicações da categoria. Com isso, os professores decidiram manter estado permanente de mobilização e aprovaram um indicativo de greve.

Ao Bahia Notícias, o coordenador-geral do Sinpro-BA, Allysson Mustafá, explicou que a decisão abre caminho para uma paralisação caso não haja mudanças na postura patronal. Uma nova assembleia da categoria já está marcada para o dia 17 de junho, quando os docentes poderão deliberar pela deflagração da greve.

“O patronal diz que não vai garantir nenhum tipo de avanço na norma coletiva para resolver a questão. Ou seja, o patronal entende que professoras e professores devem continuar trabalhando de graça para suas escolas”, afirmou Allysson.

Entre as principais reivindicações dos professores estão a regulamentação das atividades extraclasse exigidas pelas instituições de ensino, a manutenção do período de recesso escolar no meio do ano, a preservação da bolsa de estudos para filhos de professores e o reconhecimento formal das horas trabalhadas fora da sala de aula, como elaboração, aplicação e correção de atividades e avaliações.

Por sua vez, o Sinepe-BA informou que uma nova reunião de negociação está agendada para a próxima segunda-feira (15). A entidade também realizará nesta quarta-feira (10) uma Assembleia Geral Extraordinária com representantes das escolas associadas para avaliar o andamento das tratativas e definir estratégias para a continuidade das negociações.

Feira de Santana / 10 de junho de 2026 - 06H 46m

Cesta básica de Feira de Santana fecha o mês de maio com alta de 3,38%

A Cesta Básica de Feira de Santana, calculada pelo Programa “Conhecendo a Economia Feirense: o custo da cesta básica e indicadores socioeconômicos “da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), passou a custar R$630,46 no mês de maio de 2026. Esse valor representa um aumento de 3,38% em comparação ao apurado em abril. Nos últimos doze meses, ou seja, de maio de 2025 a maio de 2026, o valor da cesta acumulou aumento de 9,08%.
Considerando os preços levantados em maio com os vigentes no mês anterior, constata-se que o tomate apresentou elevação de 19,01%, o feijão 8,31%, e a farinha de mandioca 3,99%, sendo os três produtos que apresentaram as maiores altas da cesta básica em Feira de Santana. No lado das reduções, o destaque vai para a manteiga (-3,10%), o leite (-2,08%) e a banana-prata (-1,58%). O gasto médio com o almoço tradicional, composto por arroz, feijão, carne e farinha, representou em abril 37,10% do valor alocado na aquisição da cesta básica do cidadão feirense, resultando em 0,44 ponto percentual (p.p.) a menos que o observado no mês anterior (37,54%). Já o custo do café da manhã, constituído de pão, manteiga, café, leite e açúcar, absorveu 32,06% do orçamento com a alimentação básica, participação inferior à observada no mês de março (33,56%).
O custo da cesta básica em Feira de Santana no mês de maio representou um comprometimento de 42,05% do salário mínimo líquido (valor obtido após os descontos previdenciários que incidem sobre o valor bruto). O resultado é 1,38 pontos percentuais superior ao calculado no mês de maio (40,67%). O tempo de trabalho necessário para a compra dos produtos da cesta passou a ser de 92 horas e 30 minutos no mês de maio.
Política / 09 de junho de 2026 - 17H 49m

Ação comunitária liderada pelo deputado Angelo Almeida promove revitalização de patrimônio religioso em Salvador 

Um dos mais importantes símbolos da fé, da memória e da arquitetura de Salvador recebeu importantes melhorias em sua estrutura graças à mobilização liderada pelo deputado estadual Angelo Almeida, em parceria com familiares, amigos e colaboradores. A iniciativa possibilitou a revitalização de áreas externas da Igreja Nossa Senhora dos Alagados, contribuindo para a preservação de um patrimônio religioso, histórico e cultural de grande relevância para a cidade.

Erguido em 1980 e reconhecido por seu valor histórico, religioso e arquitetônico, o templo é um marco da Cidade Baixa por já ter recebido a visita de três santos: São João Paulo II, Santa Dulce dos Pobres e Santa Teresa de Calcutá. Há anos, a comunidade manifestava a necessidade de intervenções para preservar o patrimônio.

A ação possibilitou a limpeza química completa da área externa da igreja, com a remoção de limo, fungos, manchas e resíduos acumulados ao longo das décadas. Utilizando equipamentos especializados, a equipe restaurou o aspecto original de pisos e superfícies, promovendo uma transformação visível na estrutura e contribuindo para sua conservação.

Paroquiana da comunidade, Vânia Castro celebrou o resultado. “É um lugar de encontro com Deus, de acolhimento e de visitação. Quanto mais bela está a casa de Deus, mais acolhidas as pessoas se sentem. Somos muito gratos por esse olhar e por toda essa ajuda”, afirmou.

O pároco da Paróquia Nossa Senhora dos Alagados, padre Josuel Jesus, destacou o significado social da iniciativa. “Aqui acolhemos pessoas de todos os corações, especialmente os mais pobres e simples. Nosso propósito é levar dignidade às pessoas, e cuidar deste espaço também é cuidar de quem o frequenta”, ressaltou.

Segundo Angelo Almeida, a mobilização conseguiu viabilizar cerca de 80% das melhorias necessárias. “A igreja estava precisando dessa reforma. Junto com meu filho e alguns amigos, levantamos recursos e conseguimos requalificar grande parte da estrutura. Mas essa luta continua para que possamos concluir todo o trabalho necessário”, destacou.

Para Angelo, mais do que uma intervenção física, a revitalização representa um gesto de cuidado com um patrimônio que reúne fé, história e identidade comunitária, reafirmando a importância da participação coletiva na preservação de espaços que fazem parte da memória afetiva e cultural da Bahia.

Feira de Santana / 09 de junho de 2026 - 17H 45m

Forró no Buzu anima transporte público de Feira de Santana a partir desta quinta (11)

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Feira de Santana (CDL) realiza, a partir desta quinta-feira (11), mais uma edição do Forró no Buzu, ação que integra a programação da campanha São João de Prêmios e leva música, animação e informações sobre a campanha aos usuários do transporte público da cidade.

Criada em 2024, a iniciativa tem como objetivo aproximar ainda mais a campanha dos consumidores, promovendo uma conexão entre o comércio e a população nos trajetos entre bairros e Centro, em um dos períodos mais importantes para as vendas do varejo. A programação contará com apresentações de forró pé de serra dentro dos ônibus, transformando as viagens em momentos de descontração e valorização da cultura nordestina.

Além de animar os passageiros, a ação reforça a divulgação da campanha São João de Prêmios, que incentiva as compras no comércio local por meio do sorteio de dois carros Fiat Mob Like e dez televisores de 50 polegadas para os consumidores.

“O Forró no Buzu é uma forma criativa de levar alegria para quem utiliza o transporte público diariamente, valorizar a nossa cultura e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance da campanha São João de Prêmios junto à população”, destaca o presidente da CDL Feira de Santana, Juscelino Brito.

O Forró no Buzu conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (Acefs), Sindicato do Comércio (Sicomércio), Serviço Social do Comércio (Sesc), Centro das Indústrias de Feira de Santana (Cifs), secretarias municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Cultura, Esporte e Lazer (Secel), e Turismo, Trabalho e Desenvolvimento Econômico (Settdec), e das empresas de transporte público. A organização tem o apoio da Promotion Bahia.

Programação:

 

11 de junho (quinta-feira)

* Linha 071 – George Américo / Sobradinho

* Empresa: Rosa

* Horário: 17h30

* Ponto de encontro: Terminal Central

 

13 de junho (sábado)

* Linha 007 – Jardim Brasil / Getúlio Vargas

* Empresa: São João

* Horário: 9h

* Ponto de encontro: Terminal Central

 

15 de junho (segunda-feira)

* Linha BRT 2 – Conder via João Durval

* Empresa: Rosa

* Horário: 7h30

* Ponto de encontro: Terminal Central

 

17 de junho (quarta-feira)

* Linha 020 – Feira VII

* Empresa: São João

* Horário: 17h30

* Ponto de encontro: Terminal Central

Histórico

2019
set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2018
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2017
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2016
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2015
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2014
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2013
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2012
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2011
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2010
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2009
dez | nov | out | set | ago | jul | jun | mai | abr | mar | fev | jan
2008
dez | nov